Coluna do blog



Meio ambiente, um tema seco
Durante a sessão especial em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, realizada no Plenário da Assembleia Legislativa, a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, deputada Dra. Silvana (PMDB), destacou a importância de celebrar esse dia com debates e sugestões de ações e políticas públicas de estímulo à convivência com o semiárido. “Vivemos em um estado de alerta para um risco, que é a desertificação", alertou. O secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, disse que Governo do Estado do Ceará, dentro do eixo Ceará Sustentável, tem trabalhado com outras instituições "para preservar a caatinga e combater o processo de desertificação”.Artur Bruno mencionou que o Plano Estadual de Florestamento e Reflorestamento faz parte do programa Ceará Mais Verde e pretende aumentar o grau de reflorestamento do Ceará. “Temos que ganhar mais cobertura vegetal, e é preciso que nos unamos”, disse. O coordenador da Pesquisa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Rocha Magalhães, elogiou a iniciativa e garantiu que a questão do semiárido e da desertificação é considerada estratégica para a CGEE, “pois, se não for objeto de políticas públicas, nosso País não poderá ser desenvolvido”. Rocha Magalhães chamou a atenção para as terras secas - áridas e semiáridas - no mundo inteiro. Segundo ele, 40% das terras do planeta são consideradas secas. No Brasil, as terras representam cerca de 11%, enquanto o Ceará tem praticamente 100% do seu território na região semiárida. A solenidade foi realizada em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente  (Sema), Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Na ocasião, foram lançados os livros  “Desertificação, Degradação da Terra e Secas no Brasil” e “Degradação neutra da terra: o que significa para o Brasil?”, apresentados pela Funceme e pelo CGEE.

A frase: “Muitas vezes onde poderia haver uma praça há um arranha céu”. Dep.Federal Chico Lopes, sobre o meio ambiente.


Reconhecimento (Nota da foto)
Fernando Ibiapina Cunha, CEO da Cerâmica Torres, de Sobral, recebeu,na Assembleria do Estado, a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa por ocasião do Dia do Meio Ambiente. É um dos raros exemplos nacionais do cuidadoso trato com o solo na visão de uma indústria ceramista.

Reclamação
Foi dito aqui que tinha gente reclamando que fiscais do Eusébio estavam multando motoristas na CE que passa pelo município a  caminho do Aquiraz e praias leste.

Pois bem...
Como fazia tempo, desde o reclamo, fui atrás. Encontrei que, caso o Município faça convênio com o Detran, já que a rodovia é estadual, pode. Então tá. A AMC fez.

Bodas de prata
O Cariri comemora 25 anos de jornalismo (sério) do estimado Amaury Alencar. As Câmara disputam datas pra homenagea-lo com títulos de cidadania. Benza Deus.

Vizinho ilustre
Henrique Eduardo Alves, agora ex-Ministro, daqui do Rio Grande do Norte, foi obrigado ao esconderijo num banheiro de avião pra fugir do povo enfurecido.

Como foi?
Em Brasilia, ao entrar no avião no voo pra Natal, uma mulher o reconheceu e ficou -gritando...Golpista! Golpista! Escondeu-se  banheiro de onde só saiu quando todos desembarcaram.

Felicidade
A felicidade está com os políticos que têm avião próprio. Saem e chegam sozinhos em pistas paralelas e nas horas onde o canelau não vá pra aeroporto.

Novidade
Tá pegando a ideia de alugar apartamentos e/quartos para curtos períodos de turismo em Fortaleza. A moda é antiga na Europa e nos EUA. Em Cuba é sobrevivência.

Cuidando-se
A ABIH-Ceará descobriu e juntou a turma da hotelaria convencional para discutir o mote. O que fazer? Se aliar ao “inimigo” e dele tirar proveito.

Operação “Ou dá ou Desce”
Com os tempos rombudos de doações para políticos em campanha as Viúvas vão ameaçar e até demitir quem não lhes der apoio. É aposta desta coluna já ouvindo choros e ranger de dentes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário