Eleições presidenciais americanas


Democrata Sanders e republicano Trump vencem em New Hampshire

Senador Sandres diz que esultado indica que EUA desejam 'mudança real'.
Bilionário promete fortalecer Forças Armadas e fazer país 'grande de novo'.

Do G1, em São Paulo
Bernie Sanders faz pronunciamento após vitória em New Hampshire (Foto: J. David Ake/Reuters) 
Bernie Sanders festeja após vitória entre os democratas em New Hampshire (Foto: J. David Ake / Reuters)
O senador Bernie Sanders venceu a primária do partido Democrata no Estado de New Hampshire, realizada na terça-feira (9), impondo uma expressiva derrota a Hillary Clinton na disputa pelo posto de candidato da legenda a presidente dos Estados Unidos nas eleições deste ano. Do lado republicano, a vitória foi do bilionário Donald Trump, favorito na corrida em seu partido.
Com 92% dos votos apurados, Sanders tinha 60% ante 38% de Hillary, segundo a CNN. Trump tinha 35%, mais que o dobro  do segundo colocado, o governador de Ohio, John Kasich, que atingia 16%. O senador Ted Cruz, que havia vencido a disputa em Iowa, em 1º de fevereiro, estava em terceiro lugar com 11%.
Sanders, que se define como um socialista democrata, afirmou que sua vitória indica que os norte-americanos desejam “uma mudança real” e é mais um passo numa "revolução política” que ele avalia ocorrer nos EUA.
"Nós mandamos uma mensagem que vai ecoar de Wall Street a Washington, de Maine à Califórnia: o governo de nosso grande país pertence a todos e não apenas a um punhado de financiadores de campanha", disse o senador por Vermont.
A fala é uma referência aos milhões de dólares injetados nas campanhas eleitorais norte-americanas, especialmente por meio dos comitês de apoio conhecidos como Super PACS - que não precisam revelar a origem dos recursos. Até janeiro, Hillary havia arrecadado US$ 163,5 milhões, mais do que o dobro dos US$ 75,1 milhões de Sanders.
Juventude
Pesquisas de boca de urna apontam que a vitória de Sanders foi ancorada nos votos de eleitores que se disseram preocupados com a desigualdade e a corrupção na política. O senador também teve expressivo apoio entre as mulheres, especialmente as mais jovens, segundo o jornal "The New York Times".
Hillary, considerada favorita no partido Democrata, reconheceu ter tido problemas em conquistar votos dos mais jovens – Sanders obteve 83% entre os que têm 18 a 29 anos, segundo a CNN – e apelou aos eleitores negros e latinos após a derrota. O chefe de campanha da ex-secretária de Estado, Robin Mook, afirmou que “vai ser muito difícil, se não impossível”, para um democrata vencer a nomeação sem grande apoio nesses dois grupos.
"As pessoas têm todo o direito de estar irritadas, mas elas também estão com fome, fome de soluções", afirmou Hillary. “Eu vou trabalhar mais do que todos para fazer as mudanças que tornam a vida melhor.”
Trump confirma favoritismo
Donald Trump faz pronunciamento de vitória em New Hampshire (Foto: Jim Bourg/Reuters)Republicano Donald Trump faz pronunciamento de vitória em New Hampshire (Foto: Jim Bourg / Reuters)
A vitória em New Hampshire consolida o favoritismo de Donald Trump entre os republicanos. O bilionário lidera as pesquisas no partido com um discurso de fortalecimento das Forças Armadas e combate à imigração ilegal.
"Nós vamos fazer nossas Forças Armadas tão fortes que ninguém vai mexer conosco”, disse Trump, que reiterou a promessa de construir um muro na fronteira dos EUA com o México.
O bilionário também prometeu garantir o direito dos norte-americanos de se armarem, num momento em que o presidente Barack Obama, um democrata, tem proposto aumentar os controles sobre a posse e o porte de armas no país.
De acordo com a TV ABC, Trump venceu pois conseguiu grande apoio entre os eleitores republicanos que buscam um candidato de fora do sistema político tradicional, estão irritados com a administração de Barack Obama e estão preocupados com a economia e o terrorismo. As pesquisas apontam também que 2/3 dos eleitores apoiam a proposta do bilionário de proibir temporariamente a entrada de muçulmanos nos EUA.
Disputas seguem até junho
New Hampshire foi o segundo estado norte-americano a realizar as prévias para as eleições presidenciais de 2016. Em 1º de fevereiro, os eleitores de Iowa deram vitória ao senador Ted Cruz no partido Republicano e a Hillary Clinton no Democrata.
Até junho, todos os 50 Estados realizarão as disputas. Os próximos são Carolina do Sul e Nevada, onde a decisão ocorre em 20, 23 e 27 de fevereiro.
O cenário na Carolina do Sul é favorável a Trump, mas não a Sanders. O bilionário tem 36% das intenções de voto entre os republicanos, ante 19,7% de Ted Cruz, que ocupa a segunda posição. O senador democrata, por outro lado registra 32,5%, pouco mais da metade dos 62% de Hillary, que também leva vantagem em Nevada. Os dados são uma média das pesquisas de intenções de voto monitoradas pelo site Real Clear Politics.
A eleição presidencial nos EUA é indireta, realizada por 538 delegados eleitorais, distribuídos pelos Estados conforme sua população. Em 48 dos 50 estados americanos (as exceções são Maine e Nebraska), o candidato vitorioso nas prévias recebe todos os votos dos delegados desses estados. Ganha a votação o candidato que somar ao menos 270 delegados
Neste ano, a eleição ocorre em 8 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário