A história contada por quem viveu

Livro que conta a resistência do Ceará ao golpe 2016 será lançado dia 24/8
Senador José Pimentel assina um dos 35 artigos publicados
O livro "O Ceará e a resistência ao golpe de 2016" será lançado nesta quarta-feira (24/8), às 19 h, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. A obra é uma coletânea de 35 artigos de cearenses de diferentes áreas de atuação que se posicionam contra o impeachment da presidenta da República, Dilma Rousseff, cujo julgamento se inicia no dia seguinte no Senado Federal. O artigo intitulado “Democracia, o lado certo da história” é de autoria do senador José Pimentel (PT-CE).
O lançamento ocorrerá durante evento especial do Cineteatro São Luiz, programado para comemorar os 37 anos da Lei de Anistia, promulgada em 1979 e considerada o primeiro passo para a redemocratização do Brasil, após o período da ditadura militar. Às 14 horas haverá o pré-lançamento nacional do documentário “Imagens do Estado Novo” que narra a história de Getúlio Vargas. Às 18 horas, ocorrerá debate entre o diretor do filme, Eduardo Escorel, e o jornalista e escritor cearense Lira Neto, autor de uma triologia sobre a vida do ex-presidente da República, Getúlio Vargas.   
"O Ceará e a resistência ao golpe de 2016" é uma versão cearense do livro “Resistência ao Golpe de 2016”, lançado em maio, em âmbito nacional. O objetivo foi reunir, em uma coletânea especificamente do Ceará, textos de juristas, advogados, professores, políticos, jornalistas, escritores e intelectuais comprometidos com a resistência ao golpe. A publicação denuncia a trama em curso, bem como deixa registradas impressões sobre este momento grave da história política do país.
O livro foi organizado por Marcelo Uchôa, advogado e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor); Inocêncio Uchôa, juiz do trabalho aposentado e um dos fundadores do Movimento Democracia Participativa; Antônio José de Sousa, advogado que integra o Coletivo de Advogados Cearenses pela Democracia; e por Letícia Alves, estudante de Jornalismo.
A coletânea traz artigos de políticos petistas como o senador José Pimentel, o deputado José Guimarães e o vereador Deodato Ramalho; de juristas como Élder Ximenes Filho e Martônio Mont'Alverne; e professores de Direito como Cynara Mariano e Felipe Braga. Também participam o diretor teatral Aderbal Freire-Filho, o padre Ermanno Allegri, o psicanalista e militante político de esquerda Valton Miranda e os jornalistas Alberto Perdigão e Valdemar Menezes. A publicação traz ainda a manifestação de entidades como o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza.
Patrocínio - O livro é patrocinado pelo Movimento Democracia Participativa, organização suprapartidária criada para defender a manutenção da democracia no Brasil, além de mais de 30 movimentos sociais e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (FETAMCE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário