Está no jornal O Estado(CE)

No forno: Ibope e Datafolha registram pesquisas sobre eleição em Fortaleza. Acompanhe aqui

quinta-feira, 18 de agosto 2016
Imprimir texto A- A+
15286eae3fd4ef04700f238d48ea4151
Os Institutos Ibope e Datafolha já registraram junto ao Tribunal Superior Eleitoral, conforme prevê a legislação em vigor, a realização das primeiras pesquisas para a eleição municipal de Fortaleza. As sondagens dizem respeito a intenção de voto para os candidatos que disputam a Prefeitura da capital.
Os resultados podem ser divulgados nos dias: 21 de agosto, domingo (Datafolha) e 22 de agosto, segunda-feira (Ibope).
Datafolha
A pesquisa Datafolha foi encomenda pelo jornal O Povo no dia 15 de agosto. Os pesquisadores estarão em campo no dia 18 de agosto para ouvir 800 eleitores. A pesquisa tem sua divulgação autorizada a partir do mesmo dia, 21 de agosto, domingo.
O levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral com número 03508/2016. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Intenção de voto
O questionário tem 22 perguntas. A pesquisa levanta a opinião dos eleitores sobre a intenção de voto tanto para a pesquisa espontânea, quanto para a estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam Prefeitura de Fortaleza).
Questionário
O questionário ainda inclui avaliação sobre as gestões do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e do governador Camilo Santana (PT). Além de sondagem sobre transferência de votos a partir do apoio de cabos eleitorais e a avaliação dos eleitores sobre temas de interesse da cidade como saúde. O serviço Uber também é citado para avaliação dos entrevistados.
Veja o questionário completo aqui.
Metodologia de pesquisa
Pesquisa do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado e abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. O conjunto do eleitorado do município de Fortaleza com 16 anos ou mais foi tomado como universo da pesquisa.
Ibope
Já o Ibope foi contratado pela TV Verdes Mares. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral, com o número 00609/2016, no último dia 16 de agosto e tem autorização para ter o resultado divulgado a partir do dia 22 de agosto.
Os pesquisadores vão ouvir 805 eleitores a partir do dia 17 de agosto. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Perguntas
O questionário tem 13 perguntas e começa indagando aos eleitores sobre o interesse dos eleitores nas eleições que ocorrerão este ano. A pesquisa levanta a opinião dos eleitores sobre a intenção de voto tanto para a pesquisa espontânea, quanto para a estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam Prefeitura de Fortaleza).
Questionário
O questionário ainda inclui avaliação sobre as gestões do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e do presidente interino Michel Temer (PMDB).
Veja o questionário completo aqui.
Metodologia de pesquisa
Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

Penso eu - Esquisito os questionários serem divulgados antes mesmo de sua aplicação. Nunca tinha visto isso ao longo dos meus 55 anos de jornalismo. Quem vazou para a competencia do jornal O Estado tinha lá, aliás, tem lá seus interesses. Quais? Faço a menor ideia, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário