Repúdio



Nota da SBPC de repúdio aos atos de vandalismo na Reitoria da UFC

A sociedade cearense foi surpreendida ontem pela invasão da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) por pessoas presentes à assembleia discente realizada nos jardins desta Reitoria. Na ocasião foram realizados atos de vandalismo, com depredação ao patrimônio da UFC, agressão física aos servidores e docentes da UFC que lá estavam trabalhando e até mesmo o constrangimento deles à livre circulação.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entende que a construção do processo democrático na sociedade fundamenta-se no respeito às instituições a aos indivíduos, sendo tais atos de vandalismo, perpetrados por minorias radicais (de estudantes?), quando da invasão da Reitoria e depredação do patrimônio público, atenta contra os princípios democráticos que tanto tem custado ao povo brasileiro defender.

Ao longo de nossa história, a SBPC sempre respeitou o Movimento Estudantil e com o qual sempre contou, mediante sua entidade representativa, União Nacional dos Estudantes – UNE, como importante aliado em prol da educação pública e da democracia no Brasil.

Entendendo serem tais ações incompatíveis com o comportamento democrático e estranhas ao pensamento majoritário do Movimento Estudantil, a Secretaria Regional da SBPC no Ceará vem de público repudiar os atos de vandalismo ocorridos ontem na Reitoria da UFC, bem como manifestar o integral apoio à Administração Superior da UFC, que tem se pautado pelo respeito e diálogo com toda a comunidade universitária.

Fortaleza, 2 de setembro de 2015

Prof. Lindberg Lima Gonçalves
Secretário Regional

Profª Cláudia Linhares Sales
Secretária Adjunto

Prof. Armênio Aguiar dos Santos
Tesoureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário