Agora, desde o Cairo

Ministro egípcio: "Terrorismo é mais provável do que falha mecânica"

O voo que fazia a ligação Paris - Cairo desapareceu durante a madrugada. Governo confirmou presença de português no voo
O ministro egípcio da Aviação Civil, Sherif Fathy, admitiu perante os jornalistas numa conferência de imprensa que o "terrorismo é mais provável do que uma falha mecânica". A queda do avião da EgyptAir esta madrugada levou a uma enorme operação de buscas no Mediterrâneo perto de várias ilhas gregas. "Se analisarmos bem a situação, a possibilidade de ter um ataque terrorista é maior do que a de ter um problema técnico", afimou o ministro. A sua afirmação vai de encontro ao que dizem vários especialistas.
O presidente francês François Hollande confirmou que o avião da EgyptAir que fazia a ligação entre Paris e o Cairo se despenhou no Mediterrâneo. O voo MS804 desapareceu dos radares durante a madrugada, com 56 passageiros e 10 membros da tripulação a bordo - incluindo um passageiro português.
Em declarações aos jornalistas, Hollande disse que "infelizmente, as informações confirmam que este avião se despenhou". Hollande, que convocou uma reunião de emergência após a notícia de que o avião, que partira de Paris com 15 franceses a bordo, disse ainda: "É o nosso dever descobrir o que aconteceu. Nenhuma hipótese é privilegiada, nenhuma é descartada. (...) Logo que se estabeleça a verdade, tiraremos as nossas conclusões, seja um acidente ou um ataque terrorista".
O último contacto com o MS804 foi às 2.45 locais (1.45 em Lisboa) pouco depois de este ter entrado no espaço aéreo egípcio sobre o Mediterrâneo, 280 km a norte da costa do Egito.
A agência Reuters avançava por volta das 14.00 em Lisboa que possíveis destroços tinham sido descobertos a cerca de 100 quilómetros a sudeste do local onde o avião tinha desaparecido do radar. Uma equipa grega tinha encontrado dois grandes pedaços de plástico a flutuar no bar, brancos e vermelhos.
1 / 11
Equipas de busca e resgate foram mobilizadas para procurar o avião, em coordenação com as autoridades gregas. A agência noticiosa Agence France Presse escreve, citando fonte aeroportuária, que o avião se despenhou perto da ilha grega de Cárpatos. A Reuters escreveu que as autoridades gregas e egípcias estavam a investigar o testemunho de um capitão de navio que vira uma "chama no céu" perto da hora do desaparecimento do MS804, também a sul da ilha de Cárpatos.
A bordo seguiam pessoas de 12 nacionalidades, incluindo um passageiro português, segundo informou a companhia aérea. O governo português já confirmou que existia uma pessoa de nacionalidade portuguesa a bordo do avião, um homem de 62 anos que trabalhava em Joanesburgo, na África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário