Votorantim apoia Conselho

Conselho Comunitário conclui atividades de capacitação em Sobral (CE)
O projeto, apoiado pela Votorantim Cimentos, contou com a parceria do Sebrae e Senac da região

Neste mês, foram realizadas mais duas atividades gratuitas de capacitação promovidas pelo Conselho Comunitário de Sobral, apoiado pela Votorantim Cimentos. Em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o módulo “Praticando o Associativismo” faz parte do Rede Associativas, um programa voltado para instituições que têm intenção de participarem de empreendimentos coletivos, com o objetivo de demonstrar como a união de esforços traz maior competitividade e proporciona a conquista de bons resultados.

O curso, realizado entre os dias 27 a 30 de junho, abordou temas como cooperação, associativismo, gestão compartilhada e etapas do planejamento de um empreendimento coletivo e foi oferecido para representantes do Conselho Comunitário do município e instituições convidadas de Sobral (CE), a 230 quilômetros de Fortaleza. Com isso, foi possível a reflexão compartilhada sobre o futuro da organização coletiva, visando o estabelecimento de um plano de ação e o comprometimento de todos os envolvidos no cumprimento das ações acordadas.

O articulador cultural, Pedro Orlanda, 23 anos, morador de Sobral, foi um dos participantes do “Praticando o Associativismo”. Ele conta que o objetivo dele é compartilhar o que aprendeu com outras pessoas. “Faço parte de um grupo social que atende jovens e adolescentes em situações de vulnerabilidade, então ter a oportunidade de trocar experiências e me engajar com outras pessoas também envolvidas com a causa, é muito importante para ganhar fôlego e continuar fazendo meu trabalho de incentivo aos jovens em busca de um futuro melhor”, concluiu.

Além dessa capacitação, jovens das comunidades de Vertentes, Aprazível, Paud’arco e Paud’arquinho, também na região de Sobral, puderam participar – por meio de uma parceria entre o Instituto Teias da Juventude, uma das instituições que fazem parte do Conselho Comunitário, e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) - de um curso profissionalizante de eletricista predial, que também faz parte do plano de ação do Conselho Comunitário de Sobral. O objetivo dessa qualificação foi contribuir para a inserção desses jovens no mercado de trabalho. 

Haroldo Parente, 44 anos, morador de Aprazível, participou do curso de eletricista e considera uma oportunidade de uma nova profissão. “Antes eu tinha uma microempresa e agora vi nesse curso a chance de ser absorvido pelo mercado de trabalho. Estou bem animado”, disse.

Conheça o Conselho Comunitário de Sobral

O Conselho Comunitário de Sobral foi criado em 2013 para ser um canal de representação, debate e encaminhamento a partir de uma agenda de temas definidos pelas comunidades integrantes. Iniciou suas atividades como uma estrutura de comunicação e relacionamento permanente entre a população e a fábrica da Votorantim Cimentos no município.

Atualmente, representa uma construção conjunta dos integrantes, que veem no conselho uma instituição fundamental para a transformação social por meio da articulação e colaboração das comunidades. Tem quatro linhas de atuação principais: o intercâmbio de experiências com outros conselhos, a capacitação e formação de lideranças, a realização de audiências públicas sobre temas prioritários e a articulação de parcerias para a oferta de cursos técnicos em Aprazível.

A Votorantim Cimentos atua como fomentadora e facilitadora. Participa das discussões com a presença do gerente da unidade ou de um funcionário designado por ele. Também oferece capacitação para garantir o fortalecimento dos grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário