segunda-feira, 11 de julho de 2016

Os elétricos de RC16


Prefeitura de Fortaleza realiza nova etapa de testes de carros elétricos compartilhados no North Shopping Jóquei

A Prefeitura de Fortaleza realiza nesta semana, no North Shopping Jóquei, mais uma etapa de demonstração do VAMO - Veículos Alternativos para Mobilidade. Nesta etapa do projeto-piloto, dois veículos 100% elétricos, sendo um modelo Zhidou EEC L7e-80 e um BYD e6, estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, de 11 a 15 de julho, de 11h às 19h, para o fortalezense se familiarizar, possibilitando a realização de pré-cadastro e teste gratuito nos carros elétricos.

A estação itinerante do VAMO ficará localizada no estacionamento do North Shopping Jóquei, a rota do teste vai percorrer o entorno do estacionamento. Para fazer o mini-passeio, basta que o condutor apresente a carteira de motorista (CNH) em uso há mais de um ano e em dias, que será o documento utilizado para fazer o pré-cadastro no sistema.

Nas próximas semanas, até o final deste mês, a estação itinerante do VAMO vai percorrer também diversas áreas da cidade, em potenciais locais de implantação das estações de compartilhamento, dentro da Programação da Demonstração, a ser anunciada e sujeita a alterações. A estação itinerante já passou pela Praça do Ferreira, no Centro e pela Avenida Beira Mar.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o projeto pioneiro no Brasil terá sua implantação concluída em setembro de 2016, ampliando as ações para uma mobilidade mais sustentável com um novo modo de transporte em Fortaleza.  Além da emissão zero de poluentes e da baixa poluição sonora, o VAMO busca incentivar e consolidar o conceito de compartilhamento na cidade. A operação completa do novo sistema, dividida em três etapas de implantação, se dará quando a cidade contará, ainda neste ano, com o total de 20 carros elétricos, sendo 15 Zhidou e cinco BYD, distribuídos em 12 estações.

Próximas fases de implantação
Fase 2: Operação Assistida – A partir do dia 1º de agosto, o VAMO contará com o total de sete carros elétricos, distribuídos em cinco estações já locadas na cidade. O objetivo desta fase é iniciar a operação do sistema dando a necessária atenção aos usuários, dada à complexidade e a magnitude do projeto.

Fase 3: Operação Completa – A partir do dia 1º de setembro, a operação completa do VAMO contará com o total de 20 carros elétricos, sendo 15 Zhidou e cinco BYD, localizados em 12 estações pela cidade. São elas: Igreja de Fátima, Montese, Jóquei Clube, Parangaba, Reitoria da UFC, Avenida Bezerra de Menezes, Avenida da Abolição, Praça Luiza Távora, Avenida Santos Dumont, Avenida Barão de Studart, Cidade 2000 e Avenida Cel. Miguel Dias.

Por se tratar de um projeto-piloto, pioneiro no Brasil, é importante frisar que as alocações das estações passarão por um período de 06 meses de monitoramento, no intuito de verificar se há a necessidade de realocação para melhorar o desempenho do sistema.

Área de cobertura
A definição da área de cobertura do VAMO segue os seguintes critérios:
a) preferencialmente, em áreas de considerável densidade populacional e de uso misto do solo, com comércio, residências, lazer, serviços, estudos, cultura, turismo, etc;

b) em áreas com extensão suficiente para ter várias origens e destinos de viagens;

c) preferencialmente em áreas próximas à rede dos diversos sistemas de transporte público existentes, tais como Metrô, VLT e ônibus;

d) sempre que possível, próximas a extensos espaços públicos, a parques e a grandes equipamentos culturais, turísticos, educacionais, que funcionem como polo de atração de viagens.

Incentivos
* Os usuários cadastrados poderão, via aplicativo, oferecer e solicitar carona, ficando as taxas de uso divididas entre os usuários;

* Os usuários com cadastro ativo no Bilhete Único terão benefícios no sistema;

* Os carros elétricos poderão estacionar nas vagas de Zona Azul gratuitamente.

Benefícios principais do novo sistema
* Meio ambiente
- Incentiva energias limpas e renováveis;
- Emissão zero de gases poluentes;
- Emissão zero de poluição sonora.

* Sociedade
- Reduz a quantidade de veículos;
- Incentiva o sistema de carona;
- Fornece vagas exclusivas;
- Promove o consumo colaborativo.

* Individual
- Veículos em excelente estado de conservação;
- Custo zero de aquisição;
- Custo zero de manutenção.

Após processo de licitação pública, a empresa selecionada e que vai patrocinar o sistema na cidade será o Hapvida Saúde e a empresa Serttel será a responsável por implantar, operar e dar manutenção nos equipamentos. A exemplo do que já acontece com as bicicletas compartilhadas do Bicicletar e do Bicicleta Integrada, o novo sistema VAMO também não trará nenhum ônus para a administração municipal, que será fiscalizadora da iniciativa.

A iniciativa é uma das ações da Prefeitura de Fortaleza alinhadas ao Plano de Redução de Carbono da ICLEI – Local Governments for Sustainability e às diretrizes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21). Com isso, o meio ambiente também agradece, já que o fato de que os carros compartilhados devem ser totalmente elétricos para serem adotados na cidade já define que serão meios de transporte que não poluirão o meio ambiente, contribuindo para uma mobilidade sustentável na cidade. Existente em países da Europa e nos Estados Unidos, o sistema dá exemplos da implantação e operação bem-sucedidos em Paris, Milão, Londres e Indianápolis, por exemplo.

O escopo do projeto está alinhado às condições, especificações e normas exigidas pela Lei Federal nº 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro e suas alterações, além da Lei Federal nº 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

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