Coluna do blog



Justiça pelas próprias mãos
Óbidos – Portugal – 8 graus – À mesa, ao lado de uma ginginha, olhando pro cartão de natal enviado à família dos donos do local por Juscelino Kubitschek, que ali se refugiava pra curtir a dor do exílio, leio as folhas portuguesas. E as francesas e as italianas e as espanholas. Todos falam,isto é; escrevem com puro gozo, sobre a vida brasileira e destacam bizarrices que me fazem pagar o mico de que lhes falei ontem. Olhem essa:  “Partidos contestam Supremo e querem votar eles próprios o afastamento de Cunha.Os deputados aliados do presidente suspenso da Câmara dos Deputados brasileira acreditam que o Supremo criou um "precedente". Partidos aliados do presidente da Câmara dos Deputados brasileira suspenso do cargo, Eduardo Cunha, entregaram hoje uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir que o afastamento em causa seja votado pelos deputados. A 5 de maio, uma decisão temporária do STF atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apresentou uma denúncia acusando Eduardo Cunha de tentar interferir nas investigações da Operação Lava Jato, que investiga o maior caso de corrupção da história do país. Segundo a Agência Brasil, o Partido Progressista (PP), o Partido Social Cristão (PSC) e o Solidariedade (SD) argumentaram, no pedido, que a Constituição Federal prevê que medidas tomadas pela Justiça que interferiram com o mandato de parlamentares sejam submetidas à casa legislativa à qual pertence o acusado. Os partidos consideraram que a decisão do STF de afastar Eduardo Cunha é "uma inovação na ordem jurídica brasileira". "O STF criou ou reconheceu a existência de uma hipótese de afastamento temporário das funções parlamentares, a despeito da reconhecida falta de norma constitucional que autorizasse (expressamente) a medida", alertaram os três partidos. Depois deste "precedente", segundo o pedido, "o poder judiciário brasileiro conta com uma competência até então não reconhecida de determinar o afastamento temporário de parlamentar de suas funções". O STF deve, segundo os autores do texto, "remeter os autos, dentro de 24 horas, à Casa legislativa respectiva, para que, por voto da maioria de seus membros, resolva sobre a aplicação da medida cautelar substitutiva da prisão". Ao não o fazer, acrescentaram, o STF está retirando do legislativo uma "importante prerrogativa protetiva de sua autonomia institucional". Traduzindo: virou fiofó de mãe chica.

A frase: “Não confunda agrotóxico com defensivo agrícola”. Luiz Girão, empresário sobre projetos confundindo alhos com bugalhos na Assembleia do Ceará.



Aquela menina, a Bruna...(Nota da foto)
A atriz e escritora Bruna Lombardi foi convidada para assumir a Secretaria de Cultura, e não aceitou. “Fico grata pelo convite, mas não tenho pretensões políticas e estou envolvida com meus projetos profissionais”, disse. Recatada e do lar?

Sobralense técnico
Carlos Hamilton, sobralense, será o Secretário de Política Econômica desse governo interino. Hamilton,  conforme  Meireles, será o formulador da política econômica da gestão.

Ordem unida
Projeto do deputado Cabo Sabino quer que policiais militares e bombeiros não trabalhem mais de 160 horas mensais.

Escravos
Hoje, diz que militares que têm atividades insalubres, trabalham até duzentas horas,próximo ao trabalho escravo.

Aliás...
Há, no ar, um certo tom de continuidade do que chamam de Golpe na Câmara dos Deputados em Brasilia. Deputados querem que Waldir Maranhão renuncie para novas eleições.

Ficou esquisito
Sócio e presidente de um banco público foi convidado e aceitou ser presidente do Banco do Central do Brasil. Cabe a perguntar do leitor: Isso pode, Arnaldo?

Agora vai
O deputado Heitor Férrer recebeu,na Assembleia, Célio Studart, presidente da executiva do Solidariedade em Fortaleza, partido presidido no Ceará pelo deputado federal Genecias Noronha.

O leriado
Diz o release do gabinete do dep.Heitor, que a conversa foi em torno de uma composição entre PSB e Solidariedade com vistas à disputa pela Prefeitura de Fortaleza. 

Fartura na Praça
A Orquestra Jacques Klein, do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, abre a programação cultural da segunda edição do Festival Fartura Fortaleza, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, na Praça das Flores.A apresentação da orquestra acontece às 13h, no dia 21.





Nenhum comentário:

Postar um comentário