Enquanto isso em Messejana


Prefeitura de Fortaleza inicia implantação de cinco binários em Messejana com medidas de segurança para pedestres

A Prefeitura de Fortaleza inicia a implantação de cinco binários e outras intervenções no bairro Messejana (Regional VI), com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e possibilitar mais fluidez para quem trafega em suas imediações diariamente. Com a inclusão de medidas de segurança para pedestres e infraestruturas cicloviárias, também está sendo realizada uma ampla intervenção de recapeamento asfáltico de ruas e avenidas do bairro.

O principal objetivo das intervenções é proporcionar rotas alternativas às principais vias do bairro, sendo elas as avenidas Frei Cirilo, Padre Pedro de Alencar e Jornalista Thomaz Coelho, além da Rua José Hipólito. Para isso, estão em andamento obras de nova geometria, readequação da Praça da Messejana, dos canteiros centrais e calçadas, além de serviços de microdrenagem.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Regional VI.

Avenidas Frei Cirilo e Padre Pedro de Alencar
Dentro do projeto, a Avenida Frei Cirilo, com extensão de 1,8 km, e a Avenida Padre Pedro de Alencar, com 2,3 km, serão requalificadas e os principais pontos de acidentes serão solucionados. Alguns pontos abertos no canteiro central destas vias serão fechados, reduzindo os conflitos veiculares, e também está prevista a implantação de novos semáforos, reorganizando o trânsito e a passagem de pedestres, além de proporcionar novas rotas para quem trafega naquele entorno.

Centro de Messejana
Com um cenário de concentração da maioria dos fluxos do bairro, o Centro de Messejana receberá ações para o reordenamento dos estacionamentos nas principais vias. Além disso, visando diminuir a ocorrência de acidentes, esta área do bairro receberá ações de segurança viária para pedestres, como prolongamentos de calçada, mini-canteiros, faixas diagonais e travessias elevadas.

O bairro Messejana já conta, desde outubro de 2015, com quatro pontos de travessias elevadas para pedestres próximas a escolas: Av. Mem de Sá (Escola Municipal Professora Raimunda Félix de Alcântara); Rua Dr. Pergentino Maia (Escola Municipal Angélica Gurgel); Rua Coronel Dionísio (EEFM Profª Telina Barbosa da Costa) e Rua Angélica Gurgel (EEFM Dep. Paulo Benevides).

Entorno do Terminal de Messejana
A avenida Jornalista Thomaz Coelho será alargada, no trecho entre a Praça de Messejana e o Terminal do bairro, possibilitando maior fluidez dos ônibus, melhor circulação de acesso ao Terminal e a inclusão de uma ciclofaixa bidirecional. O Terminal de Messejana é um dos sete terminais da cidade com maior fluxo de passageiros. Por dia, passam por lá mais de 180 mil pessoas, em cerca de 215 ônibus distribuídos em 58 linhas.

Cinco Binários
Ao todo, o bairro será contemplado com cinco binários, distribuídos da seguinte forma:

Um binário no entorno do Terminal formado pelas vias:
- Rua Taquatiara / Rua Manoel Arruda (entre a Rua Granja Castelo e a BR 116)
- Rua Nova Quietude / Rua Herbene (entre a Rua Taquatiara e a Rua Paulo Setúbal)
- Rua Alves Ribeiro / Rua Paulo Setúbal (entre a Avenida Frei Cirilo e a BR 116)

E mais quatro binários:
- Rua Cel. João de Oliveira / Rua Vasco de Athaíde (entre as avenidas Washington Soares e Frei Cirilo)
- Rua Cel. Guilherme Alencar / Rua Cel. Ernesto Matos (entre as ruas Cel. João de Oliveira e José Hipolito)
- Rua Manuel Castelo Branco / Rua Dr. Pergentino Maia (entre as avenidas Washington Soares e Frei Cirilo)
- Rua Guarujá / Rua Aveledo (entre a Rua Padre Pedro de Alencar e a BR 116)

Infraestrutura Cicloviária
No sentido de fazer a interligação cicloviária entre a Avenida Washington Soares e a BR 116, o bairro Messejana receberá cerca de 6,6 quilômetros de infraestrutura cicloviária. A Praça de Messejana receberá ciclofaixa, que se estenderá até a BR-116 e CE-040, e também está um binário cicloviário nas ruas Cel. Dionísio Alencar e Antônio Barros, que fará a ligação cicloviária norte-sul do bairro, conectando a ciclofaixa da Rua Dr. Pergentino Maia com a ciclofaixa da Rua João Oliveira. A ligação será feita por ciclofaixas unidirecionais nas ruas Cel. Dionísio Alencar e Antônio Barros, desde a Rua Dr. Pergentino Maia à Rua Dr. Joaquim Bento, e por ciclorrota pela Rua Duarte da Costa.

Além disso, o Terminal de Messejana ganhará uma estação do novo sistema de bicicletas integradas ao transporte público – o Bicicleta Integrada, com 50 bicicletas no total e, posteriormente, 15 paraciclos, que correspondem a 30 vagas para bicicletas, atendendo as demandas da população em geral e promovendo uma maior integração entre o transporte público e o transporte cicloviário.

Melhorias, nova pavimentação, sinalização, iluminação e limpeza
Os pontos de parada de ônibus em Messejana serão requalificados, assim como o bairro receberá nova iluminação e limpeza, serviços de microdrenagem, além de nova sinalização e asfaltamento de vias. Somente em Messejana, a Prefeitura de Fortaleza vai realizar o recapeamento asfáltico de 30 vias, numa área total de 149.369,91m², melhorando a acessibilidade de pedestres e o tráfego de veículos. São elas:

- Rua Paulo Setúbal
- Rua Alves Ribeiro
- Rua Lopes Trovão
- Rua Juriti
- Rua Nova Quietude
- Rua Herbene
- Rua Manoel Arruda
- Rua Taquatiara
- Rua Granja Castelo
- Av. Jorn. Tomaz Coelho
- Rua Tenente Jurandir Alencar
- Rua Manuel Castelo Branco
- Rua Dr. Pergentino Maia
- Rua José Hipólito
- Rua Coronel Fco Pereira
- Rua João Oliveira
- Rua Vasco Athaíde
- Rua Nicolau Coelho
- Rua Letícia
- Rua Tenente José Newton
- Rua Baby Miguel
- Rua Cesário Lange
- Rua Joaquim Felício
- Rua Coronel Guilherme Alencar
- Travessa Oliveira Chaves
- Rua Coronel Matos Belo
- Rua Guilherme Pessoa
- Rua Coronel Ernesto Matos
- Estrada Barão de Aquiraz
- Rua Wenceky Félix

Mais informações para imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário