FUNCI atua no Fortal

Prefeitura de Fortaleza realiza operação para proteção integral de crianças e adolescentes durante o Fortal


A Prefeitura de Fortaleza e o Poder Judiciário do Ceará realizam, de 21 a 24 de julho, operação preventiva para acompanhar possíveis casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes, durante mais uma edição do Fortal.
A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) promove a ação, que contará com equipes de educadores e assistentes sociais do Programa Ponte de Encontro, Adolescente Cidadão e Rede Aquarela, e, ainda com equipe do serviço especializado de abordagem social da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra). Um total de 244 agentes do Departamento de Agentes de Proteção do Poder Judiciário também monitoram o evento.
A intervenção ocorrerá nos quatro dias de micareta em toda a extensão da Cidade Fortal. A operação dá continuidade à Agenda de Convergência, que articula ações intersetoriais dos governos estadual e municipal com o objetivo de proteger integralmente crianças e adolescentes, intensificando a busca ativa aos possíveis casos de trabalho infantil, abuso e exploração sexual, situação de rua, mendicância, negligência, consumo de bebidas alcoólicas, droga e outras violações de diretos.
Durante a ação, educadores e assistentes sociais identificam casos, sensibilizam e orientam a população, empreendedores e microempreededores locais sobre os prejuízos sociais do trabalho infantil e outras violações. Os casos identificados serão encaminhados à rede socioassistencial de Fortaleza.
A operação contará com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Plantão do Conselho Tutelar, da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca) e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.


Agenda de Convergência
Em 2013 e 2014, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) coordenou o Comitê de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes no contexto de grandes eventos, a Agenda de Convergência, que atuou durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos.
Essa experiência resultou na consolidação de atividades sistemáticas e integradas de proteção da Prefeitura de Fortaleza, sendo hoje uma realidade nos megaeventos que acontecem na Capital, a exemplo do Pré-Carnaval, Carnaval, São João, Fortal e nos últimos shows internacionais do Marron 5 e Iron Maiden.


Denuncie
A denúncia é dever de todo cidadão que toma conhecimento de uma violência praticada contra crianças e adolescentes. Em situações de suspeita ou confirmação de violações de direitos de crianças e adolescentes procure o Conselho Tutelar ou ligue para o Disque 100, a ligação é gratuita, anônima e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.


Conselho Tutelar
Durante o horário evento, o Plantão do Conselho Tutelar pode ser acionado para garantir o atendimento à criança ou adolescente vítima de algum tipo de violência. O conselho está localizado na Rua Silveira Filho, 935, João XXIII.
Confira o horário do plantão:
19h às 7h (segunda a sexta) e 24h (sábados, domingos e feriados)
Telefone: (85)3238-1828 / 98970-5479

Nenhum comentário:

Postar um comentário