Exposição na CMFor celebra 290 anos de Fortaleza

Em comemoração aos 290 anos de fundação do município de Fortaleza, a Câmara de Vereadores realiza uma exposição iconográfica da cidade. Os visitantes poderão vislumbrar nas imagens as características da cidade a partir do século 19, identificando as diversas mudanças que ocorreram ao longo dos anos.
A exposição é uma iniciativa do Instituto de Pesquisas Américo Barreiro (IPAB). Juarez Leitão, coordenador do IPAB, destaca que as imagens mostram um pouco do desenvolvimento que vem ocorrendo na cidade.
Ao relembrar a história da cidade dos romances de José de Alencar, o historiador fala com saudosismo dos lugares emblemático do Centro de Fortaleza, e de como o pequeno quadrilátero formado pelas avenidas Duque de Caxias, Dom Manuel, Imperador e a Orla, representou significativamente para o crescimento do município.
Vila de Fortaleza
Tendo iniciado a sua trajetória como Vila de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção em 13 de abril de 1726, a Loira Desposada de Sol, como a cidade era chamada por José de Alencar, começou a ganhar forma e vez no Estado. Em 1818, o engenheiro Silva Paulet elaborou a “Planta da Villa”, com prédios dispersos nas margens do rio Pajeú e na “Prainha” (atualmente Avenida Pessoa Anta), além de propôr um novo arruamento para a vila.
Dentre os ícones da nossa história temos também Antônio Rodrigues Ferreira (o Boticário Ferreira), que colocou a cidade nos caminhos do desenvolvimento como metrópole. As imagens da mostra fazem parte do acervo reunido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário