Coluna do blog



Não aprendem nunca

Diálogo – No velho e querido aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Tancredo Neves e Magalhães Pinto, tradicionalíssimos adversários de PSD e UDN encontram  em horários de voos bem próximos um do outro. Educadas raposas felpudas da vida política brasileira, vão aos cumprimentos ante olhares observadores da cena. Ao aperto de mãos, Tancredo pergunta: - Como vai Magalhães?(Era cumprimento, não pronde vais) – Vou pro Rio, Tancredo. – Boa viagem, diz o mineiro de São João Del Rei. E, virando-se para um auxiliar que o acompanha vaticina: - O Magalhães vai pro Rio mesmo. Ele quer que eu acredite que ele vai pra São Paulo, mas vai mesmo é pro Rio. Esse mesmo Tancredo, que tantas vezes tratou a mim com carinho e fina atenção, ensinava que telefone é só pra marcar encontro em lugar onde nunca se vai. E ensinava isso quando o grampo não era cibernético e não existia esses trambolhos fabulosos conhecidos como Guardião que, dizem, tem bem uns três instalados no Ceará.  Por sinal, 1984, de George Orwell, denunciou as mazelas do totalitarismo e tornou-se um dos mais influentes romances do século 20. Foi concluído em 1948.  De modo profético, George Orwell abordou temas relevantes como a quebra da privacidade. O Grande Irmão está de olho em você. Será que essa gente não aprende nunca?


A frase: “...a classe dominante usa os meios de comunicação para insuflar o ódio a tudo aquilo que apareça como um entrave ao seu domínio. Mentiras e preconceitos, repetidos e repetidos, provocam a insurgência do fascista em potencial, aquele que no íntimo do seu ser precisa de um líder, um patrão, um chefe, alguém autoritário e mandão para definir os caminhos. Ele mesmo não se sente seguro em definir seu próprio rumo”. Eliane Tavares - Jornalista do Instituto de Estudos Latino-americanos/UFSC


Maracatu comunista (Nota da foto)
O PCdoB, partido mais antigo do Brasil, completará 94 anos de existência no próximo dia 25,sexta feira Santa. Para comemorar a data, o comitê estadual do partido no Ceará fará festa “Corações Livres” no próximo sábado, a partir das 9 horas, na Praça da Gentilândia. Haverá muita música, barracas com comidas típicas, capoeira, maracatu, lazer para crianças, artesanato e alegria, em clima de fraternidade.  “Será um contraponto importante para o clima de ódio que a elite brasileira tenta instalar no país”, destacou um dirigente comunista.

A notícia
Diz a nota enviada para a turma do Garantido: “Moses Rodrigues, avalizado por Eunício, disputará a Prefeitura de Sobral”. Deve ser enorme a influência do senhor Eunício Oliveira na Praça João Pessoa.

Segundão
Com a chegada de Walter Cavalcante que largou o PMDB, o PP passa a ser o segundo maior partido na Assembleia do Ceará. Maior que o PP só o PDT.Mas são alinhados.

Chegando
Como esta coluna publicou, o dólar, na relação com o real, aforamente a crise política, está chegando no patamar aqui previsto; beirando os R$3,50. Ou é só a especulação.

O pão de coco
Pra quem gosta é um prato vazio. O pão de coco subiu com a proximidade dos dias da Semana Santa. Até o Mosteiro de São Bento deu uma pedaladinha no que nos oferece aos domingos.

Brasil nos EUA
O Brasil foi citado quatro vezes pela assessora de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, em discurso feito em Washington, durante solenidade sobre as transformações que ocorrem no momento no Hemisfério Ocidental.

Resiliência
Em uma das vezes, a assessora do presidente Barack Obama fez referência ao atual momento político brasileiro: “Para navegar neste momento desafiador, os brasileiros devem contar com a força de suas instituições democráticas e sua resiliência como um povo”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário