Coluna do blog



Vão acabar os peixinhos do mar

Um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) revelou efeitos negativos da ocupação costeira desordenada. Publicada como artigo na edição 120 da revista internacional Marine Environmental Research, a pesquisa indica que as atividades humanas podem reduzir o número de espécies no litoral do Ceará. Os pesquisadores compararam os recifes (rochas na faixa da orla) de praias de Fortaleza (Meireles), Caucaia (Iparana e Pacheco), São Gonçalo do Amarante (Taíba) e Paracuru em relação à presença de espécies marinhas (algas, corais etc.) e os impactos das atividades humanas. Foram considerados portos, currais de pesca, bares e restaurantes na faixa de praia, área urbanizada do município, ligações clandestinas de esgoto, dentre outras atividades impactantes. Esses dados serviram como base para a elaboração do índice de pressão das atividades humanas. "Nas áreas com maior número de atividades, como Fortaleza, constatou-se um menor número de espécies. Nas áreas com menor número de impactos, como Taíba, a biodiversidade é maior", afirma o biólogo Pedro Carneiro, um dos autores do estudo. Os resultados mostraram que a urbanização, a falta de saneamento básico, a instalação de molhes (quebra-mares) e construções irregulares na faixa de praia foram de maior importância e negativos para a vida marinha. "O litoral do Ceará possui uma vida marinha rica e pouco conhecida. Os resultados indicam os problemas da ocupação costeira desordenada. Além disso, ressaltam a necessidade do planejamento ambiental para conservar as espécies e as atividades econômicas que dependem dela, como a pesca", aborda Marcelo Soares, professor do Labomar e integrante do estudo. A pesquisa tem como primeira autora a aluna de doutorado Adriana Brizon Portugal, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC. O artigo pode ser acessado pelo Portal de Periódicos da Capes (http://goo.gl/qRMF8D) ou na versão on-line do estudo (http://goo.gl/77rHUA).

A frase: “O caixa dois é o centro de gravidade da política brasileira”. João Santana que passou a vida recebendo por lá.


Patrícia pela quarta vez (Nota da foto)
Tauá tem sua primeira candidatura oficial para a disputa das eleições de 2016. A chapa Patrícia Aguiar-Edmilson Bastos foi homologada na sexta-feira, 22, numa grande convenção. O Ministro das Comunicações e Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, Governador do Ceará, Camilo Santana, Presidente do PSD-Ceará, Dep. Federal Domingos Neto, Deputador Odilon Aguiar, Naumi Amorim,  Osmar Baquit, Deputadas Lais Nunes e Bethrose, dentre outros, prestigiaram a convenção.

Já em Sobral...
Só no dia 5 de agosto é que o PDT fará o anúncio de seu candidato a Prefeito. Tudo indica, pelo menos até aqui que poderá ser o deputado Ivo Gomes.

Mais um
No Acarau, agora no dia 31, com várias inaugurações será comemorado o aniversário da elevação à condição de município. A convenção pra eleição será mais na frente.

Holanda Lero
O deputado Thomaz Holanda sugeriu na Assembleia mecanismos para melhorar a segurança do nosso Estado; a privatização dos presídios. “Temos que moralizar o sistema”, afirmou.

Falôôôô
Veveu Arruda pouco fala em política. O Prefeito de Sobral passa o tempo trabalhando, praticamente sem fazer política, essa coisa do toma lá-da-cá com vereadores, por exemplo.

Paciência pouca
Veveu foi ao meio fio. Criticou o comando do PT, partido dele, por não apoiar RC16 e embarcar numa aventura solitária.

Vale ironia?
Justificou dizendo que PT e PDT serão parceiros no Ceará inteiro e...” por quê não seguir com a aliança na capital”. Humor cearense pegou pesado:Luiziane nunca aceitou ser quintal de Sobral.

Pergunta
Você compraria um carro usado desse povo aí que faz delação premiada para se ver livre da cadeia? Calma! Tô só perguntando.

Judeu derrota pelegos
Na eleição pro Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Salomão de Castro teve 252 e a chapa Um, perpetuada no cabide 204.

Arre égua
João Santana diz que fila do caixa dois do Brasil concorreria com a muralha da China. Quando tava comendo era um silêncio. Pra ser solto neguim conta até em chinês.

Era treta?
Em Maracanaú, o maior município que realizou revisão eleitoral em 2015, houve redução de 14.595 eleitores. Nas eleições de 2014, 152.607 estavam aptos a votar. Neste ano, serão 138.032 eleitores.

Os chineses vêm aí
Uma empresa na China virou notícia após anunciar oportunidade de emprego sob a seguinte condição:  pessoas dos signos de escorpião... estão vetados do processo seletivo.

Motivos quais
Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, a gerente explica que pela personalidade forte, escorpianos são propensos a oscilações de humor. Quem disse que trabalho pra chinês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário