domingo, 31 de maio de 2015

Barbalha: Camilo Santana participa de abertura oficial da festa de Santo Antônio

http://mail.uol.com.br/attachment?msg_id=MTYwODMz&ctype=IMG+STANT+7.JPG&disposition=inline&folder=INBOX&attsize=1557162
O governador Camilo Santana, sua esposa, a primeira-dama Onélia Leite de Santana, e a vice-governadora Izolda Cela participaram da celebração.

"Santo Antônio viveu sua fé e, por isso, se tornou santo. Portanto, vamos celebrar o amor de Deus em nossas vidas evangelizando nossos irmãos". Com essas palavras, o padre Leomar Leon deu início a missa de abertura dos festejos de Santo Antônio, na Igreja Matriz de Barbalha, na Região do Cariri. O governador Camilo Santana, sua esposa, a primeira-dama Onélia Leite de Santana, e a vice-governadora Izolda Cela participaram da celebração, juntamente de sua comitiva.

Camilo Santana falou da tradição de participar dos festejos e do orgulho para os cearenses de possuírem uma festa tão rica culturalmente. "Essa é uma das festas mais populares e tradicionais do Nordeste, que reúne pessoas de todos os Estados. Isso é motivo de orgulho para o Ceará. Eu, que desde menino participo, não poderia deixar de estar aqui hoje" disse o governador, bastante feliz.

A festa de Santo Antônio, que é um evento único no país, teve início neste dia 31 e vai até o dia 13 de junho. A programação contou com o desfile de grupos folclóricos, da Igreja Matriz ao Largo do Rosário, e o carregamento do Pau da Bandeira, que possui 22 metros de comprimento, um peso de 22 toneladas e percorrerá 6 quilômetros de distância. O mastro será fincado em frente à Igreja Matriz com a bandeira do santo.

O secretário da Cultura, Guilherme Sampaio, falou sobre a festa e aproveitar para anunciar a abertura do Ceará Junino 2015. "Essa festa é uma expressão forte da diversidade, da riqueza, da beleza e da cultura popular cearense. Por essa razão, nos escolhemos para anunciar, oficialmente, a abertura do Ceará Junino 2015, que receberá o investimento de R$ 2,6 milhões do Governo do Estado", informou.

Para a comerciante Lúcia Furtado, esse é o momento de ganhar um dinheiro extra e acrescentar na renda da família. "Me programo o ano todo pra essa festa e sempre tenho um lucro acima do esperado. E esse ano não vai ser diferente, pois a tendência é aumentar o número de espectadores e, com isso, crescer minhas vendas", afirmou, bastante confiante.

Estavam presentes, ainda, os secretários Élcio Batista (Gabinete do Governador), Josbertini Clementino (STDS) e Dedé Teixeira (SDA), o deputado federal José Guimarães, o suplente Sineval Roque, o prefeito de Barbalha, José Leite, além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Renato Roseno discute no Crato os impactos do Projeto Cinturão das Águas

O Cariri recebe a primeira audiência pública no interior do Estado da atual legislatura da Assembleia Legislativa. Nessa segunda-feira, 1º de junho, o mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) estará na Câmara Municipal do Crato para discutir o andamento do Projeto Cinturão das Águas e a situação fundiária das comunidades afetadas pela obra. A audiência pública integra a programação alusiva à Semana do Meio Ambiente no Ceará.

Parece que agora tem um Secretário de Cultura no Estado


Festa de Santo Antônio de Barbalha começa neste domingo, com cortejo de grupos tradicionais populares e carregamento do Pau da Bandeira, marcando a abertura dos festejos juninos do Ceará

A tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, a Festa do Pau da Bandeira, começa neste final de semana, marcando a abertura dos festejos juninos do Ceará. Com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a festividade popular anual faz parte da diversidade cultural do povo cearense e marca a abertura dos festejos juninos no Estado.

A abertura da edição 2015 da festa será neste domingo, 31/5, às 9 horas, com a missa na Igreja Matriz, cercada por quase 60 grupos de cultura tradicional popular que seguirão em cortejo pelo Corredor Cultural, um trecho de mais de 3km entre a Igreja Matriz a e Igreja do Rosário. Porém, já neste sábado, 30/5, antecedendo a abertura dos festejos de Santo Antônio, acontece em Barbalha a "Noite das Solteironas", recebendo moradores e visitantes que se preparam para o domingo de festa.

Na tarde de domingo, a festa atinge o ápice das comemorações. Carregadores responsáveis pela escolha e pela derrubada da árvore - este ano, um angico de 23m pesando quase 3 toneladas -, farão o translado e o hasteamento do mastro. Eles são seguidos de perto por uma multidão de foliões, que dançam ao som de banda cabaçais e de vários ritmos.

Entre as tradições populares relacionadas à festa, está o costume de, durante o cortejo do pau da bandeira, as mulheres tocarem o mastro, além de ingerir o chá de sua casca, em uma simpatia para conseguir casamento. O cortejo se encerra com o hasteamento da bandeira, em frente à Igreja Matriz de Barbalha, celebrado com preces e queima de fogos.

Abertura dos festejos juninos

Em 2015, a Festa de Santo Antônio de Barbalha marca a abertura simbólica dos festejos juninos do Ceará, conforme destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio. “As tradições juninas no Ceará são responsáveis por uma enorme movimentação econômica, social e artística. Temos um movimento junino extremamente forte e atuante, com grande participação popular”, destaca o secretário, ressaltando que o Governo do Estado, por meio da Secult, contribui para o fomento às festividades com um investimento de R$ 2,6 milhões, por meio do Edital Ceará Junino, apoiando 100 quadrilhas e 21 festivais.

A ideia de destacar simbolicamente a tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha como a abertura simbólica dos festejos juninos no Ceará surgiu em diálogo entre as secretarias de Cultura do Ceará e de Barbalha, em reuniões realizadas desde fevereiro deste ano.

“A festa em Barbalha costuma reunir mais de 350 mil pessoas a cada edição e tem um amplo significado cultural, artístico e histórico. Abrir simbolicamente os festejos juninos cearenses em Barbalha é uma forma de destacar essas múltiplas vertentes e de reforçar a afirmação do movimento junino no Ceará, sua importância para a cultura cearense”, complementa o secretário Guilherme Sampaio, que estará presente aos festejos neste domingo emBarbalha.

Festejos seguem até julho

Os festejos do Ceará Junino, apoiados através do edital lançado pela Secult, seguirão até a segunda quinzena de julho, com festivais de quadrilhas juninas nas diversas regiões do Estado. Serão ao todo 21 festivais, abrindo espaços de visibilidade e incentivo às quadrilhas e colaborando para levar a tradição às novas gerações. 

A etapa final, com o XVII Campeonato  Estadual Festejo Ceará Junino, será realizada de 16 a 19 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.


Origens da festa

A origem da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, que tem solicitação de tombamento em nível federal em processo de análise, remonta a 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio. Desde então, o carregamento do mastro e o hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo, que se estendem até o dia 13 de junho, tendo adquirido um caráter cultural que a distingue de outras celebrações similares na região do Cariri cearense.

Desde o começo dos anos 70, o Município de Barbalha passou a explorar mais o potencial turístico da festa, com os festejos de Santo Antônio atraindo um número crescente de participantes. Para além do carregamento espontâneo do mastro, bandas e cantores populares se apresentam publicamente nas ruas da cidade entre o dia do cortejo até o dia 13 de junho, além de quadrilhas juninas e outras expressões artísticas.

PRESS-RELEASE – SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ - SECUL

Explicando as coisas

Outro dia andaram perguntando pra cá, o que era, trocando em miudos, a expressão Sabático. É algo que persigo faz tempo, e ainda não consegui tempo pra me dar esse tempo. Mas vejamos o que vem a ser SABÁTICO

Período sabático é uma opção para quem quer se descobrir

Você está angustiado com os rumos da sua vida? Conheça gente que largou tudo para mergulhar em uma jornada de redescoberta e reinvenção

No mundo judaico antigo, um de cada sete anos era destinado por lei ao repouso compulsório. A terra não podia ser cultivada, as dívidas se extinguiam, os escravos conquistavam a liberdade. Não era permitido sequer colher os frutos das árvores. Terminado esse período, conhecido como ano sabático, tinha início um novo ciclo de vida.

Nos dias atuais, o sabático está de novo em evidência, mas agora com um novo significado, de caráter pessoal. A ideia básica ainda é realizar uma pausa prolongada antes de uma nova etapa. Mas já não se trata apenas de deixar a terra inculta. A meta agora é cultivar o espírito, para que algo novo floresça.
Os "sabatistas" de hoje dão uma resposta radical a angústias que são de quase todo mundo: de sentir-se esmagado por uma rotina que deixou de fazer sentido, de ser prisioneiro de decisões tomadas em um passado com qual já não é possível identificar-se, de ter a sensação de que todo novo dia é sempre o mesmo dia, sem conduzir a nada. Diante disso, os adeptos do sabático abandonam afazeres e responsabilidades para mergulhar dentro de si mesmos, em uma jornada de redescoberta e reinvenção.
Nessa nova encarnação, o ano sabático deixou de ser uma obrigação religiosa para virar um sonho acalentado por muitos, ainda que realizado por poucos — bem poucos. Mesmo assim,virou um fenômeno pop, alimentado pelo exemplo de celebridades como a ex-apresentadora do Fantástico Glória Maria e o ex-técnico do Barcelona Josep Guardiola, que renunciaram a suas posições para sair em busca de seu verdadeiro eu.

Trilingue

Os chefes aqui do blog estão avaliando versões em ingles e alemão para as postagens do dia-a-dia. É que o número de acessos diários, em todo o expediente, vindos dos EUA e a Alemanhã supõem tambem americanos e alemães que possa ter alguma dificuldade com a lingua portuguesa. Quem já acessa em portugues poderá inclusive ter a expressão na lingua pátria, se for o caso.
Sorry, periferia!

Dinheiro é pouco. Agora os bandidos levam o cofre, tambem.

Quadrilha explode e foge com cofre de posto bancário no Ceará

Este foi o 32º assalto ou ataque a agências bancárias no Ceará neste ano.
Não há informações sobre o valor da quantia levada. Ninguém foi preso.

Do G1 CE
Um posto bancário do município de Miraíma, a 190 Km de Fortaleza, foi explodida por volta das 00h15 da madrugada deste sábado (30). Este foi o 32º assalto ou ataque a agências bancárias no Ceará neste ano, segundo registros do Sindicato dos Bancários do Ceará. Ataques a bancos incluem explosões de bancos e caixas eletrônicos nas unidades.
De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), cerca de 15 homens invadiram a unidade e fugiram levando o cofre do banco. A explosão deixou a área interna da agência destruída. Não há informações sobre o valor da quantia levada.
Carro incendiado
Ainda segundo informações da Polícia Militar, o grupo chegou em dois carros e quatro motos. Outro veículo ficou dando apoio aos suspeitos na saída da cidade.
A polícia disse que no início da manhã um automóvel foi encontrado queimado na localidade de Carnaúbinha, em Sobral. Em tentativa de localizar os assaltantes, equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Comando Tático Motorizado (Cotam), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), e Comando Tático Rural (Cotar) de cidades vizinhas trabalham nas diligências para encontrar pistas que levem aos suspeitos. Até o início da manhã deste sábado ninguém foi preso.

O dia...


Da janela do meu tugurio.

Ei, bote o 9 na frente


Número de telefones celulares do CE ganham nono dígito neste domingo

Mudança vai afetar 11,9 milhões de aparelhos celulares do estado do Ceará.
Outros quatro estados do Nordeste também recebem a mudança.

O número de telefones celulares do Ceará passam a operar com o nono dígito a partir deste domingo (31). A mudança vai afetar 11,9 milhões de aparelhos no estado. O prazo para a mudança foi estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Além do Ceará, como os DDDs 85 e 88, também terão nove dígitos a partir de 31 maio os estados de Alagoas (DDD 82), Paraíba (DDD 83), Pernambuco (DDD 81, 87), Piauí (DDD 86, 89) e Rio Grande do Norte (DDD 84). Com a mudança, os usuários dos cinco estados devem acrescentar o nove na frente dos números de celulares, que passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. Os números de telefones fixos não precisarão do nono dígito.
Implantação
Na primeira fase de implantação, as chamadas para telefones celulares realizadas com apenas oito dígitos ainda serão completadas para adaptação das redes, mas o usuário ouvirá uma mensagem orientando sobre o novo formato de discagem. Na segunda etapa, o cliente ainda ouvirá uma mensagem de orientação, porém a chamada não será completada. E, após o período de transição, as discagens com oito dígitos não serão mais permitidas.
De acordo com TIM, Oi, Claro e Vivo, quatro operadoras que trabalham no Ceará, os clientes já estão recebendo mensagens de texto informando sobre a mudança na discagem de chamada. Os usuários também tirar dúvidas nos sites das quatro operadoras. A operadora Claro também informou que a implantação do nono dígito vem sendo avisada em mensagens nas contas.
A mudança, que já foi feita nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima, atende a resolução nº 553 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de 14 de dezembro de 2010. O nono dígito na telefonia móvel será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016.
No caso das mensagens de texto, o convívio duplo também acontece até 9 de julho. Depois dessa data, a ausência do nono dígito vai impedir que a pessoa receba a mensagem.
O plano da Anatel prevê que até 2016 todos os celulares do país terão o nono dígito. Essa medida foi adotada devido à escassez da oferta de novos números em grandes centros, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas será estendida ao restante do Brasil para padronizar os números e evitar confusão.

A Mega acumulou de novo


Ninguém acerta e Mega-Sena acumula prêmio de R$ 33 milhões

Veja as dezenas do concurso 1.709:  

                 07 - 19 - 30 - 35 - 42 - 47
 

Quina teve 102 apostas ganhadoras, que levaram R$ 26.620,03 cada.

A quina teve 102 apostas ganhadoras, que levam R$ 26.620,03 cada. Enquanto isso, 6.499 apostas acertaram a quadra e cada uma ganha R$ 596,84.

"Descomendo" as restrições de crédito

Empresários: estímulo a crédito impedirá setor imobiliário de entrar em colapso

O remanejamento de R$ 22,5 bilhões para o crédito imobiliário, anunciado na última quinta-feira (28) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é essencial para impedir que o setor entre em colapso em um momento de alta de juros e de restrições nos financiamentos habitacionais. A avaliação é de economistas e empresários do setor ouvidos pela Agência Brasil.
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, disse que as medidas de estímulo mostram que o governo resolveu interferir para impedir que o setor imobiliário se retraia ainda mais depois de um primeiro trimestre de contração na economia. “O reforço no crédito imobiliário demonstra que o governo resolveu olhar para o setor. Até agora, não tínhamos sinal nenhum de ações do governo”.
Para recuperar a construção civil, no entanto, o governo diz que medidas adicionais são necessárias. “Imaginamos que isso seja só o começo de medidas que ponham o setor novamente nos trilhos. Além do setor imobiliário, é necessário estimular a construção pesada, o que deve vir com o anúncio das parcerias público-privadas, das novas concessões de infraestrutura e da terceira fase do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, acrescentou o empresário.
O economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, aprovou o remanejamento do compulsório – parcela que os bancos são obrigados a manter retida no Banco Central – para o crédito imobiliário. Apesar de a medida beneficiar um segmento da economia, ele considera o estímulo válido para impedir o agravamento da crise no mercado de imóveis.
“Na verdade, o governo favoreceu o crédito direcionado [destinado a setores específicos da economia] contra o crédito livre [para qualquer tomador de empréstimo]. Mesmo assim, a medida é importante para evitar que um setor importante da economia como o mercado imobiliário sofra ainda mais com a elevação da taxa Selic [juros básicos da economia] e estimule os investimentos”, disse.
O economista, no entanto, faz uma ressalva e entende que a retomada dos financiamentos habitacionais depende muito mais das expectativas em relação à economia do que ações isoladas. “As mudanças nas regras podem levar a resultados melhores no setor imobiliário. Pode porque não adianta oferecer crédito se o empresário não quiser investir na construção de imóveis porque a demanda está baixa”.
Diretora comercial do Banco Máxima, especializado em crédito imobiliário, Cláudia Martinez não considera o remanejamento do compulsório a medida mais importante para o setor. Para ela, a ampliação dos prazos mínimos da Letra de Crédito Imobiliário (LCI) de 60 para 90 dias ajudará a fornecer mais capital para instituições financeiras pequenas e médias em tempos de fuga de recursos da caderneta de poupança.
Segundo Cláudia, o alongamento nos prazos ajuda a evitar o uso das LCI como instrumento de especulação e vai canalizar recursos para os bancos concederem empréstimos imobiliários. “As LCI estão sendo cada vez acionadas como um instrumento importante para a manutenção do segmento imobiliário. Elas são uma alternativa à incapacidade do sistema financeiro de suprir a demanda do mercado e manter minimamente a economia em pé”.
As LCI são títulos privados que permitem aos bancos captar recursos para serem emprestados no crédito imobiliário sem recorrerem à poupança. A maior fonte de dinheiro para esse tipo de empréstimo vem da exigência de que 65% dos depósitos na poupança sejam aplicados em crédito imobiliário. No entanto, a caderneta enfrenta a fuga de recursos, com retirada líquida de R$ 29,9 bilhões de janeiro a abril.
A diminuição dos recursos da poupança fez os bancos aumentar os juros dos financiamentos imobiliários. Além disso, a Caixa Econômica Federal, que concentra 70% do crédito imobiliário no país, diminuiu o limite para o financiamento de imóveis usados, restringindo ainda mais o mercado.

A encíclica de Francisco

Encíclica do Papa deverá se chamar 'Laudato sii'

Frase de São Francisco significa "Louvado seja" em Latim

A primeira encíclica exclusiva do papa Francisco, que tratará de meio ambiente e desnutrição, deverá ter como título a frase "Laudato sii" ("Louvado seja", em português).
    Segundo "Il Sismografo", site de notícias religiosas próximo à Santa Sé, a indicação foi dada pelo diretor da Livraria Editora Vaticana (LEV), dom Giuseppe Costa. Tal órgão é o responsável pela publicação dos documentos oficiais da Igreja Católica.
    "Laudato sii" é a frase inicial do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, tido como o texto mais antigo da literatura italiana. Vale lembrar que o santo patrono dos animais e do meio ambiente serviu de inspiração para Jorge Bergoglio escolher seu nome de Pontífice.
    O Papa trabalhou durante meses na encíclica, que deve ser divulgada em junho, e chegou até a pedir ajuda ao teólogo brasileiro Leonardo Boff, que enviara a ele dois pacotes de materiais sobre o seu tema.
    Esse será o primeiro documento do tipo - considerado o mais importante texto escrito pelo líder da Igreja Católica - feito inteiramente por Francisco. A encíclica "Lumen Fidei", publicada em junho de 2013, havia sido iniciada por Bento XVI e foi finalizada pelo argentino. (ANSA)

Que diabos de crise é essa?

Produção da Petrobras cresce 51% a mais que o consumo de petróleo no Brasil em 30 anos

Em 2012, a média de exportação diária bateu a marca de 526 mil barris

Luís Guilherme Julião *
Dados sobre o setor de petróleo no Brasil nos últimos 30 anos mostram que o aumento da produção da commoditie foi 51% maior do que o crescimento da demanda, que deu um salto nas últimas três décadas, puxada pela expansão do setor automobilístico. Enquanto o consumo nacional do óleo aumentou 290%, a produção da maior petroleira do país, a Petrobras, impulsionada por investimentos crescentes do governo nos últimos anos, teve aumento de 439% no período.
Baseado em dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da U.S. Energy Information Administration (EIA), agência norte-americana que faz parte do sistema federal de estatísticas dos Estados Unidos, o JB levantou dados dos últimos 30 anos sobre produção, consumo, importação e exportação de petróleo no Brasil, e cruzou com estatísticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), traçando um panorama da expansão dos dois setores no período. No ramo de veículos, a fatia detida no mercado interno teve crescimento de 12% em detrimento do que foi exportado, e a manufatura subiu 366%.
A expansão do setor se deu em paralelo ao crescimento do consumo de petróleo
A expansão do setor se deu em paralelo ao crescimento do consumo de petróleo
Em 1984 a produção nacional de petróleo bruto e condensado no Brasil foi de 475 mil bpd (barris por dia). No ano de 2014, esse número quase quintuplicou, atingindo a média de 2,255 milhões. Desta marca, 90% (2,034 milhões) esteve sob responsabilidade da Petrobras, mas a fatia já foi maior: há trinta anos, 97% da produção nacional pertencia à petroleira (463 mil bpd).
Se a Petrobras sempre deu conta de boa parte da produção brasileira de petróleo em todo o período, o cenário já foi bem diferente em relação à demanda que, à época, era duas vezes maior. O país consumiu, em 1984, média de 1,033 milhão bpd, atingindo, em 2013 (ano com dados mais recentes disponíveis) a marca de 3,003 milhões (crescimento de 290%), segundo o EIA.
Para suprir esta demanda, o Brasil importava 584 mil bpd, só passando a exportar óleo bruto e condensado em 1999, com média de apenas 600 barris por dia. Em 2012 (último ano com dados disponíveis), a média de exportação diária bateu a marca de 526 mil barris. Já a importação caiu, mas ainda existe. Com média de 375 mil bpd em 2012, o país precisa trazer de fora petróleo leve, pois a produção dessa qualidade de óleo ainda é pequena.
Sem produção de petróleo nacional, Brasil teria que importar 35% a mais em 2014
Sem produção de petróleo nacional, Brasil teria que importar 35% a mais em 2014
O consumo de petróleo se expandiu em paralelo à indústria automobilística. Segundo a Anfavea, a produção nacional de autoveículos (montados e desmontados) subiu de 864.653 para 3.172.750 (crescimento de 366%), enquanto as exportações tiveram aumento pouco menor, de 304%, o que mostra uma expansão do mercado interno no país. Em 1984, cerca de 77% dos autoveículos (montados e desmontados) produzidos ficou aqui (668 mil). Já em 2014, este percentual aumentou para 89,5%, com 2,813 milhões.
Sem produção de petróleo nacional, Brasil teria que importar 35% a mais em 2014
A balança comercial brasileira encerrou 2014 com saldo negativo de 4%, exportando US$ 225,1 bilhões contra US$ 229,06 bilhões em importações, mas essa diferença poderia ser ainda maior caso o Brasil tivesse que importar todo o seu petróleo. Com o barril custando uma média de US$ 98,94 no ano passado e rendimento nacional de 2,255 milhões de bpd, a produção total no ano teve valor de US$ 81,4 bilhões. Em uma situação onde todo o líquido tivesse que ser importado, esse montante representaria um acréscimo de 35% nas importações.
* do projeto de estágio do JB

Raspando a Venus Platinada

Globo estuda demitir o "rei do futebol" por conta de proximidade com escândalo

A investigação do Ministério  da Justiça americano criou um problema para os irmãos Marinho e para a Globo. Apesar de afirmar que apenas empresas de marketing esportivo estão sob investigação, era a Globo que fazia os pagamentos aos intermediários para ganratir exclusividade nas transmissões dos jogos da Copa. O executivo da emissora Marcelo Campos Pinto pode ser demitido por conta desses acordos - e para que os escândalos não sejam mais próximos da emissora.
A emrpesa Traffic de um dos sócios-diretores da emissora, J. Hawilla, está sob investigação do FBI, por terem comprado e revendido os direitos de transmissão. Por conta dessa proximidade, a Globo estuda demitir o "rei do futebol", Marcelo Campos - responsável pela negociação de todos os campeonatos em nome dos irmãos Marinho.
A notícia foi publicada no Blog do Paulinho, e de acordo com a reportagem um dos grandes temores da empresa é que os detidos, caso façam delações premiadas comprometam a Globo.

Governo é governo,já dizia um Aguiar


http://mail.uol.com.br/attachment?msg_id=MTYwODEz&ctype=IMG+CAMOCIM+9.jpg&disposition=inline&folder=INBOX&attsize=1176014 

Camilo Santana reforça compromissos com Camocim durante Governo Itinerante

Entre os compromissos, o chefe do executivo reforçou o empenho pelo Minha Casa, Minha Vida e o estaleiro para a região

O governador Camilo Santana e todo o seu secretariado estiveram, na manhã deste sábado (30), no município de Camocim, para mais uma edição do Governo Itinerante. Durante solenidade no Centro de Educação para Jovens e Adultos, Camilo atendeu as demandas da população e assinou ordens de serviço para obras no município. Entre os compromissos, o chefe do executivo reforçou o empenho pelo "Minha Casa, Minha Vida" e o estaleiro para a região.

"Nós vamos trazer o batalhão do Raio para o interior e, até meados do ano que vem, serão 60 equipes distribuídas. Estamos criando também o Batalhão de Divisas e montando uma sede fixa do Ciopaer na região Norte. Mobilizamos quase R$ 2 milhões para a construção da sede do Detran aqui em Camocim que já está autorizado. Sobre o 'Minha Minha Casa, Minha Vida', já garanti para a prefeita Mônica Aguiar que assim que o Governo Federal autorizar, os recursos do Estado estão garantidos, para assegurar moradia digna à população. Outro compromisso pelo qual vamos lutar é o estaleiro em Camocim. É uma luta grande, mas no que depender de apoio do Governo, seja com terreno, incentivo fiscal, estamos juntos para trazer esse sonho", garantiu o governador.

Camilo explicou o motivo pelo qual ele próprio escolheu Camocim como sede da primeira edição do Governo Itinerante de sua gestão. "Queria dizer que hoje Camocim é a sede do Governo do Estado. Estamos trazendo toda a equipe. Isso é algo simbólico e histórico. Eu escolhi pessoalmente a cidade por dois motivos: primeiro, por ser uma terra e gente maravilhosas. Segundo, porque um dos momentos de maior emoção que eu e a Izolda passamos em nossa campanha foi nesta cidade. Quero agradecer o apoio que deram a nós e podem ter certeza que vamos trabalhar muito por vocês", disse o governador.

No município, o governador repassou certificados de entrega de sistemas de abastecimento de água e títulos de terra, que vão beneficiar centenas de moradores de Camocim, além dos certificados dos cursos de gestão escolar e auxiliar de produção. Camilo anunciou o lançamento de duas novas turmas do curso de auxiliar de produção e também assinou o protocolo de construção de um monumento na entrada do município e a ordem de serviço para a construção de uma sede do Detran.

Pedro Ronaldo Lira, beneficiado com o certificado do curso de auxiliar de produção, não escondeu a felicidade com o momento. "É um prazer estar nesse momento com toda a equipe do Governo do Estado. E estou mais feliz ainda por estar recebendo esse certificado, onde vou poder ajudar produzindo materiais agrícolas. O Camilo está cumprindo os compromissos de campanha e esperamos que se mantenha assim nos próximos quatro anos", disse.

A dona de casa Carlota de Oliveira Freire, beneficiada com o novo sistema de abastecimento de água, também demonstrava alegria pela melhoria na vida. "Tenho muito o que agradecer ao governador Camilo Santana porque acabou a seca e a sede na nossa comunidade. Teremos água o ano todo, mais saúde para as nossas famílias", disse. Com o mesmo entusiasmo, o aposentado Ubirajara Leitão Albuquerque era só elogios. "Camocim está em festa. Tenho certeza que o Camilo é não só o melhor governador para o Ceará, mas o melhor de todo o Brasil. Ele representa o povo cearense. E a expectativa é a melhor possível para que ele melhore ainda mais as áreas de educação, saúde e segurança", ressalta.

Além de todo o secretariado, também marcaram presença na solenidade a vice-governadora Izolda Cela; os deputados federais Domingos Neto e Leônidas Cristino; os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Robério Monteiro; e a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, entre outros.

Governo Itinerante

Com o objetivo de aproximar ainda mais o Governo do Estado e a população cearense, o município de Camocim recebeu toda administração estadual da gestão do governador Camilo Santana. A proposta é levar os questionamentos diretamente ao chefe do executivo e aos gestores das secretarias, com o imediato encaminhamento de demandas.

Essa aproximação tem como epicentro a “Tenda da Cidadania”, funcionando desde o dia 28 de maio, com programação das 9h às 17h, com prestação de serviço e, durante a noite, com a exibição de filmes com a  transformação da tenda em um grande cinema para a população.

Entre as dezenas de serviços prestados pelo Governo Itinerante estão consultas médicas, vacinações, ações de prevenção à dengue, orientação sobre alimentação saudável, educação ambiental, emissão de documentos, assinatura de convênio do projeto Primeiro Passo, e atuação de unidade móvel da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas e da Ouvidoria do Estado.

Bilhete do Aderbal Freire, filho

Amigos
Já ouviram falar de anti-televisão? Ela existe, embora só um anti-instituto de pesquisa possa avaliar sua audiência (sua vidência é atestada pelo filósofo Ramon Llul). 
Seu bastião (Sebastião Prata, o Grande Otelo) é um anti-programa apresentado todas as segundas-feiras à hora nenhuma (isto é, zero hora) e reprisado todas as sextas-feiras às 22h30. 
Seu apresentador é um cidadão que entregou sua própria consciência a anti-televisão, depois de tentar agarrar a consciência do rei no teatro.
O nome deste anti-programa, o mais conhecido do (sub)mundo, é Arte do Artista. 
Arte dos Outros é um programa de televisão apresentado por Platão, Aristóteles, Sexto Empírico e São Thomas de Aquino e entrevista médicos, militares e até políticos.
A anti-televisão é regida pelas leis da patafísica, a ciência das exceções e das soluções imaginárias. 
Como introdução a anti-televisão, se tiver saco, leia seu Anti-Manifesto (anexo).
Como não tenho papas na cara, nem vergonha na língua, quero convidá-los a conhecer ou reconhecer a anti-televisão, na abertura da terceira temporada de Arte do Artista, nessa segunda, dia 01 de junho, às 24h. Ou, melhor ainda, na hora zero da terça. O que dá no mesmo.
Ele é exibido na TV Brasil, não confundir com Canal Brasil. TV e Canal querem dizer a mesma coisa, mas Brasil e Brasil são coisas completamente diferentes.
Terceira temporada! Terceira! Quem ainda não viu, não perdeu nada (da terceira temporada).
E convidem amigas e amigos!

Abraços 
Aderbal Freire-Filho / Boris Estrabão, seu malcriado


ANTI MANIFESTO DE ARTE DO ARTISTA

Penso eu - Aderbal de volta com seu programa na TV Brasil, segunda.

Governador vai ao pau do santo da terra dele

http://mail.uol.com.br/attachment?msg_id=MTYwODIx&ctype=IMG+Barbalha+2.JPG&disposition=inline&folder=INBOX&attsize=1045762
Camilo Santana participa de inaugurações durante festejos de Santo Antônio

Em Barbalha, o governador percorreu a cidade para diversas inaugurações, além de agradecer a receptividade da população

O governador Camilo Santana, juntamente com a primeira-dama Onélia Leite de Santana e a vice-governadora Izolda Cela, participou, na noite deste sábado (30), do início dos festejos de Santo Antônio, tradicional festa de Barbalha, na Região do Cariri. "Não poderia deixar de participar deste momento religioso da cidade. Eu, que sou filho do Cariri, fico muito emocionado com o festejo de Santo Antônio", disse.

Na ocasião, Camilo esteve presente na inauguração do novo Centro Administrativo do município, que irá oferecer uma estrutura adequada para os serviços burocráticos que serão disponibilizados. "Quero parabenizar o prefeito José Leite por este novo centro administrativo e dizer que fico muito feliz pela homenagem ao saudoso Zezé de Mendim, que sempre teve respeito pelo povo de Barbalha. A única forma que tenho de retribuir ao povo do Ceará é trabalhando. E boas novas ainda virão", afirmou o chefe do executivo.

O Centro, que teve o investimento de cerca de R$ 3 milhões e tem uma área de 1.400 metros quadrados, leva o nome de um dos maiores servidores públicos do município: José de Sá Barreto, conhecido como Zezé de Mendim, falecido em 2014. O equipamento vai beneficiar aqueles que buscarem atendimento à máquina pública reduzindo tempo e custos financeiros para os que procuram os diversos serviços disponibilizados pela administração municipal.
http://mail.uol.com.br/attachment?msg_id=MTYwODIx&ctype=IMG+Barbalha+5.JPG&disposition=inline&folder=INBOX&attsize=1493062
Camilo Santana recebeu ainda uma homenagem dos servidores do novo centro, que organizaram um festa surpresa, em comemoração de seu aniversário, celebrado no próximo dia 3 de junho. Junto do povo, o chefe do Executivo brindou e festejou a data, ao som da música de Carlinhos de Deus, cantor de MPB da região.

No fim da tarde, o governador participou também da entrega da nova agência bancária da Caixa Econômica Federal, no centro da cidade. Com a participação de autoridades, funcionários e clientes, a solenidade contou com uma celebração eucarística, ministrada pelo pároco Cícero Luciano, que abençoou o espaço inaugurado na cidade. Após o evento, o chefe do executivo também visitou uma quermesse montada na praça da Igreja Matriz, onde cumprimentou os cidadãos em agradecimento a recepção recebida nos festejos.
http://mail.uol.com.br/attachment?msg_id=MTYwODIx&ctype=IMG+Barbalha+4.JPG&disposition=inline&folder=INBOX&attsize=1314660
Participaram das atividades, além do governador, da vice-governadora, da primeira-dama do Estado e do prefeito de Barbalha, José Leite, os secretários Guilherme Sampaio (Cultura), Josbertini Clementino (STDS) e Dedé Teixeira (SDA), o deputado federal José Guimarães, o suplente Sineval Roque, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Henrique Ângelo, e diversos prefeitos da região.

Bom dia

Reeleito para um quinto mandato como presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter afirmou não temer ser preso e acusou os Estados Unidos de tentar interferir na entidade ao provocar a operação que prendeu sete cartolas em Zurique, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin.
Em entrevista aos jornalistas na sede da Fifa neste sábado (30), ele foi questionado se tem medo de ser detido por causa da investigação das autoridades americanas. Blatter respondeu, visivelmente irritado com a pergunta: "Preso por que?".
Blatter também foi questionado sobre uma quantia de US$ 10 milhões que teria sido repassada, segundo investigação, a um cartola da Fifa em troca de apoio à África do Sul como sede da Copa de 2010 Na época, Jack Warner, então um dos vice-presidentes da entidade, teria acertado esse valor com dirigentes africanos, mas o atraso no repasse, cobrou o dinheiro da própria Fifa.
Um repórter perguntou ao presidente da Fifa se ele tinha ciência e autorizado o pagamento da suposta propina. "Definitivamente, não sou eu [que teria autorizado]. O que posso dizer é que não tenho esses US$ 10 milhões", respondeu. "Não comento essas acusações", respondeu.
O dirigente revelou ainda que entrou em contato com os patrocinadores da Fifa, que nos últimos dias cobraram uma resposta da entidade à crise que afeta sua imagem. Segundo ele, os dois lados trocaram cartas e ele disse estar confiante de que a turbulência atual não afetará as relações comerciais.
Pouco antes, a TV suíça RTS divulgou uma entrevista exclusiva com o dirigente em que ele levantou suspeitas sobre as intenções dos EUA ao solicitar à polícia suíça a prisão dos cartolas na véspera do congresso da Fifa que o reelegeu para o cargo que ocupa desde 1998.
"Ninguém vai me tirar a ideia de que é apenas uma simples coincidência que a operação dos EUA tenha acontecido dois dias antes da eleição da Fifa. Ninguém tira isso da minha cabeça", afirmou Blatter.
Esta é a primeira vez que Blatter critica abertamente a ação norte-americana abertamente desde a prisão dos dirigentes, acusados nos Estados Unidos de envolvimento em um esquema de corrupção que envolve US$ 150 milhões.
"Há sinais que não podem ser ignorados. Os americanos eram candidatos para a Copa de 2022 e perderam. Os ingleses foram candidatos em 2018 e perderam. Temos respeito ao sistema judicial dos Estados Unidos e à secretária Justiça. Se eles sofreram um crime financeiro, eles devem prender essas pessoas lá, não em Zurique durante o Congresso da Fifa", disse o cartola.
E continuou: "Não estou certo, mas isso não me cheira bem. Isso tocou a mim e à Fifa. Não só porque ele tentaram me denegrir, mas também porque eles usaram esse momento para dizer 'é hora de dar tchau'. Então eles disseram "nós vamos boicotar o congresso".
Na entrevista na sede da Fifa, após reunião do comitê executivo da entidade, ele questionou a presença de três jornalistas americanos no hotel Baur au Lac durante a operação policial que prendeu os cartolas que estavam hospedados no local.
A reunião do comitê executivo foi simbólica politicamente: o cartola inglês David Gill, dirigente da Uefa (que dirige o futebol europeu), não compareceu e anunciou que deixaria o posto.
Presidida pelo francês Michel Platini, a Uefa é a principal voz de oposição a Blatter dentro da Fifa. A entidade, que apoiou o príncipe Ali bin Al-Hussein na eleição, tem ameaçado boicotar a Copa do Mundo diante da permanência do dirigente.
Blatter minimizou o gesto de Gill e disse que Platini, presente ao encontro do comitê executivo, não sinalizou qualquer movimento de boicote.
Outra ausência foi a do presidente da CBF, Marco Polo del Nero, que abandonou o congresso da Fifa na quinta-feira (28) para retornar ao Brasil e se defender das possíveis ligações com o escândalo de corrupção investigado nos EUA.

sábado, 30 de maio de 2015

Urgente!!!

Poderão entregar, ainda este ano, a administração do Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, para a iniciativa privada, assim como já fizeram em São Paulo.
A incúria que atrasou as obras que deveriam ficar prontas pra COpa do Mundo, cederia lugar a quem quer fazer as coisas direito e ganhar dinheiro.
Tomara que aí não tenha carne debaixo do angu. É que cachorro mordido de cobra tem medo até de linguiça e galinha do olho torto procura o poleiro cedo.

Festa de Santo Antônio de Barbalha começa neste sábado, marcando a abertura dos festejos juninos do Ceará


A tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, a Festa do Pau da Bandeira, começa neste final de semana, marcando a abertura dos festejos juninos do Ceará. Com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a festividade popular anual faz parte da diversidade cultural do povo cearense e marca a abertura dos festejos juninos no Estado.

A abertura da edição 2015 da festa será neste domingo, 31/5, às 9 horas, com a missa na Igreja Matriz, cercada por quase 60 grupos de cultura tradicional popular que seguirão em cortejo pelo Corredor Cultural, um trecho de mais de 3km entre a Igreja Matriz a e Igreja do Rosário. Porém, já neste sábado, 30/5, antecedendo a abertura dos festejos de Santo Antônio, acontece em Barbalha a "Noite das Solteironas", recebendo moradores e visitantes que se preparam para o domingo de festa.

Na tarde de domingo, a festa atinge o ápice das comemorações. Carregadores responsáveis pela escolha e pela derrubada da árvore - este ano, um angico de 23m pesando quase 3 toneladas -, farão o translado e o hasteamento do mastro. Eles são seguidos de perto por uma multidão de foliões, que dançam ao som de banda cabaçais e de vários ritmos.

Entre as tradições populares relacionadas à festa, está o costume de, durante o cortejo do pau da bandeira, as mulheres tocarem o mastro, além de ingerir o chá de sua casca, em uma simpatia para conseguir casamento. O cortejo se encerra com o hasteamento da bandeira, em frente à Igreja Matriz de Barbalha, celebrado com preces e queima de fogos.

Abertura dos festejos juninos

Em 2015, a Festa de Santo Antônio de Barbalha marca a abertura simbólica dos festejos juninos do Ceará, conforme destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio. “As tradições juninas no Ceará são responsáveis por uma enorme movimentação econômica, social e artística. Temos um movimento junino extremamente forte e atuante, com grande participação popular”, destaca o secretário, ressaltando que o Governo do Estado, por meio da Secult, contribui para o fomento às festividades com um investimento de R$ 2,6 milhões, por meio do Edital Ceará Junino, apoiando 100 quadrilhas e 21 festivais.

A ideia de destacar simbolicamente a tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha como a abertura simbólica dos festejos juninos no Ceará surgiu em diálogo entre as secretarias de Cultura do Ceará e de Barbalha, em reuniões realizadas desde fevereiro deste ano.

“A festa em Barbalha costuma reunir mais de 350 mil pessoas a cada edição e tem um amplo significado cultural, artístico e histórico. Abrir simbolicamente os festejos juninos cearenses em Barbalha é uma forma de destacar essas múltiplas vertentes e de reforçar a afirmação do movimento junino no Ceará, sua importância para a cultura cearense”, complementa o secretário Guilherme Sampaio, que estará presente aos festejos neste domingo emBarbalha.

Festejos seguem até julho

Os festejos do Ceará Junino, apoiados através do edital lançado pela Secult, seguirão até a segunda quinzena de julho, com festivais de quadrilhas juninas nas diversas regiões do Estado. Serão ao todo 21 festivais, abrindo espaços de visibilidade e incentivo às quadrilhas e colaborando para levar a tradição às novas gerações. 

A etapa final, com o XVII Campeonato  Estadual Festejo Ceará Junino, será realizada de 16 a 19 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.


Origens da festa

A origem da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, que tem solicitação de tombamento em nível federal em processo de análise, remonta a 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio. Desde então, o carregamento do mastro e o hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo, que se estendem até o dia 13 de junho, tendo adquirido um caráter cultural que a distingue de outras celebrações similares na região do Cariri cearense.

Desde o começo dos anos 70, o Município de Barbalha passou a explorar mais o potencial turístico da festa, com os festejos de Santo Antônio atraindo um número crescente de participantes. Para além do carregamento espontâneo do mastro, bandas e cantores populares se apresentam publicamente nas ruas da cidade entre o dia do cortejo até o dia 13 de junho, além de quadrilhas juninas e outras expressões artísticas.

Direto da fonte.

A procissão diária continua a mesma. Ver o por do sol na Vila de Jeriquaquara. Curtir Mostrar mais reações Comentar Compar...