Raio em Russas

Governador inaugura o BPRaio em Russas e anuncia a criação da Delegacia de Combate ao Crime Organizado
A solenidade aconteceu na manhã deste sábado (16) em Russas

    Dando continuidade ao compromisso de garantir a interiorização e descentralização das atividades especializadas da Segurança Pública do Ceará, o governador Camilo Santana inaugurou, na manhã deste sábado (16), o Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no município de Russas, na região do Jaguaribe. Ao todo, serão 70 homens, divididos em 10 equipes, trabalhando em 40 motocicletas e duas viaturas com policiamento em todos os 19 municípios compreendidos na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10): Aracati, Beberibe, Fortim,  Itaiçaba, Icapuí, Russas, Palhano, Jaguaruana, Jaguaribe, Potiretama, Ererê, Iracema, Pereiro, Nova Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Alto Santo, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte. Na ocasião, ele também anunciou a criação de uma delegacia especializada no combate ao crime organizado.

    O governador falou sobre o seu empenho em garantir a segurança em todo o Ceará. "Durante a campanha assumi um compromisso de olhar pessoalmente para essa área. A primeira ação que fizemos para estimular nossa tropa foi fazer a Lei de Promoções. Sabemos que temos que aumentar o efetivo de toda a polícia do Ceará. No meu governo, chamei mais de 1500 homens da Polícia Militar. Fiz um concurso público ano passado para mais de 750 homens da Polícia Civil. Montaremos delegacias 24h e uma será aqui em Russas. Lancei agora no último dia 12 o edital para 4200 policiais militares. Assumi o compromisso de interiorizar os veículos da Segurança Pública. Hoje, temos três bases do Ciopaer no interior, colocamos o Batalhão de Divisas para conter a entrada das drogas no Estado. Hoje estamos entregando um Batalhão especializado, equipado, para expulsar a bandidagem para longe. Se Deus quiser, vamos inaugurar o Raio em todas as regiões do Estado até o fim do ano", disse.

    Na ocasião, Camilo Santana anunciou a criação de mais um importante equipamento para combater a criminalidade. "Estamos colocando o dedo na ferida do crime organizado, estamos contrariando os interesses deles. Já encaminhamos muitos criminosos para presídios federais. Nessa semana fizemos uma vistoria nos presídios e apreendemos 504 celulares com os presos. Vamos vencer essa guerra. Ontem mesmo chamei o secretário de Segurança, Delci Teixeira, e autorizei a construção imediata da Delegacia de Combate ao Crime Organizado para que, com inteligência, estratégia, possamos expulsar os bandidos do nosso Estado", disse.

    O comandante do BPRaio no Ceará, tenente-coronel Márcio Oliviera, destaca a importância do Batalhão também  no Interior. "Eu queria destacacar o compromisso que está sendo cumprido pelo nosso governador na interiorização das ações do Raio. Já temos bases instaladas já em Juazeiro, em Sobral, agora em Russas, e semana que vem vamos instalar em Quixadá. Nove bases serão instaldas até outubro e quase todas as cidades estarão cobertas no combate à criminalidade. O Raio representa maior efetividade no atendimento de ocorrências, em que as viaturas atuam de forma ostensiva contra quem está promovendo atos criminosos", disse.

    O policiamento será feito em locais com maior incidência de crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas. Para formar o novo Batalhão, os policiais foram submetidos a um curso de seis semanas, com 328 horas/aula, em que os alunos foram instruídos desde assuntos referentes à cidadania e direitos humanos às técnicas e procedimentos de tiro policial defensivo, pilotagem tática de motocicletas e defesa pessoal.

    Um dos que se submeteram ao treinamento foi o major Santana, prestigiado por toda a família durante a solenidade. Ele, que vai comandar o Raio no município de Russas, falou sobre a responsabilidade com o povo da região do Jaguaribe. "É de suma importância a implantação desse programa do Governo do Estado no interior do Estado, pois ele vai dar um aporte ao policiamento já existente. A população credita muita confiança ao Raio e eu tenho plena convicção que com esse reforço nós vamos conseguir diminuir os índices de criminalidade", disse.

    O agente de endemias José Abel, que acompanhava o evento acompanhado da esposa Nara e da filha Lara, também vê com bons olhos o reforço no policiamento. "É importante existir o Raio tanto na Capital como no Interior, pois assim toda a população se sente mais segura. Com certeza nós do município de Russas poderemos andar mais tranquilos pelas ruas, pois sabemos que a polícia está trabalhando muito para garantir a nossa paz", disse.


    BPRaio no Interior

    Para viabilizar as atividades do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no interior, o governador Camilo Santana fez a entrega, no dia 11 de julho de 2015, de 48 motos e duas viaturas em Juazeiro do Norte. Ao todo, 77 profissionais do Batalhão atuam no Cariri, divididos em 12 equipes. Fora Juazeiro do Norte, as equipes atendem pontualmente aos outros 24 municípios da Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11): Campos Sales, Antonina do Norte, Salitre, Araripe, Potengi, Assaré, Santana do Cariri, Nova Olinda, Altaneira, Farias Brito, Crato, Barbalha, Caririaçu, Aurora, Missão Velha, Jardim, Porteiras, Abaiara, Milagres, Barro, Mauriti, Brejo Santo, Jati e Penaforte.

    No dia 24 de outubro de 2015, foi inaugurada a sede de Sobral, com 32 motos e duas viaturas novas. Ao todo, 63 profissionais, divididos em oito equipes, atuam nos 32 municípios da Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), que está inserida no Interior Norte: Sobral, Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja, Martinópole, Uruoca, Senador Sá, Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Graça, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Pires Ferreira, Ipu, Moraújo, Massapê, Santana do Acaraú, Forquilha, Groaíras, Cariré, Reriutaba, Varjota, Pacujá, Mucambo, Frecheirinha, Coreaú, Alcântara e Meruoca.


    Próximas inaugurações

    No próximo dia 23 de julho, serão iniciadas as atividades em Quixadá. Iguatu deve receber o batalhão especializado no mês de agosto. Até o fim deste ano, Canindé, Crateús, Quixadá, Itapipoca e Tauá também receberão o Batalhão.

    O projeto de interiorização do BPRaio prevê, ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Em Fortaleza, há 508 profissionais, 420 motocicletas e doze viaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário