A Base descentralizada do SAMU em Fortaleza


No Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC), será realizada, hoje, às 11 horas, a inauguração da nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Fortaleza). A solenidade contará com a presença do reitor da UFC, Henry Campos, prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; da secretária municipal da Saúde, Socorro Martins, e do diretor do Samu Fortaleza, Cristiano Rôla.
O Samu completou, neste mês, 24 anos de serviços prestados na Capital. As bases foram posicionadas em pontos estratégicos, contemplando as seis regionais de Fortaleza. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os equipamentos garantem a infraestrutura necessária, com otimização dos recursos, obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que ressalta a configuração mínima para abrigo, alimentação, conforto das equipes e estacionamento das ambulâncias.
Cada base contará com a assistência de quatro ambulâncias e uma equipe, com cerca de 12 profissionais, compostas por motoristas socorristas, médicos, técnico de enfermagem e enfermeiros. A proposta é de que esses pontos de apoio possam oferecer mais facilidade de comunicação entre a Central de Regulação das Urgências e as equipes, reorganizando as rotas das ambulâncias de acordo com a territorialização.
“A implementação dessas bases descentralizadas junto à Central de Regulação das Urgências tem como principal objetivo diminuir o tempo/resposta de cada ocorrência, na perspectiva de oferecer cada vez mais um serviço ágil e de excelência para a população”, destacou a titular da SMS, Socorro Martins.
Nos últimos quatro meses (janeiro a abril de 2016), o Samu Fortaleza atendeu 18.686 ocorrências, sendo, em média, 4.672 por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário