Um dia pra marcar no constitucionalismo

A Medalha Mérito de Contas, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, será concedida ao Jurista Paulo Bonavides, escritor e professor emérito da Universidade Federal do Ceará. A proposta, apresentada pelo presidente Edilberto Pontes, foi aprovada por unanimidade pelo colegiado da Corte de Contas, na terça-feira (2/2).
 A solenidade de entrega da comenda está marcada para o dia 17/2, às 10h30, no Plenário do Edifício 5 de Outubro.
 “A homenagem do TCE ao jurista Paulo Bonavides é um reconhecimento ao maior constitucionalista brasileiro, um grande orgulho para o Estado do Ceará”, disse o conselheiro Edilberto Pontes. Para Rholden Queiroz, vice-presidente da Corte, a obra de Paulo Bonavides é impressionante e inovadora.

Conto-lhes eu - Um dia, na companhia do Embaixador Paes de Andrade e do professor Paulo Bonavides, visitei a Universidade de Lisboa. Bonavides faria uma palestra sobre constituição num auditório para 100 pessoas. De repente uma enchente de estudantes abarrotou o auditório. Ficou sem condições e a palestra ser dada.
Transferiu-se imediatamente o evento par a um outro auditório, este com mais de 800 lugares. Ficou igualmente lotado, botando gente peloladrão.
É que, quando se anunciou que Paulo Bonavides faria palestra na Casa, todos os cursos se assanharam para ouvir o gênio das constituições.
Não foi diferente em Coimbra. Vi um dos mais importantes constitucionalistas do mundo ficar menor que Bonavides, este sim, um grandão no meio, ceder ao "quase" anonimato. JJ Gomes Canotinho, um mestre de reconhecimento mundial levou-em seu seu BMW verde musgo da Universidade de Coimbra até a OAB na cidade. O lugar pra umas duzentas pessoas recebeu mais de quinhentas para ver Paes de Andrade e Paulo Bonavidades lançando o livro dos dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário