Medo

Seminário discute cultura do medo e custo social e econômico da violência

Será realizado na próxima sexta-feira (1º de julho), no Centro de Eventos, o II Seminário Prevenção de Homicídios na Adolescência: discutindo a cultura do medo, o custo da violência e a impunidade. O Seminário é uma das atividades desenvolvidas pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, com o objetivo de compreender as causas que levam adolescentes a serem vítimas ou atores de homicídios no estado - o segundo do Brasil em homicídios de jovens, sendo Fortaleza a primeira dentre as capitais.

A palestra de abertura será realizada pelo doutor em Sociologia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Michel Misse. Ele é pesquisador da área da violência, com diversos estudos publicados sobre o tema, além de fundador e atual diretor do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ. Ao longo do dia, pesquisadores renomados abordarão o tema da violência sobre diferentes perspectivas (confira a programação na íntegra), seguidos da apresentação da experiência do estado do Espírito Santo no enfrentamento da violência.

Além dos seminários, o Comitê realizou pesquisa com famílias de adolescentes assassinados e com adolescentes apreendidos por crime letal, em Fortaleza e em outras seis cidades (Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú, Horizonte e Eusébio). Os dados estão sendo analisados e serão divulgados ainda no mês de julho. Outra estratégia adotada para ouvir as comunidades foi a realização de audiências públicas nos territórios,  no total de 11.

Serviço: II Seminário Prevenção de Homicídios na Adolescência: discutindo a cultura do medo, o custo da violência e a impunidade

Quando: 1º de julho, das 9h às 17h, no Centro de Eventos do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário