Os
resultados finais da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2014
foram divulgados nesta quinta-feira, dia 17, pelo Ministério da Educação
(MEC). A partir da ANA, é possível conhecer o desempenho em Leitura,
Escrita e Matemática das crianças que estavam matriculadas no 3º ano do
ensino fundamenta da rede públical. De acordo com a avaliação, 85% dos
alunos cearenses desenvolveram competências de leitura consideradas
adequadas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep) organiza os resultados em uma escala que vai de 1
a 4 em Leitura e Matemática e até 5 em Escrita.
A maioria absoluta das crianças cearenses avaliadas já
conseguia ler palavras complexas e localizar informações explícitas em
textos curtos; reconhecer a finalidade de texto como convite, cartaz,
receita, entre outros. Enfim, já tinham desenvolvido uma estrutura de
leitura mais complexa. Os dados mostram ainda que o Ceará registra
apenas 14,99% no Nível 1 na escala de Leitura, enquanto no Brasil é de
22,21% e no Nordeste é de 35,56%.
Em Matemática, o Ceará apresenta um percentual de 48,65% de
crianças em uma situação adequada, levando-se em consideração os níveis
3 e 4. Nestes mesmos níveis, o Brasil está com 42,93% e o Nordeste
25,93%. Na escala de Escrita, o Ceará tem 60,95% das crianças nos Níveis
4 e 5, considerados adequados.
PAIC
Uma das ações que influenciaram diretamente nos resultados
de alfabetização das crianças cearenses foi o Programa Alfabetização na
Idade Certa (PAIC). Em 2007, o Programa começou suas atividades com a
meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do
Ensino Fundamental da rede pública cearense. Em 2011, para expandir as
mesmas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na
Idade Certa (PAIC +5). Um avanço significativo pode ser visto desde sua
implantação.
Conforme dados do Sistema Permanente de Avaliação da
Educação Básica do Ceará (Spaece) 2014, 84,6% dos estudantes
encontram-se alfabetizados ao término do 2º ano. Em 2007, esse
percentual era de apenas 39,9%. Nesse mesmo período, é possível
verificar que houve uma redução de percentual de alunos não
alfabetizados ao final do 2º ano. Caiu de 32,8% para 0,6%.
Em 2014, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, melhorou em relação ao
ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível
adequado subiu para 35,5%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em
Matemática, era de 3,6% e passou para 27,1%.
Outra conquista importante é o número de municípios
cearenses no Padrão Desejável em alfabetização das crianças ao final do
2º ano do Ensino Fundamental. No início do programa, apenas 14
municípios estavam no padrão Desejável em alfabetização das crianças ao
final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2014, esse número subiu para
173.
Quanto aos resultados do 5º ano, em 2008, nenhum município
cearense apresentava média no nível adequado em Língua Portuguesa e
Matemática. Em 2014, o resultado do 5º ano cresceu de forma
considerável, mostrando que 34 municípios cearenses já se encontram com
média no nível adequado nas duas disciplinas.
Essa melhoria nos níveis de alfabetização e dos primeiros
anos do ensino fundamental alcançada no Ceará deve-se à boa combinação
dos esforços de todos os municípios com o apoio estadual e a cooperação
do Ministério da Educação.
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