Tutelar modelo



PREFEITURA DE FORTALEZA INAUGURA PRIMEIRO CONSELHO TUTELAR MODELO DO PAÍS
Local possibilitará mais conforto e qualidade no atendimento de crianças e adolescentes fortalezenses



A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, na manhã desta quinta-feira (28/07), uma unidade pioneira do Conselho Tutelar Modelo, situado no Bairro Boa Vista. O equipamento é o primeiro do tipo no País e segue padrão nacional, em busca do fortalecimento das políticas públicas de proteção às crianças e adolescentes.
A primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra, participou da solenidade de inauguração e destacou a importância do momento, afirmando que "a ação inédita e este conselho é de extrema importância para a cidade. É o primeiro Conselho Tutelar Modelo do Brasil e Fortaleza, mais uma vez, parte na frente, em busca do cuidado de nossas crianças, principalmente daquelas que chegam aqui em situação de vulnerabilidade, sofrendo. A cidade está de parabéns, estamos muito felizes com esta entrega", afirmou.
A presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Tânia Gurgel, explicou o que muita coisa muda com o equipamento. "Temos como diferencial a estrutura arquitetônica. Ofertamos, também, todos os demais serviços dos outros conselhos em Fortaleza. São cinco salas individuais para os conselheiros, sala da equipe técnica, pequena brinquedoteca, que vamos incrementar mais ainda, equipe técnica, parte de cozinha e todos os detalhes que um equipamento que funciona 24h precisa ter. Daqui para frente, queremos obedecer essa estrutura como referência e modelo para as capitais", lembrou.
Construído em uma área de 242,40 m², o Conselho Modelo do Bairro Bela Vista tem como objetivo ser um espaço seguro, confortável, sustentável e adequado ao atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias.
O novo equipamento foi disponibilizado em região estratégica, na Regional VI, uma das mais carentes da cidade e que conta, agora, com uma central de serviços sociais, com um Conselho Tutelar, Posto de Saúde e CRAS, localizados no mesmo quarteirão.


Conselhos Tutelares de Fortaleza
Os Conselhos Tutelares têm a função de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, estes equipamentos desempenham função estratégica no Sistema de Garantia de Direitos (SGD). O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, e que se situa principalmente no eixo da defesa do SGD.
Fortaleza conta, hoje, com oito Conselhos Tutelares, tendo dois sendo entregues na atual gestão. A Capital elegeu 40 conselheiros que atuam pelo fortalecimento de políticas públicas e proteção de crianças e adolescentes. Há doze anos, a cidade não investia em novos equipamentos desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário