Festa pra Yemanjá


iemanja
A Praia do Futuro receberá, a partir das 18 horas deste domingo, a principal festividade do calendário de umbanda de Fortaleza: a Festa de Yemanjá, que acontece há mais de 50 anos. O evento, que tem como objetivo valorizar a cultura afrodescendente, traz como tema desta edição “O combate à violência doméstica contra a mulher”. A programação contará com apresentações culturais, além da tradicional entrega de oferendas.
A festa acontecerá próximo ao Clube dos Engenheiros, com a coroação da rainha do Maracatu Filhos de Yemanjá. Logo após, haverá apresentação do Afoxé Filhos de Oya. Já na segunda-feira, pela manhã, virá o cortejo da imagem de Yemanjá, que sairá da rua Castro e Silva, 290, no Centro, seguindo até a Praia do Futuro, com chegada prevista para as 10 horas.
Em seguida, às 11 horas, será realizada a apresentação do Afoxé Acabaca. O encerramento da programação acontece às 18 horas, com a entrega de oferenda à Yemanjá e uma nova apresentação do Afoxé Filhos de Oya.
Além de homenagear a “rainha dos mares”, a Festa de Yemanjá oferece visibilidade e proporciona a difusão de saberes do universo da umbanda. Em Fortaleza, por ser sincretizada com Nossa Senhora da Assunção, Yemanjá é reverenciada na mesma data que homenageia a padroeira da capital, dia 15 de agosto.
A Festa de Yemanjá é realizada pela União Espirita Cearense de Umbanda (UECUM) e parceria da organização Mulheres de Fé, Mulheres de Axé Saravá, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro-CE) e apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
Programação
*Domingo, dia 14 de agosto
18h: Abertura
19h: Coroação da Rainha do Maracatu Filhos de Yemanjá. Participação Anderson Monteiro
19h30min: Apresentação do Afoxé Filhos de Oya
20h30min: Início dos trabalhos do Centro Rei Dragão do Mar, em frente ao palco principal.
* A partir desse horário em diante começam a chegar os centros do interior e da capital com suas caravanas.
00h: Encerramento no palco principal
*Segunda-feira, dia 15
9h: Chegada da Caravana do maciço de Baturité do Centro São Jorge Guerreiro de Pai Ricardo
10h: Chegada da imagem de Yemanjá, que sairá da rua Castro e Silva, 920, no Centro.
11h: Apresentação do Afoxé Acabaca
* Convidados especiais: Poder Público e Sociedade Civil: Coordenadoria das Mulheres
12h: Centro Abassá de Yemanjá de Pai Rodrigo de Yemanjá, em frente ao palco principal.
* Durante todo o dia continuam os trabalhos em toda a orla marítima.
18h: Encerramento com a entrega de oferendas para Yemanjá do Centro Abassa de Yemanjá e apresentação do Afoxé Filhos de Oya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário