Crianças salvas da morte certa

Sobral alcança menor índice de mortalidade infantil da história

Com 9 óbitos para cada mil nascidos vivos, nos último 9 meses, o índice de mortalidade infantil teve uma redução de mais de 90%, em relação a 1991


Sobral registrou a menor taxa de mortalidade infantil da história, de acordo com dados do relatório do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos – (Sinasc) do Ministério da Saúde. De janeiro a setembro deste ano, a taxa de mortalidade infantil do Município foi de 8,9 óbitos a cada mil nascidos vivos, enquanto a taxa de mortalidade infantil brasileira é de 15,3. Para se ter uma ideia, em 1991, morriam quase 67 crianças antes de completar 1 ano de idade a cada mil nascidas vivas. Isso representa uma queda de cerca de 87% no número de óbitos infantis. O resultado foi anunciado pelo prefeito Veveu, nesta quinta-feira (29), em coletiva de imprensa.

Para o Prefeito de Sobral, “essa conquista é fruto de uma ação articulada em vários setores. Não conseguiríamos reduzir a mortalidade infantil se não tivéssemos investido numa educação de qualidade. Temos a melhor rede de educação do Brasil, segundo o Ideb. Reduzimos em 90% o número de famílias em situação de extrema pobreza; temos o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Ceará; estamos garantindo habitação de qualidade para mais de 15 mil pessoas. Isso tudo dialoga entre si para produzir resultado como este, fruto de um trabalho com foco nas pessoas, sobretudo as que mais precisam”.

Uma das explicações para o resultado alcançado é implementação de políticas públicas comprometidas com o bem-estar de gestantes e crianças, como o Projeto Coala. Criado em 2013 pelo prefeito Veveu Arruda, o Coala oferece cuidados especiais aos bebês prematuros na sua própria residência, com acompanhamento da médica neonatologista, enfermeira e da equipe do posto de saúde. “Com o Coala conseguimos reduzir mais de 50% do número de mortes de prematuros, de 2013 a 2014. Antes as crianças ficavam internadas até ganhar peso e, nesse período, pegavam infecção e muitos morriam. Hoje o bebê prematuro é acompanhado em casa, com monitoramento diário, inclusive aos sábados e domingos, onde recebe todas as vacinas, teste do pezinho e demais cuidados até completar 2,3 quilogramas”, explica a gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Júlia Santos.

Outra iniciativa de sucesso, a Estratégia Trevo de Quatro Folhas oferece assistência social para mães com crianças de até dois anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Como a mãe de primeira viagem, Cristina Ribeiro, moradora do bairro Coelce e mãe do pequeno Anthony Miguel, de apenas três dias de nascido. Ela recebe o apoio da mãe social Socorro Costa, que atua há 9 anos no Trevo de Quatro Folhas, e dará dicas de como cuidar do bebê, como fazer a correta amamentação, além de ajudar nos afazeres domésticos.

Políticas como o Trevo de Quatro Folhas, projeto Coala, a Casa Acolhedora do Arco, o Projeto de Acompanhamento dos Primeiros Sobralenses (Paps), a ampliação da peuricultura até 5 anos de idade; a universalização da educação infantil foram preponderantes na atenção à Primeira Infância para zerar a mortalidade materna e chegar ao menor índice de mortalidade infantil da história de Sobral. Além dos investimentos na saúde, esse resultado também é fruto de políticas públicas de educação, geração de emprego e renda, habitação e saneamento, que têm como foco o bem estar das nossas crianças e da população, especialmente, aqueles que mais precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário