E a COP 21, hein?

COP 21 vai reunir em Paris chefes de Estado de todo o planeta

Comunidade internacional quer saber se a França tem condições de garantir a segurança dos líderes que estarão no evento no fim de novembro.

Os ataques de sexta-feira (13) provocaram uma apreensão enorme com a reunião de chefes-de-estado de todo o planeta que está marcada para o fim desse mês, em Paris: a COP 21.
Um assunto urgente para o planeta virou uma grande dúvida. Paris já estava na contagem regressiva para a Conferência do Clima, quando foi surpreendida pelos atentados.

Entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro a cidade espera receber 40 mil participantes de ONGs, governos e da sociedade civil.

A expectativa é chegar a um acordo final para frear o aquecimento global e impedir que a temperatura suba mais de dois graus Celsius até o fim do século.

Pode ser o gesto mais expressivo desde que a interferência do homem no clima ganhou projeção na ECO 92, no Rio de Janeiro.

Uma marcha nas ruas com um milhão de pessoas está marcada para o dia 29 de novembro. Pelo programa, um fórum sobre sustentabilidade deve acontecer no Stade de France, perto de onde bombas explodiram na sexta-feira (13) à noite.

A comunidade internacional quer saber se a França, preocupada com a própria segurança, tem condições de garantir a segurança de quase 200 chefes de estado e de governo, muitos deles de potências que também estão na mira dos terroristas, como os Estados Unidos, a Rússia e o Reino Unido.

O ministro das Relações Exteriores da França Laurent Fabius, disse que, apesar dos atentados, a conferência vai acontecer porque ela é absolutamente indispensável.

Um auxiliar do presidente Barack Obama afirmou que ele mantém o desejo de participar da cúpula e que ele.
Michael Gerard, professor de Direito Ambiental da Universidade de Columbia está credenciado para a conferência. E disse que ela não deve ser adiada. “Hoje, o terrorismo é a maior ameaça à humidade, mas a longo prazo é o aquecimento do planeta, que pode expulsar milhões de pessoas das áreas afetadas e assim incentivar mais atos terroristas”, diz.
A página da Conferência do Clima na internet lamentou os ataques. Sobre um fundo preto, se lê "Paris, 13 de novembro de 2015", ao lado da silhueta de uma pessoa chorando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário