Caçando ganho

Camilo vai a Brasília em busca de verba para Ceará

O governador Camilo Santana (PT) cumpriu, ontem, extensa agenda em Brasília, com o objetivo de conseguir mais recursos e projetos para o Ceará. Pela manhã, Camilo participou de reunião com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, acompanhado do titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), André Facó, e do secretário-adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Seinfra, Renato Rolim, em que, na ocasião, foram prospectados recursos para ampliação da produção de energias renováveis no Ceará.
camilo com ministro das minas
Na parte da tarde, o governador esteve ainda com o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner; Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto; com o secretário especial da Previdência Social, Carlos Gabas, como também participou da reunião com o procurador-geral da Fazenda Nacional, Fabrício da Soller, em que segundo o próprio governador, em sua página no Facebook, tratou, entre outros assuntos, de empréstimos para o Estado.
Com relação à ampliação da produção de energias renováveis no Ceará, Camilo afirmou que “o Ceará muito potencial para aumentar a nossa produção, não apenas no litoral, mas também no interior do Estado. Pretendemos inserir, inclusive, a região das serras na produção”.
O secretário André Facó ressaltou que a ideia foi apresentar a situação atual da infraestrutura de conexão do Estado e as potencialidades, além de apresentar alternativas de curto prazo para minimizar a dificuldade de novos projetos. “Saímos de lá com compromisso da Chesf realizar os investimentos para a subestação de 230kV de Maracanaú, além de estudar a possibilidade de agilizar obras de linhas de transmissão de 230 e 500kV, que viabilizariam conexão para quase 4GW de projetos eólicos já desenvolvidos”, concluiu o secretário.
Desde junho de 2015, conforme o governador, o Governo do Estado trabalha de forma estratégica nas discussões sobre as questões energéticas, por meio da Seinfra e da Secretaria Adjunta de Energia, Mineração e Telecomunicações. Com foco no setor de energias renováveis, a pasta visa atuar na formulação e na implementação de planos estratégicos e de políticas ligadas ao setor, estabelecendo objetivos, diretrizes e estratégias para garantir a atração de investimentos necessários ao desenvolvimento da cadeia produtiva da área.
De acordo com o Estado, o Ceará colabora com a matriz energética do Brasil, contando com 3.197 megawatts – MW de capacidade instalada de geração de energia elétrica. A potência está acima do consumo do Estado, que é, em média, de 1.800 MW.
VLT e MCMV
Ao se reunir com o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, o governador tratou de projetos como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a expansão do Minha Casa, Minha Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário