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Ceará se destaca na Avaliação Nacional de Alfabetização ou, Efeito Izolda


Os resultados finais da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2014 foram divulgados nesta quinta-feira, dia 17, pelo Ministério da Educação (MEC). A partir da ANA, é possível conhecer o desempenho em Leitura, Escrita e Matemática das crianças que estavam matriculadas no 3º ano do ensino fundamenta da rede públical. De acordo com a avaliação, 85% dos alunos cearenses desenvolveram competências de leitura consideradas adequadas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) organiza os resultados em uma escala que vai de 1 a 4 em Leitura e Matemática e até 5 em Escrita.
A maioria absoluta das crianças cearenses avaliadas já conseguia ler palavras complexas e localizar informações explícitas em textos curtos; reconhecer a finalidade de texto como convite, cartaz, receita, entre outros. Enfim, já tinham desenvolvido uma estrutura de leitura mais complexa. Os dados mostram ainda que o  Ceará registra apenas 14,99% no Nível 1 na escala de Leitura, enquanto no Brasil é de 22,21% e no Nordeste é de 35,56%.
Em Matemática, o Ceará apresenta um percentual de 48,65% de crianças em uma situação adequada, levando-se em consideração os níveis 3 e 4. Nestes mesmos níveis, o Brasil está com 42,93% e o Nordeste 25,93%. Na escala de Escrita, o Ceará tem 60,95% das crianças nos Níveis 4 e 5,  considerados adequados.
PAIC
Uma das ações que influenciaram diretamente nos resultados de alfabetização das crianças cearenses foi o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Em 2007, o Programa começou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. Em 2011, para expandir as mesmas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5). Um avanço significativo pode ser visto desde sua implantação.
Conforme dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2014, 84,6% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término do 2º ano. Em 2007, esse percentual era de apenas 39,9%. Nesse mesmo período, é possível verificar que houve uma redução de percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2º ano. Caiu de 32,8% para 0,6%.
Em 2014, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, melhorou em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 35,5%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,6% e passou para 27,1%.
Outra conquista importante é o número de municípios cearenses no Padrão Desejável em alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. No início do programa, apenas 14 municípios estavam no padrão Desejável em alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2014, esse número subiu para 173.
Quanto aos resultados do 5º ano, em 2008, nenhum município cearense apresentava média no nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática. Em 2014, o resultado do 5º ano cresceu de forma considerável, mostrando que 34 municípios cearenses já se encontram com média no nível adequado nas duas disciplinas.
Essa melhoria nos níveis de alfabetização e dos primeiros anos do ensino fundamental alcançada no Ceará deve-se à boa combinação dos esforços de todos os municípios com o apoio estadual e a cooperação do Ministério da Educação.

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