Projeto do Ceará é um dos oito selecionados do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Projeto do Ceará é um dos oito selecionados do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
O projeto do Grupo Uirapuru - Orquestra de Barro, de Moita Redonda em Cascavel, semi-árido cearense, está entre os vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A Orquestra de Barro busca transformar sua comunidade, utilizando-se de ferramentas de reinvenção das tradições, de inclusão sócio-cultural e da geração de renda, numa região com baixo índice de desenvolvimento humano. O grupo surgiu em 2008, com o objetivo de valorizar a ancestral produção artesanal do barro, na comunidade, e fomentar a produção do conhecimento local nos jovens. Assim, por meio da música e da arte há o resgate dos direitos culturais por um caminho de cidadania e educação na formação dos jovens e na preservação sustentável de seu patrimônio cultural.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi criado pelo Iphan , em 1987, em homenagem ao primeiro presidente do Instituto. O objetivo é reconhecer ações de preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro, desenvolvidas por pessoas e instituições públicas ou privadas. O prêmio, que está em sua 28ª edição, selecionou oito projetos dentre eles do estado do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Distrito Federal. Cada um dos vencedores recebe um certificado e o valor de R$ 30 mil. A premiação ocorre no dia 26 de outubro, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário