Os nobres do mar de Fortlaeza


Italianos vencem a principal prova do Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar, em Fortaleza, neste domingo

Rachele Bruni e Matteo Furlan dominam os 4km da Challenge na capital cearense, superando os brasileiros Betina Lorscheitter, Catarina Ganzeli, Luis Rogerio Arapiraca e Fernando Ponte


A etapa de Fortaleza do Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar aconteceu neste domingo, 22 de novembro, no Aterro de Iracema, em um belo dia de sol típico do verão nordestino. O maior festival de esportes de praia do Brasil reuniu cerca de 1.500 atletas na capital cearense, que se dividiram em competições de natação no mar, corrida, biathlon e stand up paddle. A principal prova do evento foi vencida pela italiana Rachele Bruni, que confirmou a sua excelente fase e o seu favoritismo ao faturar a Challenge, disputa de natação com percurso de 4km. A atleta de elite, que já está classificada para os Jogos Olímpicos Rio 2016, deixou para trás as brasileiras Betina Lorscheitter, 2ª colocada, e Catarina Ganzeli, a 3ª.

“Gostei muito da prova, do lugar e da organização. A competição aqui me serviu como um bom treino, pois vou precisar da experiência de nadar no mar por causa das Olimpíadas do Rio. E aqui teve correnteza e onda, tudo o que ajuda no meu objetivo principal (Jogos), que é daqui a alguns meses”, comentou Rachele, que completou o percurso em 47 minutos.

Betina, a vencedora da etapa anterior, realizada em Florianópolis (SC), cruzou a linha de chegada pouco menos de 1 minuto após a campeã Rachele Bruni. Apesar de não ter concluído a prova na primeira colocação, Lorscheitter ficou satisfeita com o seu desempenho e reconheceu os méritos da rival europeia.

“Foi uma prova bem dura por causa do vento e da água quente. O vento deixa o mar muito mexido e acaba ficando difícil de visualizar as boias. E a água um pouco mais quente não ajuda tanto no esforço. Mas não foi nada do que a gente não tenha passado antes. Mas eu gostei bastante de Fortaleza. A praia e o dia estão lindos, fez sol e tudo colaborou. Gostei bastante da minha prova e quero parabenizar a italiana, que nadou melhor”, disse a gaúcha Betina ao fechar a prova com o tempo de 47 minutos e 51 segundos, ficando à frente da paulista Catarina Ganzeli, que completou o desafio em 50 minutos e 13 segundos.

Entre os homens, o também italiano Matteo Furlan levou a melhor. O atleta estrangeiro travou um bom duelo com o brasileiro Luis Rogério Arapiraca, que não venceu por pouco. Furlan terminou a prova com o tempo de 45 minutos e 01 segundo, contra 45 minutos e 10 segundos do baiano Arapiraca. O argentino Guilhermo Bertolo fechou o percurso em 46 minutos e 49 segundos e ficou com a terceira colocação.

“Gostei muito da prova e não vejo a hora voltar para o Brasil e ir para o Rio de Janeiro disputar a próxima etapa”, afirmou o Matteo, que está confirmado no time da Itália para o Desafio Elite Rei e Rainha do Mar, competição que acontece no dia 13 de dezembro, reunindo grandes nomes nacionais e internacionais das maratonas aquáticas.

Os vencedores da Challenge masculina receberem seus troféus das mãos da medalhista olímpica cearense Shelda, que, com Adriana Behar, foi prata no vôlei de praia nos Jogos de Sydney (2000) e Atenas (2004).  

DOMINGO DE FESTA EM FORTALEZA
O domingo esportivo no Aterro de Iracema começou com a Beach Run, prova de 5km de corrida na areia. O pódio feminino dessa disputa foi carinhosamente chamado de Três Marias, pelo fato de ter sido formado por Maria do Socorro Lima (1ª), Maria das Graças Barbosa (2ª) e Maria Elizania Sousa (3ª). No masculino, Daniel Carneiro dos Santos deixou para trás Dicson Falcão e João Célio Gomes, segundo e terceiro colocados, respectivamente, para se sagrar campeão da prova. Já o Beach Biathlon, modalidade que conta com 1km de natação e 2,5km de corrida, teve o pódio da prova masculina formado por Wesley Rebouças Matos, João Martins Galvão e Breno Fernandes Martins. O pódio feminino teve Daiane Sousa Mateus ocupando o lugar mais alto, seguida de Michelle de Borba Maia e Lara Frota Farias. 

Na Classic, prova com 2km de natação, o atleta de elite argentino Guilhermo Bertolo, foi melhor e não deu chances aos brasileiros Caique Escobar e Wesley Matos. Caique foi segundo colocado e Wesley, o terceiro. O feminino teve Sabrine Araújo na primeira colocação, com Rafaela Matos e Renata Garbes completando o pódio.

A Sprint, desafio de natação no mar com percurso de 1km, teve como grande campeão o atleta Caique Escobar. Luiz Lima ficou com o segundo lugar, enquanto Wesley Rebouças Matos ficou com a terceira posição. Rochelle da Silva levou a melhor entre as mulheres, superando Carmelita Sousa (2ª) e Elizabeth Lima de Souza (3ª). 

SUP
As últimas disputas do dia foram as de stand up paddle. Na prova de 4km, Ana Carolina Barcellos e Cícero Justino faturaram o primeiro lugar. Jocilene Rubes e Deise Cunha ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, enquanto no masculino Paulo Porto ficou com a segunda colocação, seguido de Laercio Rodrigues. Na prova de 8km, Gabriel Corezzi foi mais veloz e venceu. Paulo Vasco foi o segundo e Luiz Fiuza Vieira ficou com a terceira posição. Regina da Silva não teve adversárias na prova feminina de 8km e ficou com o título da categoria em Fortaleza.

A etapa de Fortaleza, primeira do Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar realizada no Nordeste, contou com cerca de 1.500 participantes em sete provas de quatro modalidades. Ao todo, o evento reuniu inscritos de diversos estados brasileiros e de países como Itália e Argentina. Agora o Circuito volta ao Rio de Janeiro para a realização da última etapa da temporada 2015, que será realizada no dia 12 de dezembro, em Copacabana. As inscrições já estão abertas no site do evento: http://www.reierainhadomar.com.br.

SOBRE O CIRCUITO REI E RAINHA DO MAR
O Circuito Rei e Rainha do Mar está completando sete anos de sucesso. Desde 2014, o evento é o único representante da América do Sul na World Open Water Swimming Series (WOWSS), série que reúne as 13 melhores competições de águas abertas do mundo. Em 2015 o circuito passou a fazer parte também de outra série reconhecida mundialmente: a Global Swim Series. A chancela da GSS caracteriza o Rei e Rainha do Mar como um evento seguro, divertido e competitivo para nadadores de diferentes níveis e países.

As etapas do Rei e Rainha do Mar no Rio de Janeiro contam com o patrocínio da Light e da Piraquê. As etapas de fora, correspondente ao Circuito Nacional, em Fortaleza e Florianópolis, contam com patrocínio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e do Premmia, programa de fidelidade dos postos Petrobras, além do apoio das Prefeituras locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário