Homenagem merecida



Câmara realiza sessão solene em alusão aos 80 anos do Colégio 7 de Setembro


IMG_9604
Foto: André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (30), Sessão Solene em alusão aos 80 anos de fundação do Colégio 7 de Setembro. A homenagem teve como propositor o vereador Salmito Filho (PROS), presidente da Casa Legislativa, sendo aprovada, por unanimidade, pelos seus pares. A sessão foi presidida pela vereadora Cláudia Gomes (PTC) e a mesa teve como integrantes as seguintes personalidades: vereador João Alfredo; Ednilze Soárez Fermanian; Ednilton Soárez e Ednilo Gomes de Soárez, diretores do Colégio 7 de Setembro; Manoel Hélder Gomes Medeiros, funcionário mais antigo e Ednardo Montenegro, ex-aluno.
Após a leitura do histórico do Colégio, foram lidas duas correspondências enviadas pelo Governador Camilo Santana e pelo senador Tasso Jereissati, que não puderam comparecer a solenidade. Os dois enviaram votos de sucesso para a instituição escolar. Em seguida, foi apresentado um vídeo onde o presidente Salmito fez uma saudação a todos que fazem o Colégio 7 de Setembro e à família professor Edilson Brasil Soárez.
“Gostaria de estar presente nesta sessão solene, pois fui autor da homenagem. Queria estar presente para viver esse momento e demonstrar a gratidão e dar as congratulações a todos vocês. Mas lamentavelmente passei mal e por determinação médica estou em repouso absoluto. Mas para evitar fazer um texto frio, pedi a TV Fortaleza para vir a minha residência para gravar essa mensagem”, explicou o presidente.
Segundo ele, falar no Colégio 7 de Setembro é falar da história da Educação em Fortaleza. “Todos nós reconhecemos a importância da educação para o indivíduo, para a cidade e para o país. Individualmente falando, através da educação, cada um desenvolve o potencial racional. Também não podemos deixar de destacar a educação formal. Todos reconhecemos a importância, a necessidade, a essência de cada indivíduo e de cada coletividade do processo educacional. Só somos o que somos, porque somos mais ou menos educados e o Colégio 7 de Setembro cumpre esse papel há 80 anos” frisou.
“E ele surgiu através de um jovem acadêmico em direito, que desejou desenvolver esse potencial nas pessoas. O jovem acadêmico de direito entendeu que além de sua formação ele deveria contribuir para a formação de outros jovens e ai começou o Colégio 7 de setembro. Ele abraçou essa missão e estava lá envolvido e engajado nessa missão de educar milhares de pessoas, muitas gerações. O Dr. Edilson foi para a morada eterna, mas deixou sua esposa e filhos. Ele entrava nas salas e dava avisos. Digo isso, porque o primeiro emprego do meu pai foi como professor do Colégio 7 de setembro e ele me narrou a participação dele no dia a dia do colégio. Ele levava muito a sério, era presente, engajado”, asseverou.
“Depois a professora Nila, sua esposa e seus filhos conseguiram avançar com novas sedes, mas recentemente, sob a direção seus filhos, avançou para o ensino superior, sendo hoje a Faculdade 7 de setembro já reconhecida pelos órgãos oficiais. Portanto, a Câmara presta hoje uma homenagem ao colégio pelos seus 80 anos e à sua família, nesta noite representada pelos seus filhos, que recebem essa homenagem. Mas a homenahem vai além do Colégio e da família, vai para a cidade de Fortaleza, porque muitas gerações foram formadas a partir dessa grande instituição de ensino”, afirmou.
“Essa homenagem é uma forma de agradecer aos que fazem essa história pelas muitas gerações preparadas e capacitadas. A cidade de Fortaleza reconhece a grande a importância do Colégio 7 de Setembro na formação dos cidadãos, na formação de homens e mulheres, visando o bom desempenho individual deles e do coletivo,” finalizou. A vereadora Cláudia Gomes, em seguida, disse que o Colégio 7 de Setembro faz uma grande diferença na educação de Fortaleza. “A Instituição é uma junção de todos os corações que lá pulsam”, disse. Ato contínuo, foi apresentado um vídeo em homenagem ao Colégio 7 de Setembro.
O vereador João Alfredo também fez seu pronunciamento destacando ser uma tríplice alegria fazer uma saudação. “Primeiro, porque sou vereador e essa homenagem é do povo de Fortaleza. Segundo porque faço parte do grupo desde 2007. Sou professor da Faculdade 7 de Setembro de Direito Ambiental e essa profissão nova me dá um prazer muito grande. E em terceiro lugar, dizer da alegria de ver as vitórias de nossos alunos e alunas”, comentou.
O vereador falou sobre a educação de valores. “Muitos veem a educação como um ato eminentemente técnico, quase um adestramento para quem vai participar de testes de maratona, atentos as pegadinhas. Esse debate de professores nos atravessam muito. Mas nós achamos que devemos fazer um censo critico, despertar nos alunos uma discussão sobre a necessidade de como mudar uma sociedade consumista, onde se vive uma crise socioambiental planetária. Fico tranquilo ao saber que meus netinhos, que estudam no Colégio 7 de Setembro, estão bem entregues, pois vão saber enfrentar essa crise com muito mais valores. Parabéns!”, pontuou.
A vereadora Cláudia Gomes fez a entrega de uma placa em alusão aos 80 anos, que foi recebida pelos diretores Ednilo, Ednilson e Ednilze Soárez Fermanian. Em seguida, a vereadora fez a entrega de certificados ao funcionário mais antigo, professor Manoel Hélder Gomes Medeiros e ao ex-aluno, Ednardo Montenegro.
Falando em nome do Colégio 7 de Setembro, o diretor Ednilo Soarez disse que foi com muita emoção que relembrou a história. “80 anos, eu estava pensando o que significa. Se você se detiver um pouco para analisar. Vou citar uns números e os alunos podem me ajudar: quantos milhares de aulas foram dadas? Quantas milhares de horas os professores se dedicaram a preparar essas aulas? Quantas milhares de horas os professores gastaram para corrigir as provas o dever de casa e quantos milhares passaram pelo 7 de setembro?” indagou.
“O presidente Salmito falou de advogados, temos desembargadores, deputados, vereadores, juízes. Mas, mais do que essas carreiras, devemos pensar nos seres humanos que foram formados no 7 de Setembro. Nos pais de família, nas mães de família”, frisou.
Segundo o diretor, Edilson e Nila quando começaram tinham um sonho. “Mas o sonho maior, eu creio que está ocorrendo na continuidade do trabalho deles. Queremos agradecer a Deus por essa energia e a essa força que tem nos dado. Mas queremos agradecer também aos professores e colaboradores do passado e do presente. Agradecer as famílias que acreditaram e acreditam. A sociedade que tem sempre apoiado e sempre estado junto. A imprensa que tem sido sempre colaboradora. Agradecer ao vereador Salmito pela homenagem que ele nos está fazendo e a todos que estão presentes. Dizer que compromisso que nos temos é que vamos trabalhar nos próximos 80 anos para continuar formando cidadãos. No final vou repetir uma frase que meu pais gostava de dizer: o jovem entra no 7 de setembro para se educar e sai para vencer na vida. Vocês vão vencer na vida. Muito obrigado”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário