Camilo e RC16 vão à praia agora de manhã

Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado lançam projeto Praia Acessível na Praia de Iracema

O projeto Praia Acessível tem como objetivo promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia

Idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida poderão ter acesso à praia a partir desta quinta-feira (31), às 9 horas, na Praia de Iracema, em Fortaleza, quando será lançado o “Praia Acessível”. Com idealização do Governo do Estado, o projeto será executado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e funcionará de quarta a domingo, de 9h às 14h. O lançamento contará com a presença do governador Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e das primeiras-damas do Estado e do município, Onélia Leite Santana e Carol Bezerra respectivamente.

A iniciativa oferecerá espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso do público-alvo ao mar. O local ainda conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. O investimento realizado pelo Governo do Estado em equipamentos é de aproximadamente R$ 400 mil. Já a Prefeitura será responsável pela infraestrutura e logística.

A coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, Isabele Cavalcante, ressalta que a implantação do projeto é baseada em experiências exitosas no País, como no Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. “Nós tivemos a oportunidade de conferir de perto a estrutura e o funcionamento de projetos em Pernambuco e no Rio de Janeiro”, destaca. Ela cita ainda que o projeto foi construído após ouvir as demandas do segmento. “O Governo do Estado teve um cuidado de construir essa ação muito pautada junto com a pessoa com deficiência. A gente passou mais de um ano realizando estudos, visitas, estudando, consultorias, e levamos essas pessoas para participarem e estarem nessa sociedade inclusiva”, completa.

Na primeira fase, o projeto será desenvolvido em frente ao Hotel Sonata, parceiro na ação e que disponibiliza banheiro adaptado, depósito para guardar material e cinco vagas de estacionamento para pessoas com deficiência destinadas ao público participante da iniciativa. De acordo com Isabele Cavalcante, há previsão de uma nova estação do Praia Acessível fora da Capital. Ela afirmou que está em fase de diagnóstico e até julho será anunciado o próximo município a receber a ação.


Capacitação

Cerca de 20 guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e 15 técnicos da Prefeitura foram capacitados para atuar no Praia Acessível. O projeto iniciará com 20 monitores que acompanharão as atividades, entre guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, técnicos da Prefeitura e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza. Duas turmas foram treinadas com aulas teóricas e práticas no local.


Prefeitura de Fortaleza
Por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), foram rebaixados dois pontos do calçadão com instalação de rampas acessíveis, além de uma faixa de pedestre. O local conta ainda com vagas públicas exclusivas para cadeirantes e com a primeira academia ao ar livre de Fortaleza, com uma estação de exercícios físicos voltada exclusivamente para cadeirantes. O equipamento, instalado pela Secretaria Regional II, possui aproximadamente 50m² e está localizado de frente para o mar, com o objetivo de estimular a prática esportiva e hábitos saudáveis.

Serviço
Lançamento do Projeto Praia Acessível
Data: 31/03/2016
Horário: 9 horas
Local: Aterrinho da Praia de Iracema (em frente ao Hotel Sonata de Iracema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário