Violência Sexual - O ABC

Prefeitura lança cartilha da Campanha Fortaleza Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), realiza, nesta quarta-feira (18/05), às 9h, o lançamento oficial da Cartilha Fortaleza Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Combater a Violência Sexual é Papel de Todos Nós.

O material faz parte de uma iniciativa do Município que tem o objetivo proteger crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual.

O conteúdo apresenta instrumentos de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A expectativa é que a cartilha seja disponibilizada para população e profissionais da saúde, educação, assistência social e dos direitos humanos.

O lançamento ocorre no dia 18 de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento acontece no Auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), localizado na Rua Barbosa de Freitas, 2674, Dionísio Torres.

18 de Maio
No ano 2000, o dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal n° 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime que comoveu o Brasil em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de 8 anos foi cruelmente assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.

A data destaca mobilizar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. É preciso formar uma consciência coletiva para denunciar e romper com esse ciclo de violência para proteger crianças e adolescentes.

Campanha
A iniciativa faz parte da Campanha Fortaleza Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que alerta a população sobre a importância de denunciar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

A mobilização acontece em vários locais da Capital e destaca o Conselho Tutelar e o Disque 100 como os principais canais de recebimento de denúncias sobre violações de direitos contra crianças e adolescentes.

As ações da Campanha contam com apoio do Gabinete da Primeira-Dama de Fortaleza, Setra, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), Coordenadoria de Juventude, Secretarias Regionais e parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Serviço:

Lançamento Oficial da Cartilha Fortaleza Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Data: Quarta-feira (18/05)

Horário: 9h

Local: Auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), localizada no Edifício Dep. José Euclides Ferreira Gomes (Rua Barbosa de Freitas, 2674 - Dionísio Torres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário