Dia Mundial da Música será celebrado com Ópera em Fortaleza

Nova Acrópole traz a mezzo soprano chilena Graciela Araya para apresentação gratuita dia 3/10

Para comemorar o Dia Mundial da Música, celebrado dia 1º de outubro, a Nova Acrópole Fortaleza em parceria com a Ária Consertos e Intervenções Musicais, La Maison Buffet, La Brasilerie, Arx Eventos e Servis Segurança, trazem a Fortaleza a mezzo soprano chilena Graciela Araya. O evento com entrada franca será no sábado, dia 3/10, às 20h, no Emporio La Brasilerie. As vagas são limitadas.

Com uma carreira brilhante na ópera internacional desde o início de 1980, Graciela Araya possui um repertório extenso, tendo interpretado o papel-título em Carmen mais de 400 vezes. 

Estreou nos palcos em Santiago, em 1981, como Maria no West Side Story. Sua primeira aparição em ópera aconteceu no ano seguinte, como Henriqueta di Francia em I Puritani, no Teatro Municipal de Santiago, com Cristina Deutekom, como Elvira e Carlo Felice Cillario. Em 1983, ela fez apresentações no Theatro Municipal de São Paulo e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Em 1984, Araya ganhou uma bolsa para estudar e se apresentar no Deutsche Oper Berlin. A estreia européia foi como Gedankenstimme na estreia mundial do Die Liebe und Weise von Siegfried Matthus Tod des Cornetas Christoph Rilke sob a direção de Maximilian Schell. 

Ao concluir o estágio em Berlim, juntou-se ao Opera Aachen, onde permaneceu por dois anos. Cantou durante três anos com a Deutsche Oper am Rhein antes de se juntar a lista de artistas principais na Ópera Estatal de Viena, onde ficou por 12 temporadas, tornando-se cidadã austríaca, enquanto trabalhava em Viena.

Como artista convidada, Araya tem performances apresentadas em grande teatros e casa de consertos como Royal Opera, London, The Opera National de Paris, La Monnaie, The Vlaamse Opera, Nedirlandse Opera, La Fennice, Teatro del'Opera di Roma, Teatro Ergio Turen, The Metropoliten Opera, Los Angeles Opera, Seatle Opera, The New National Theater Tokio.

O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individuali

Nenhum comentário:

Postar um comentário