Santo do pau ôco é portuguès

Empresário português aparece como origem da propina a Cunha

Desconhecido em seu país de origem, mas com bom trânsito na África, o empresário português Idalécio de Oliveira aparece como a origem da propina repassada ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Ele é o dono da Lusitânia Group, controladora da Compagnie Béninoise des Hydrocarbures (CBH), que foi parceira da Petrobras na exploração de campo de petróleo em Benin.
Oliveira ocupou cargo de direção na petroleira Chariot, que tinha operações na Namíbia, antes de partir em voo solo, buscando oportunidades de negócios para atrair o capital de grandes petroleiras.
Seu staff conta com um ex-executivo da Petrobras, o geólogo Ricardo Sanchez
A aventura da Petrobras em Benin durou apenas quatro anos.
A estreia da estatal no país africano foi comunicada ao mercado em 2011, a partir da aquisição de 50% do bloco exploratório número 4, como parte de uma estratégia "de buscar oportunidades em águas profundas e ultraprofundas na região", conforme nota divulgada na ocasião.
A operação foi feita com a CBH, controlada pela Lusitânia Group, que apresenta em sua página na internet apenas dois projetos: o bloco 4 de Benin e a exploração de minério em Carajás, no Pará.
Depois da Petrobras, a Shell foi atraída para o negócio, comprando uma fatia de 35% (20% da CBH e 15% da Petrobras).
O consórcio chegou a perfurar um poço na área, encontrando indícios da existência petróleo, segundo comunicados do governo local. Mas, em julho deste ano, Petrobras e Shell abandonaram o projeto.
Não há informações oficiais sobre os valores investidos pelos sócios nem sobre os resultados da atividade exploratória. A Folha apurou que não foram encontradas reservas comerciais.
A reportagem tentou contato com a Lusitânia, mas não obteve resposta. Procurada, a Petrobras não se pronunciou sobre o assunto.
No ano passado, a companhia vendeu 25% de suas operações na África para o banco BTG Pactual, por US$ 1,5 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário