Selo contra a "mosquita"

Selo UNICEF terá ‘ponto extra’ para municípios que realizarem mobilização contra Aedes aegypti

A edição 2013-2016 do Selo UNICEF Município Aprovado aproxima-se do final, quando serão conhecidos e certificados os municípios que mais apresentaram avanços em indicadores nas áreas da infância e adolescência.
Este ano, excepcionalmente, devido ao aumento dos casos de microcefalia possivelmente relacionados à infecção pelo vírus zika - transmitida pelo Aedes aegypti, o UNICEF concederá um ponto extra àqueles municípios que comprovarem que estão desenvolvendo ações efetivas de combate à proliferação do mosquito.
A novidade será apresentada durante o último ciclo de capacitação desta edição, nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Fortaleza, e integra as estratégias de mobilização do UNICEF no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite dengue e chikungunya.
A nova ação não altera as regras do Selo: permanece a necessidade dos municípios de atingir 19 pontos, mas agora, em vez de 27 ações estratégicas, eles podem escolher entre 28. O lançamento dessa mobilização contará com a presença de autoridades da área de saúde e com a distribuição de material de comunicação da campanha realizada pelo Governo do Estado do Ceará.
O UNICEF produziu e disponibiliza em seu site (http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_32090.htm) materiais informativos sobre o combate ao Aedes, além de spots de rádio e dicas de prevenção que podem ser reproduzidas pelos municípios. Os casos notificados de microcefalia aumentaram mais de 8 vezes em apenas alguns meses, comparando com a média histórica nacional, por isso é importante a mobilização dos municípios para preservar o direito das nossas crianças de sobreviver e se desenvolver.
Serviço: Capacitação do Selo Unicef
Local: Auditório Celso Furtado – Banco do Nordeste - (Avenida Pedro Ramalho, 5700 - Passaré, Fortaleza - CE), das 8h às 17h
O lançamento de mobilização contra Aedes aegypti nos municípios, com a presença de autoridades, será a partir das 8:30h

Nenhum comentário:

Postar um comentário