Índice Firjan

Fortaleza é destaque entre os Municípios com melhor desempenho no Índice Firjan de Gestão Fiscal 2016
Fortaleza é a quinta capital com melhor situação fiscal no País. A informação faz parte do ranking nacional do Índice Firjan de Gestão Fiscal 2016 (IFGF), divulgado nesta quinta-feira (28/07) pelo Sistema Firjan.  O órgão representa todas as indústrias do estado do Rio de Janeiro, que conta com cinco organizações (Sese, Senai, IEL, Firjan e CIRJ) e atua em áreas fundamentais, como a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador.

De acordo com o levantamento, a capital cearense, que registrou aumento de arrecadação própria, fica atrás apenas do Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e Boa Vista (RR). A pesquisa completa pode ser acessada no linkhttp://publicacoes.firjan.org.br/ifgf/2016/

Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o País: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Com base nesses dados oficiais, o Índice Firjan de Gestão Fiscal 2016 – ano de referência 2015 - avaliou a situação fiscal de 4.688 municípios, onde vivem 180.124.602 pessoas, ou seja, 89,4% da população brasileira.

Leitura do IFGF
Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF tem uma metodologia que permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário