Bicicleteando

Ciclofaixa de Lazer liga o Passeio Público ao Parque do Cocó com opções de atividades físicas e culturais

Os ciclistas terão muitas opções culturais e atividades físicas durante a programação da 89ª edição da Ciclofaixa de Lazer deste domingo (25/06). No percurso, com a rota que fará a ligação do Passeio Público ao início da ciclovia da Av. Washington Soares, passando pelo Anfiteatro do Parque do Cocó, os ciclistas de todas as idades também poderão desfrutar de visitas a equipamentos culturais e exposições.

A Ciclofaixa de Lazer será realizada no horário de 7h às 13h, com rota saindo do início da ciclovia da Avenida Washington Soares em direção ao Passeio Público, passando pelo Ponto de Apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó. O percurso segue pela Rua Valdetário Mota, em seguida pelas avenidas Santos Dumont, Jangadeiros, Júlio Abreu, Dom Luís, Senador Virgílio Távora, chegando à Rua Júlio Ibiapina, depois às avenidas Abolição, Desembargador Moreira, Beira Mar, Rui Barbosa, Historiador Raimundo Girão, indo para a Rua Ildefonso Albano, e depois pelas avenidas Beira Mar, Almirante Barroso, Pessoa Anta, Alberto Nepomuceno e Rua Dr. João Moreira, chegando ao outro Ponto de Apoio, localizado no Passeio Público por trás da 10ª Região Militar. Todo trajeto tem aproximadamente 10 km de extensão.

No ponto de apoio do Passeio Público, haverá aluguel de bicicletas, distribuição por parte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de mudas de pequeno e de médio porte, de plantas nativas (ipê, pau-branco, cedro, cajueiro, acerola, goiaba) e ornamentais (mino-alamandra, espadinha, mini- lacre, beijinho). No ponto de apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó haverá aluguel de bicicletas e atendimento do SAMU. Já no Aterrinho da Praia de Iracema, encontra-se ponto pra o aluguel de bicicletas, localizado entre as Ruas João Cordeiro e dos Araríus.

Ao longo do trajeto, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal darão suporte, atuando em parceria com Etufor, Via Livre, Detran-CE e PRE-CE. Equipes do SAMU e da Guarda Municipal também prestarão assistência concentrada nos Pontos de Apoio do Passeio Público e do Anfiteatro do Parque do Cocó, bem como no trajeto da Ciclofaixa de Lazer e sob os viadutos da Via Expressa / Av. Júlio Abreu e Av. Engenheiro Santana Júnior / Av. Santos Dumont.

Iniciada em 21 de setembro de 2014, a Ciclofaixa de Lazer é uma das principais opções de programação cultural e esportiva para todas as idades aos domingos em Fortaleza. É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), que tem se notabilizado com a participação de cerca de 4 mil ciclistas a cada edição.

10ª Região Militar
Equipamento cultural que também está em funcionamento aos domingos no Centro da Cidade, com entrada pela Av. Alberto Nepomuceno S/N (em frente ao Mercado Central), onde os ciclistas podem realizar visita com guias especializados no período de 9 às 12h, bem como podem estacionar as bicicletas em espaço reservado no interior da fortificação.

Museu da Indústria
Localizado na Rua Dr. João Moreira 143 (esquina com a R. Floriano Peixoto), o Museu da Indústria valoriza e preserva as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense e está disponível para visitas aos domingos, de 9h às 13h, desenvolvendo a campanha “Cultura e bem-estar pedalam juntos”. O espaço recebe e guarda as bicicletas dos visitantes.

Campus da Unifor
Aberto de 8h às 18h, o campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) tem amplo espaço onde os ciclistas poderão pedalar à vontade e a pista de corrida também estará aberta ao público.

 Ciclofaixa de Lazer abre espaço para programação cultural
A SCSP, por meio do PAITT, continua realizando o mapeamento das ações culturais, esportivas e de lazer que acontecem aos domingos na cidade nas proximidades da Rota da Ciclofaixa de Lazer para divulgá-las conjuntamente. Ou seja, a PMF abre espaço para instituições e organizações que desenvolvem projetos ou programações dentro do percurso da Ciclofaixa de Lazer interessadas em fazer parte das atividades culturais aos domingos. As propostas podem ser enviadas para o e-mail: gestaocicloviaria@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário