No Ceará

Superintendência Regional realiza ação contra tráfico de pessoas 

Campanha educativa ocorre em conjunto com a Secretaria de Justiça do Ceará
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará, em parceria com a Secretaria de Justiça, lançaram hoje (25), uma ação educativa contra o tráfico de pessoas, como parte da campanha global das Nações Unidas “Coração Azul”, que ocorre até 31 de julho.
Durante toda a semana, a Superintendência fará a entrega de folhetos informativos aos trabalhadores que procurarem atendimento no Salão do Trabalhador, em Fortaleza, repassando orientações de como prevenir o tráfico de seres humanos.
“Muitos trabalhadores ainda são persuadidos com propostas de trabalho em outros estados, e chegando lá, se deparam com condições indignas e degradantes de trabalho, tendo seus documentos apreendidos e virando escravos do seu empregador”, alerta o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Afonso Cordeiro. 
O trabalho em condições análogas à escravidão, combatido pelo Ministério do Trabalho, é uma das modalidades, onde pode estar caracterizado o tráfico de pessoas, com finalidade de exploração laboral, segundo prevê o Protocolo de Palermo.     
A psicóloga Ingrid Barroso, da secretaria de Justiça do Ceará, conversou com os trabalhadores que aguardavam atendimento na Superintendência do Trabalho e Emprego no Ceará, alertando sobre as formas mais comuns, utilizadas pelos aliciadores no tráfico de seres humanos. 
O Brasil aderiu à Campanha Coração Azul e promove uma convocação nacional para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, que envolve 2,4 milhões de vítimas, segundo relatório das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário