Juntar pra ficar forte

Governador defende união dos estados para fortalecer políticas de desenvolvimento do Nordeste

PDF Imprimir
 MVS6921 web

No encontro, governadores de todos os estados do Nordeste debateram ações sistemáticas para a implantação de políticas públicas a partir de uma visão de longo prazo, competitividade e produtividade da região

O governador Camilo Santana participou, na manhã desta terça-feira (21), na sede do Banco do Nordeste, do fórum "Nordeste 2030 - Desafios e Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável", promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No encontro, governadores de todos os estados do Nordeste debateram ações sistemáticas para a implantação de políticas públicas a partir de uma visão de longo prazo, competitividade e produtividade da região.

 MVS6884 webO chefe do Executivo cearense destacou a importância da união entre os estados para o fortalecimento da região. "Quero parabenizar ao TCU por essa iniciativa de diálogo, para discutirmos os rumos da região Nordeste. Há uma disparidade muito grande entre população e PIB, se comparado com outras regiões. O Nordeste representa cerca de 28% da população do país, mas o PIB não é nem a metade desse percentual. Isso é um grande desafio, em meio a uma crise política sem precedentes, uma crise hídrica. Nós temos talvez o maior fórum de governadores do Brasil, já foram realizados vários encontros, para criarmos ações para fortalecer a região, pois sozinhos não vamos conseguir", disse.

 MVS6956 web1O vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro, também reforçou a necessidade de um fórum para a definição de uma agenda de medidas estratégicas com o objetivo de produzir um relatório trazendo um panorama dos principais desafios a serem superados em cada estado. "É uma honra estar aqui em Fortaleza para um diálogo público. Para mim, como nordestino, é motivo de orgulho compartilhar com as mais altas autoridades do Nordeste o tema sustentabilidade, principalmente no contexto atual, em que cabe a nós a humildade para debates. Desde 2013, centenas de relatórios sistêmicos foram elaborados pelo TCU, com assuntos entre saúde, educação, cultura, tecnologia, entre outros. Importante agradecer também a parceria com os Tribunais de Contas dos estados. O TCU está à disposições para discutir as ações para o Nordeste", disse.

r160621 DIALOGO PUBLICO TCU MG 7783O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Marcos Costa Holanda, elogiou a iniciativa do TCU de promover esse tipo de diálogo em busca de avanços. "Uma das coisas importantes do desenvolvimento econômico é o avanço que aconteceu baseado nos casos principais, que é em função do capital, do trabalho e da tecnologia. Mas isso não é suficiente. Surgiu uma quarta variável que tem tudo a ver com esse evento, que é ter instituições sólidas. O BNB fica muito satisfeito em ver uma instituição como o TCU fazendo esse esforço para contribuir de maneira efetiva para a sociedade", disse.

O evento contou com a presença dos governadores dos outros oito estados do Nordeste: Rui Costa dos Santos (Bahia), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Jackson Barreto (Sergipe), Renan Calheiros Filho (Alagoas), Ricardo Coutinho (Paraíba), Robinson Faria (Rio Grande do Norte) e Flávio Dino (Maranhão); além dos ministros do TCU José Múcio Monteiro, Augusto Nardes, Benjamin Zymler e o ministro substituto Marcos Bemquerer; do secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho; do secretário do Planejamento, Hugo Figueirêdo; de representantes do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).


Nordeste 2030

A primeira parte do evento teve o tema “Antecipando o Futuro a partir de uma Visão de Longo Prazo” e tratou, entre outros assuntos, do estado inteligente, economia do conhecimento, importância do planejamento de longo prazo em prol de resultados e análise e acompanhamento de riscos.

A “Competitividade e Produtividade da Região Nordeste” foi o tópico seguinte, que abordou a infraestrutura, a educação e a inovação como vias para aumento de produtividade e competitividade. Já o terceiro painel abordou o tema “Reconstruindo a Confiança no Setor Público para a Implantação de Políticas Públicas Prioritárias em prol do Desenvolvimento Sustentável”.

Na segunda parte do evento, foi debatido o tema “Financiamento do Desenvolvimento Regional, Sustentabilidade Fiscal e Visão Integrada dos Entes Federativos”. Por último, foram apresentados “Desafios e Possíveis Soluções para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste”. Nesse tema, foi debatida a forma com que cada organização, seja pública ou privada, pode atuar na promoção do desenvolvimento sustentável do Nordeste.



21.06.2016

Fotos: Carlos Gibaja e Marcos Studart

Nenhum comentário:

Postar um comentário