Cuba chega ao Ceará

Cuba chega ao CFO para se preparar para a Rio 2016

A delegação do atletismo cubano ainda terá a companhia de comitiva da Argentina

O Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO) dá um passo importante para se consolidar como referência no esporte mundial. A partir da noite desta quinta-feira (21), o complexo esportivo começa a receber a delegação de atletismo de Cuba, que irá participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Neste período que antecede os Jogos de 2016, o equipamento também contará com a presença de atletas da Argentina.
Nesta etapa de aclimatação, que inicia nesta quinta e vai até domingo (24), o CFO receberá 22 componentes da delegação cubana, cujo atletismo é o segundo esporte olímpico mais vitorioso para a ilha caribenha, com 40 medalhas das 209 já conquistadas na história dos Jogos.

A mais antiga modalidade olímpica tem um lugar de destaque no complexo esportivo. A área dedicada para o esporte está equipada com uma pista de oito raias, que margeia um campo oficial para práticas de lançamentos de disco, dardo, martelo e peso, além de contemplar o salto com vara, em altura e em distância.

Os atletas cubanos serão os primeiros a utilizar as instalações do Centro de Formação Olímpica do Nordeste. No dia 1º de agosto desembarca em Fortaleza a delegação de atletismo da Argentina.

Para o secretario do Esporte, Jeová Mota, a vinda desses atletas é um marco na história do esporte no Ceará. “O Centro de Formação Olímpica do Nordeste já conseguiu ser um divisor de águas para o esporte no Estado.  A vinda desses atletas colocam o Ceará como centro de desenvolvimento esportivo e o transforma o CFO, que já é o maior e mais moderno complexo da América do Sul, em referência global na preparação esportiva. O Governo do Estado do Ceará e a Secretaria do Esporte assumiram o compromisso de transformar o nosso esporte, e esse intercâmbio é o começo”, salientou o titular da Sesporte.


O CFO

O Centro de Formação Olímpica do Nordeste, localizado em frente à Arena Castelão, em Fortaleza, faz parte da Rede Nacional de Treinamento que vem sendo estruturada pelo Ministério do Esporte em todo o País.

O novo equipamento tem área total de 85.922,12m², sendo 45.117,87m² de área construída, e faz parte do projeto de legado dos Jogos Olímpicos de 2016, a ser disputado no Rio de Janeiro. Com a meta de estender os benefícios das Olimpíadas para todo País, o Governo do Estado do Ceará e o Governo Federal trabalharam de forma conjunta para o sucesso do complexo, que foi incluído no PAC 2 e no Plano Brasil Medalhas 2016, que destina recursos para construção e reforma de centros de treinamento em diversos estados.

O complexo tem estrutura para abrigar 26 modalidades olímpicas, além de modalidades  paralímpicas e outras que não integram o programa olímpico. As modalidades destacadas são: Atletismo, natação, badminton, nado sincronizado, basquete, pentatlo moderno, boxe, rúgbi, ciclismo, tênis, handebol, taekwondô, esgrima, tênis de mesa, futebol, tiro com arco, ginástica, triatlo, levantamento de peso, voleibol, hóquei sobre grama, vôlei de praia, judô, polo aquático, lutas e saltos ornamentais. Além dessas, haverá futsal e caratê. A responsabilidade pela construção é do Governo do Estado do Ceará, sendo investido um total de R$ 258,4 milhões.

Em setembro de 2015, o equipamento recebeu os Jogos Escolares da Juventude e teve os principais aspectos testados, como o sistema de iluminação, refrigeração e sonoro, além da hotelaria, ginásios, telão, pista, campo e piscinas, o que rendeu aprovação por parte do Comitê Olímpico do Brasil (COB).


Histórico do atletismo de Cuba
    Medalhas:

    10 ouros
    14 pratas
    16 bronzes


Segunda modalidade mais vitoriosa no esporte olímpico cubano,  ficando atrás apenas do boxe. Três medalhas conquistadas em Londres 2012 (prata com Yarisley Silva, no salto com vara,  e dois bronzes com Leonel Suarez, no decatlo, e Yarelys Barrios, no lançamento de disco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário