Upa!

UPAs da Prefeitura de Fortaleza ultrapassam um milhão de atendimentos
             As cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Prefeitura de Fortaleza já realizaram mais de um milhão de atendimentos. Cada UPA atende, em média, 11 mil pessoas por mês. Dentre os benefícios proporcionados pelas unidades, destacam-se a descentralização e ampliação do serviço de urgência, reduzindo, assim, a mortalidade precoce por eventos agudos e a sobrecarga no atendimento das emergências na capital cearense.
             Fortaleza possui 11 UPAs, sendo cinco da gestão municipal e seis da gestão estadual, distribuídas nas seis Regionais da cidade, com atendimento de domingo a domingo, 24 horas por dia. Nas unidades, pode ser resolvida grande parte das urgências e emergências, como frebre alta, picos de pressão, dores no peito, dor de cabeça forte com início súbito, cortes supercificiais que necessitem de suturas simples, dentre outras queixas, principalmente as que se apresentarem de forma súbita e persistirem. As UPAs estão mudando a realidade da população, pois 98% dos casos são solucionados na própria unidade.
             Com uma equipe composta por cerca de 140 profissionais (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, técnicos de radiologia, auxiliares de farmácia, auxiliares de laboratório e outros), as UPAs oferecem atendimento clínico adulto e pediátrico. Após a classificação, o paciente é direcionado para a assistência médica, o quadro é estabilizado e o diagnóstico, detalhado. Depois de avaliado, se necessário, o usuário fica em observação na própria unidade ou é referenciado para um hospital de retaguarda. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada com realização de exames laboratoriais, raios-x, eletrocardiograma, entre outros.
             Estão entre os mais de um milhão de atendimentos da UPAs da Prefeitura de Fortaleza, casos de febre alta, dores de cabeça fortes, princípio de derrame ou acidente vascular cerebral e pré-infarto.
Confira os endereços das UPAs municipais:
- UPA Dr. Eduíno França Barreira (Regional I): Avenida Presidente Castelo Branco s/n - Cristo Redentor.
- UPA Dr. Haroldo Juaçaba, (Regional IV): Rua Betel s/n - Serrinha.
 - UPA Dr. Fábio Landim (Regional VI): Avenida Castelo de Castro s/n ou Avenida Contorno Sul s/n - Jangurussu.
- UPA Juraci Magalhães (Regional V): Rua Sargento João Pinheiro com a Rua João Gentil s/n - Bom Jardim
 - UPA Dr. Fernando Guanabara (Regional I): Avenida G, nº 9 - Vila Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário