Musica nas alturas

XII Festival Música na Ibiapaba foi aberto neste sábado à noite, com show de Dona Zefinha e grande público em Viçosa do Ceará
O XII Festival Música na Ibiapaba, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e que prossegue até 30 de julho, foi aberto na noite deste sábado, 23, com grande público na Praça da Matriz de Viçosa do Ceará, aplaudindo o show da banda Dona Zefinha. O festival promove uma semana de música em todos os sentidos nas salas de aula, nos palcos e plateias dos diversos shows, em Viçosa, Sobral e em outros oito municípios da serra da Ibiapaba, sempre com acesso gratuito a todas as atividades.
Além dos participantes das oficinas, o público em geral está convidado para curtir uma programação especial de shows, com grandes nomes da música do Ceará e do Brasil, em apresentações que dialogam com as ações de formação promovidas no evento, propondo novas formas de pensar, fazer e viver a música. Foi o caso do show da Dona Zefinha, na noite deste sábado, embalando o público com uma diversidade de ritmos e com composições de vários autores, entre eles Flavio Paiva, presente na plateia, Evaldo Gouveia, Abidoral Jamacaru, Petrúcio Maia, Fagner, entre outros. Liderada por Orlângelo Leal, a Dona Zefinha recebeu muitos aplausos, no friozinho da serra.
Em homenagem ao grande Alfredo Miranda, tocador de pife e fabricante de cachaças artesanais, da cidade de Viçosa do Ceará, a sua filha, Inês Mapurunga, participou do show da Dona Zefinha.  
Antes do show, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e a secretária de Cultura de Viçosa do Ceará, Margarida Lopes, participaram da breve solenidade de abertura do festival.  Fabiano ressaltou a importância do evento para a política cultural do Estado e para o fortalecimento da cena musical cearense, agradecendo a todos os que colaboram para a realização do festival e convidando para a programação, que segue até o dia 30. 
O público de Viçosa do Ceará aplaudiu bastante o início da nova edição do festival. Moradores da cidade se uniram a visitantes chegados de Sobral e de diversos municípios da serra, em uma noite de reencontros de amigos unidos pela música.
Programação continua neste domingo
O Festival Música na Ibiapaba continua neste domingo, 24, com reuniões da equipe da Secult com regentes de bandas de música e com representantes de Pontos de Cultura da Ibiapaba, a partir das 14h, na Escola Modelo, em Viçosa do Ceará. Uma atração especial do domingo será o  cortejo de bandas de música pelas ruas de Viçosa, a partir das 16h, saindo da Praça da Matriz.
A partir de segunda, 25, acontecem os shows e oficinas em Sobral e em outros oito municípios da serra. Entre os artistas que se apresentarão estão músicos da serra da Ibiapaba, dentro da programação "Nosso Som": Rapper Henrique MH (Tianguá), Saxteto de Sopros e Percussão (Croatá), Glaydson Frota (Sobral), Trovador Eletrônico (Sobral), Jofran Fontenelle (Meruoca), show "Amigos do Choro" (São Benedito) e Grupo Choro Feliz (Ipu). Todos os municípios receberão oficinas de música, dentro da proposta do festival, de valorizar a ousadia, a inventividade, a criatividade, a reinvenção dos saberes e fazeres musicais, com o mote "Música para Todos os Sentidos".https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Já a partir de quinta-feira, 28, o festival continua em Viçosa do Ceará, com várias oficinas e com shows de grandes artistas do Ceará e do Brasil. Na quinta-feira, dia 28às 19h30, no Teatro D. Pedro II, vão ecoar os sons do Grupo Uirapuru, orquestra de barro, sob a regência do multiinstrumentista e compositor Luizinho Duarte. Às 21h começa a programação na Praça General Tibúrcio com o rapper Erivan Produtos do Morro, apresentando o novo show, “Bendito Som das Quebradas”. Na sequência, o público vai conferir a riqueza sonora provocada pelo violinista Ricardo Herz e por Samuca do Acordeon (SP/RS), em um criativo diálogo musical passando por ritmos como choro, frevo, tango e chamamé.
 A sexta-feira, 29, será dedicada aos instrumentais da Orquestra Transversal, da Uece, sob a direção do professor Heriberto Porto, interpretando composições e arranjos de autores cearenses, e do Trio Herluno, o mais novo trabalho do baixista Hermano Bezerra, do baterista Luizinho Duarte e do acordeonista Nonato Lima, Para fechar a noite, a tradicional Roda de Som dos professores e alunos do festival, um dos momentos mais aguardados do evento, pela liberdade das performances e pela interação entre jovens e mestres.
Com a Apresentação de Encerramento das Oficinas o Festival conclui sua 12ª edição no domingo, 30, na Praça General Tibúrcio, a partir das 18 horas. Em seguida, o palco é do BeBossa, sexteto vocal do Rio de Janeiro que traz as influências de grandes grupos como Boca Livre, MPB4, Quarteto Em Cy, Take6. Encerrando a programação de forma festiva, com um show de muita intensidade e com arranjos diferenciados, a cantora Lorena Nunes, uma das maiores vozes do novo cenário da música no Ceará, faz sua Homenagem à Tropicália, projeto lançado em fevereiro deste ano no Festival Jazz & Blues, e mostra canções do aplaudido disco "Ouvi Dizer que Lá Faz Sol".
Quem faz o festival
O XII Festival Música na Ibiapaba é uma realização da Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult), com a Fundação Educacional Silvestre Gomes como entidade parceira selecionada via edital. Organização: W10 Produções e Eventos.
SERVIÇO
XII Festival Música na Ibiapaba - De 23 a 30 de julho de 2016 em Viçosa do Ceará. Inscrições até o dia 11 de julho pelo site www.festivalmusicaibiapaba.com.  Informações:  (85)3021-2111 e festivalibiapaba2016@gmail.com / f: Festival Música na Ibiapaba / Instagram: @festivalibiapaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário