Bom dia

A paixão pela agropecuária, herdada do avô e do pai, transformou a vida do jovem Alexandre Rodrigues Guimarães Silva, 21 anos. O costume de cruzar nove quilômetros até a propriedade rural da família, localizada no município de Limoeiro do Norte (CE), todos os dias, estreitou os laços do menino com a terra. “A gente sempre manteve o elo com a agricultura, mesmo morando na cidade. Quando eu via o meu pai trabalhando nesse meio, fui me enveredando”, conta.
Em 2013, ele conseguiu financiar o primeiro projeto de irrigação da propriedade. “No ano de 2012, começamos a sofrer muito com a seca. Foi então que eu ouvi falar do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Fui ao banco e procurei o gerente para saber se eu me enquadrava. Hoje o recurso já foi aplicado e estamos modernizando a nossa produção”, lembra Alexandre.
O sistema de irrigação, adquirido há dois anos pelo Mais Alimentos, era para viabilizar a produção de bananas. “Ainda estamos na fase inicial do projeto, mas, futuramente, quero investir mais na produção de outras frutas. Tenho bastante interesse na plantação de coqueiros. As pessoas falam muito bem dessa cultura e eu acho bastante viável nessa região”, comenta.
Além da agricultura, Alexandre foca também na produção de gado de corte. Por isso, não pensou duas vezes em fazer um novo financiamento para irrigação. “Esse recurso possibilitou a melhoria da qualidade do pasto e a diminuição no gasto de água, reduzindo os custos de produção”, explica. Hoje, a propriedade já conta com 30 animais.
Mas não foi só o crédito que impulsionou a mudança na unidade produtiva. A escolha profissional também contribuiu na ampliação dos sonhos do jovem produtor. Ele está na metade do curso de Agronomia, ministrado no Instituto Federal, e já tem aplicado os conhecimentos adquiridos em sala de aula na fazenda da família. “Consigo ver o que estava fazendo certo ou errado, e o que posso fazer para melhorar ainda mais”, afirma.
Ao olhar para trás e ver tudo o que já conquistou, um sentimento é latente: orgulho. “Hoje estamos no começo, na fase de investimento. Mas, quando chego à propriedade e lembro como era antes e como está agora, me bate um sentimento de orgulho. Dá mais vontade de trabalhar”, confessa.
Você sabia?
Que no Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015, os jovens passaram a contar com mais possibilidades de acesso ao crédito do Pronaf? O número de operações permitidas aumentou de uma para três. O limite é de até R$ 15 mil por contrato (totalizando R$ 45 mil). Os encargos financeiros são de 1% ao ano e o prazo para pagamento é de até 10 anos, com até cinco de carência.
E para discutir e priorizar propostas para juventude o Ministério do Desenvolvimento Agrário promove, de 23 a 25 de fevereiro, a ‘Oficina de Diálogo sobre o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural’. A proposta é articular as políticas públicas, atualmente existentes no governo federal, e elaborar novas iniciativas que promovam qualidade de vida, acesso à terra, geração de trabalho e renda, além da efetivação de direitos, criando condições para permanência desses jovens no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário