Ainda se discute o aborto no Brasil


Marcha pela Vida deste ano fará apelo pela paz

A 7ª edição da Marcha pela Vida Contra o Aborto acontecerá neste sábado (3), às 16 horas, no Aterro da Praia de Iracema, e traz como tema a Paz. Durante a caminhada, vários artistas e cantores irão participar de forma voluntária. A expectativa é que o público ultrapasse os 10 mil participantes de 2014.
 A marcha, promovida pelo Movimento em Favor da Vida e Não Violência (Movida), acontece todos os anos e tem como objetivo alertar a sociedade sobre o direito à vida desde a concepção. Segundo o integrante do Movida e realizador do evento, Fernando Lobo, este ano será levantado a discussão sobre a paz. “A gente entende que o aborto é uma violência. Fazemos uma proposta de que a primeira violência feita contra o ser humano é exatamente a do aborto, não permitindo que o ser humano tenha o que é mais precioso, que é sua vida”, destacou Fernando.
No percurso, que terá concentração no aterro da Praia de Iracema, em direção à Praça dos Estressados, o cantor Chico Pessoa, a baiana Sarajane e o sanfoneiro Waldonys subirão no trio para animar os participantes. Segundo a organização, um esquema especial de segurança será montado com equipes da Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Os detalhes sobre o plano de segurança serão anunciados, hoje, em coletiva de imprensa, às 10 horas, na sede da Associação Médica Cearense, no Shopping Avenida.
A marcha tem o apoio de entidades como: o Comitê Cearense da Cidadania Pela Vida - Brasil Sem Aborto, Associação Peter Pan, Associação Estação da Luz, Jovens pela Vida, Obra Lúmen de Evangelização, Casa Luz, entre outros. De acordo com Fernando Lobo, o evento é suprapartidário e supra religioso, todas as pessoas podem participar “desde que sejam favorável à vida e contra o aborto”, salientou.

Mobilização
A caminhada também propõe mobilizar os participantes em defesa do Estatuto do Nascituro, que se aprovado, regulamentará o 5º artigo da Constituição impossibilitando que parlamentares possam legislar sobre o tema com frequência. “Queremos alertar a sociedade brasileira sobre as tentativas, inúmeras e incessantes, por parte do congresso nacional, para legalizar o aborto no Brasil. Pesquisas realizadas já comprovaram, por diversas vezes, que 80% do povo brasileiro é contra a legalização do Aborto no País”, ressaltou Fernando Lobo.
Segundo a organização do evento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o número de abortos pode ultrapassar um milhão de mulheres, conforme estudo publicado, em 2013 pelo braço do órgão na América Latina, a Organização Pan-americana de Saúde.
O estudo de 2010, feito pela Universidade de Brasília (UnB), tido como referência pela OMS, revela que uma a cada cinco mulheres com mais de 40 anos já fizeram, pelo menos, um aborto na vida. Hoje, no Brasil, existem 37 milhões de mulheres nessa faixa etária — de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário