O substituto de Panico

Missa marca aniversário natalício de Dom Gilberto Pastana

 

Para comemorar o aniversário natalício de Dom Gilberto Pastana, bispo coadjutor de Dom Fernando Panico, uma Santa Missa em ação de graças foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 29, na Capela do Palácio Episcopal, em Crato. Estiveram presentes à cerimônia padres, funcionários e colaboradores da Cúria Diocesana, além de membros de pastorais e movimentos da Diocese de Crato.
Nascido em Boim, Pará, a vida desse pastor se resume em uma única missão: fazer com que o Reino de Deus venha às pessoas. “A data de ordenação presbiteral tomou proporções diferenciadas na minha vida. Hoje eu celebro o dom da vida, o dom da existência, agradecendo a Deus pelos meus pais que me puseram no mundo, mas a data da ordenação sacerdotal marca uma nova existência, uma nova vida, pela consagração à missão e a resposta ao chamado de Deus”, considerou Dom Gilberto recordando o aniversário de ordenação sacerdotal que foi celebrado na última quarta- feira, 27 de julho.
Refletindo sobre o Evangelho de João (11, 19-27), a homilia partiu do episódio em que Marta (cuja memória é celebrada neste dia pela Igreja) vai até Jesus pedir para que Ele ressuscite o irmão Lázaro. Esta cena, disse o coadjutor, coloca à nossa frente duas dimensões que devem guiar a nossa vida cristã: a contemplação e a ação. “Santa Marta soube ‘sintonizar’ estas dimensões em sua vida. Em outra passagem, ela fica em casa, nos afazeres domésticos. Mas, hoje, ela vai ao encontro do Senhor, para escutar o que o Senhor tem a lhe dizer. E, neste diálogo com o Senhor, ela se fortifica, reconhecendo que Lázaro vive. Porque ela tem fé, Lázaro vive. Nós também devemos aprender com Marta a viver a vida de forma ativa (corporal) e contemplativa (espiritual)”, acrescentou.
Após a comunhão, durante a ação de graças, o bispo ouviu, atento e emocionado, a canção “Senhora minha”, na afinada e suave voz de uma das cantoras do Ministério de Música da Comunidade Católica Shalom, que animou a cerimônia.
Ao final da celebração, o ecônomo da Diocese, Padre Joaquim Ivo Alves dos Santos, agradeceu a presença de Dom Gilberto, fazendo memória aos seus familiares e amigos que, embora distantes, permanecem em sintonia, festejando o natalício. Em seguida, um café da manhã foi servido em comemoração ao aniversário de Dom Gilberto e dos aniversariantes do mês de julho da cúria diocesana.
Dom Gilberto Pastana foi nomeado bispo coadjutor de Dom Fernando Panico em 18 de maio, pelo Papa Francisco. A Missa solene de apresentação canônica aconteceu na manhã do domingo, 17 de julho, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário