Comitê vai funcionar.

Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza audiência no Bom Jardim nesta terça-feira (29/03)

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza nesta terça-feira (29 de março) uma audiência pública territorial no Grande Bom Jardim, em Fortaleza. O encontro será a partir das 18 horas, na Escola Estadual de Educação Profissional Ícaro Moreira de Sousa (Rua José Martins, 2002 - Granja Lisboa) e deve reunir moradores dos cinco bairros que integram o Grande Bom Jardim - Siqueira, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Bom Jardim.

O objetivo é ouvir das pessoas a opinião acerca do que aproxima e o que poderia afastar meninos e meninas da violência que os leva ou a matar ou a morrer, a partir das realidades onde vivem. O Comitê tem como presidente o deputado estadual Ivo Gomes (PDT) e, como relator, o deputado Renato Roseno (PSOL).

Audiências territoriais também serão realizadas no Vicente Pinzon, Jangurussú e Barra do Ceará, além de cidades do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com os maiores índices de homicídio na faixa de 10 a 19 anos – sendo um de cada macrorregião cearense.

Os debates e sugestões oriundos das audiências, junto com as considerações resultantes de seminários temáticos e com o resultado da pesquisa de campo que buscará compreender as dinâmicas – no âmbito individual, familiar, comunitária e institucional – que levaram crianças e adolescentes a serem vítimas ou a cometerem homicídios serão a matéria-prima para a elaboração de um relatório com recomendações para a superação do atual quadro. O documento será entregue aos gestores públicos municipais e estadual e às entidades do sistema de garantia de diretos.

Números – Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)/Secretaria Municipal de Saúde mostram a escalada da violência letal na adolescência em Fortaleza, em uma proporção que supera os homicídios entre adultos: em 2000, foram assassinados na capital cearense 95 pessoas com idades entre 10 e 19 anos. Passada uma década, o número já era 312. Em 2013, chegou a 635; e a 600 em 2014 e 429 em 2015 – mais da metade de todos as mortes nessa faixa etária em todo o Estado, em 2015 (817, segundo dados da SSPDS).

Sobre o Comitê – O Comitê é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criada com o objetivo de compreender o fenômeno da violência entre os jovens – com foco na faixa etária de 10 a 19 anos – para elaborar propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário