Coluna do blog



Meninos, não vi
Como desejava e até previra, não fui a Cuba. Passei ao largo. A caminho de Los Angeles, parei em Miami por pobres 4 horas, sem tempo de deixar as instalações aeroportuárias. Não sem antes especular sobre as eleições do fim do ano. Saí perguntando quem vai ficar no lugar de Obama. Dá Hilary disparado, sem chances pro doidão do Trump. Mas, e a avaliação dele que ganhou tanto voto no partido dele pras primárias? Ele encheu o saco do partido dele, os republicanos, imagina o que não encheu pro povo do outro lado, os democratas e os que ele disse, e jurou, que deixaria à margem ou até expulsaria da América, tipo latinos, cubanos, negros, muçulmanos e o diabo a quatorze. E esse país aqui é feito por quem? Quem limpa a caca, faz a colheita, conta as verdinhas no banco, guia o táxi, faz o ônibus brilhar? Faz o contrabando? Quem? O malucão perderia feio hoje e perderá mais feio ainda quando encarar a sra. Clinton na bila do olho azul dela. Mas o que queria mesmo dizer, a partir do título desta coisa é que não vi Obama em Cuba e isso deu uma enorme dor de corno. Assisti grandes momentos da vida cubana nos últimos 50 anos.  Fui ouvinte assíduo, lá atrás na distante juventude, da Rádio Havana, em 13, 19, 25 e 31 metros das ondas curtas do velho Philco, a válvula, que tinha à minha disposição. Depois, vi o primeiro Papa ir à Ilha e na cara de Fidel, eu bem pertinho, dizer: Que Cuba se abra ao mundo e que o mundo se abra a Cuba. E vi o quanto emocionado estava o velho ditador, estudante de seminário católico. Depois vi o segundo Papa em Cuba e vi a mudança de comando de Fidel pra Raul. E fui ao interior e lá, vi tudo. Fui responsável pela comunhão, numa sexta feira da Paixão, como a que acabamos de viver,de vetusta comunista e se arrepender e derramar lágrimas aos pés da padroeira de Camaguay. Soube, estando lá, de profissionais de alto coturno sair da cama na madrugada pra oferecer seu ninho ao amor proibido de uma ginetera que lhe deixava US$50,00 por meia hora. Vi mais.Muito mais. Mas não vi Obama descer do USForce Onde, no aeroporto José Marti, onde pousei mais de 30 vezes ao longo do tempo. Não vi meninos e isso da em mim uma enorme dor de cotovelo que,acho, só vai passar quando voltar lá e souber das novidades. Quero saber se Obama foi mesmo a Havana. Tomou bença pro Cardeal, tomou. Aperto a mão de Raul, apertou. Discursou e foi ao agressivo escritório de interesses americanos no centro da cidade, foi. Mas será que Obama tomou pelo menos um morrito na Bodeguita Del Medio? Será que Obama fez uma parada no Comedor de Aguiar pra comer um rabo encendido, no Hotel Nacional? E comeu um helado ao lado do cinema? Passeou a pé no Malecon cantado pelas meninas? Dançou salsa, ou son, como chamam a musica cubana, no cabaré do hotel Meliá? Se não fez nada disso, não foi a Havana. Eu fui.

A frase: “Vamos orientar aos gestores sobre as dez principais ações que não podem ser cometidas neste ano de eleição, como por exemplo: não poder contratar pessoal; deixar dívida pro outro; realizar concurso; fazer promoções de brindes”. Chico Aguiar, presidente do TCM ensinando Prefeito a ser honesto.

Elas tão que tão (Nota da foto)
A nova diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) será empossada no próximo dia 31 de março, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza. A Engenheira Agrônoma Maria Helena de Araújo foi eleita como presidente da entidade para o triênio 20016/2019 e para a vice-presidência, a Engenheira Eletricista Thereza Neumann. O Senge-Ce será o único sindicato  do Brasil, na área da engenharia, a ser composto por duas mulheres, na direção. 

Tem diferença
O Ceará vai produzir defensivos orgânicos para uso em culturas agrícolas, com foco na fruticultura. Defensivo agrícola fica no meio do caminho entre  agrotóxico e nada.
No Icapui
A fábrica dessa indústria que promete estar na ativa até o fim do ano é em Icapuí onde começou,faz anos, uma mini revolução na administração pública do interior cearense.

Reserva de pasto
Depois dos criadores de tilápia no Castanhão, migrando pro Piauí, agora é a vez dos criadores de boi. Já há gente contratando pasto no vizinho pra levar seu gado.

Aliás...
Essa sempre foi uma prática de pecuaristas como o saudoso e carismático Zé Prado. Quando a seca apertava levava seu gadinho pro Piauí e até pro Maranhão.

Inauguração
A TAM inaugura hoje seus novos voos diretos de Fortaleza para Miami. Ao invés de um voo sexta feira, agora serão dois. Um terça,outro quarta feira. Diretão.Bate e volta.

Vantagens
Esses voos da TAM têm a vantagem de permitir conexões tanto de lá pra cá, como daqui pra lá, face os horários. Chegarão aqui de manhã e lá, de tarde. Bons pra seguir adiante.

Perigo
Obama foi a Cuba. Passou um bom tempo curtindo as comunistadas da Ilha. Os Coxinhas estão falando que o perigo agora é Obama virar comunista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário