Coluna do blog




Uma história esquisita
Quando era menino e ia tibungar no Poço da Tetê, numa volta do Rio Acarau, lá na Sobral do meu tempo, o rio não tinha amarras, era de todo mundo. Bati muito gangapé, de grátis. Nas areias galopei muito o Ferrol, cavalo de corrida,quarto de milha, do meu tio Lulu Bento de sociedade com o Humberto Lopes. E pegava piaba com garrafa. Quebrava no fundo da garrafa clara, botava uma rolha, no gargalo um cordão, na ponta do cordão um sabugo de milho,pra boiar, e enfiava na areia com farinha dentro. Enchia garrafas pra depois torrar. Por puro sentido de aventura. E quantas vezes atravessei o Acarau pro outro lado do rio de canoa, tocada por uma vara que ia ao fundo do leito empurrando a embarcação. Saia dali da fábrica do Seo Randal Pompeu e tocava no outro lado. Quando não chovia as areias do rio viravam vazantes de feijão, aguadas com uma cuia, da água do próprio rio. Pronto. Essa história todinha, que parece um leruaites do Falcão, é porque causou espécie ao menino que mora em mim com uma arrumação de dizer que tirar água do rio Jaguaribe pra dar de beber pros bichos, aguar umas plantinhas e uns pés de coentro, ou criar uns tantas de tilápias, é crime. A Cogerh, que jamais juntou um pingo dágua, e vende uma água que não é sua, mas dos açudes do DNOCS, anunciou que anda fiscalizando as barrancas do Jaguaribe e que, quem tiver uma bomba puxando água do rio pras suas necessidades, oh!, vai se lascar. Qual o quê? A água é um bem de todos ou não é? O rio que passa na minha cidade não será mais o rio que passa na minha cidade,como cantou Fernando Pessoa? Quem disse que a água do Jaguaribe é propriedade privada pra empresa do Estado prender a arrebentar quem dela beber? Tem uma inversão de valores aí. Tem um interesse contrariado na arrecadação? Estupra mas não mata, ensinou Maluf. E nessa ele tava quase certo.

A frase: “Do sofrimento nasceram as almas mais fortes. As mais fortes personalidades estão marcadas de cicatrizes”. Kalil Gibran.


Tanta briga, pra nada (Nota da foto)
Eliane Novais e o irmão dela, Sérgio, fizeram tudo pra botar pra fora do PSB o grupo seguidor de Ciro e Cid Gomes que hoje foi pro PDT. Fizeram o diabo e...bem, os dois aí deixaram o partido e se acostaram no PMDB. Quem conhece o PMDB acha que eles vão estar bem por lá.

Não entendi
“A filiação do prefeito Roberto Cláudio (PDT) não causa nenhum susto a candidatura do deputado Capitão Wagner (PR) à Prefeitura de Fortaleza, nas eleições de outubro do ano que vem”. Do ex-governador Lúcio Alcântara. E daí? No PROS, assustava?

Cid queimou graxa
Depois de ser apenado com pena de pagar R$50 mil reais por ter chamado Eduardo Cunha de “achacador”, Cid Gomes foi às falas e publicou que o homem, e agora quem diz é a Justiça da Suíça, é o que ele disse que era. Naqueles cinquetinhas cabe recurso.

O Cid escreveu
“Começa a cair a máscara daquele que, com toda desenvoltura, representa o achaque em nosso país.É uma data histórica para a Política do Brasil”. O irmão dele, Ivo Gomes subiu no estribo e desceu a lenha...

Ivo disse...
“Quando o Romário foi acusado da mesma coisa, pegou um avião e foi lá dizer que era mentira. Vai lá, Cunha!” E olhe que o Ciro ainda não disse um ái sobre o assunto. Imagina com a panela destampada.

Decreto, vale?
O Governador Camilo Santana, decretou em maio a retirada da tancagem de combustíveis da Esplanada do Mucuripe. Havia anos isso corria pra que fosse transferida pro Pecém. E nada!

No ano novo
O prazo de Camilo é 31 de dezembro. Quem vai encher o saco na Câmara é o vereador Robert Burns, que promete virar “mulher do piolho” cobrando o que não pode desmoralizar uma ordem do Governo.

Sorte de vaqueiro
A barragem do Quixeramobim Secou. A cidade entrou em colapso. Povo com sede. Alguém descobriu que fazendo uma cacimba no meio do barramento, onde antes havia água, tem água subterrânea. Fizeram um sifão e tão abastecendo a cidade.

Quebra galho
Essa água chega num processo emergencial, porque está sendo construída uma adutora que vai levar água do Açude Pedra Branca, também do DNOCS para arrumar a vida das comunidades do Quixeramobim.

Falar no DNOCS...
Essa é uma das centenas de vezes que o sul maravilha tenta fechar o DNOCS que é pra levar seu patrimônio para a Codevasf. Conheço isso faz um tempão. Até o DNOS andou curruchiando o  DNOCS. Que não falte grito pela reforma e requalificação do centenário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário