Pimentel no avião de Dilma



Pimentel participa da entrega da 1ª Estação de Bombeamento do Projeto São Francisco
O senador integrará a comitiva da presidenta da República, Dilma Rousseff
O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT/CE), participa nesta sexta-feira (21/8), em Cabrobó (PE), da entrega da Estação de Bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O senador integrará a comitiva da presidenta da República, Dilma Rousseff, que também irá a Recife para a segunda edição do Dialoga Brasil.
O governo federal entregará a estrutura construída do projeto São Francisco com o acionamento de uma motobomba. Nessa primeira etapa, a água seguirá por 45,9 quilômetros até o reservatório de Terra Nova, localizado em Cabrobó.
Ainda na sexta-feira, Pimentel acompanhará a presidenta Dilma Rousseff na segunda edição do programa Dialoga Brasil, nova ferramenta de comunicação do governo com a população. O evento ocorrerá no Blue Angel Recepções, no bairro Madalena, em Recife (PE), às 16 horas.
Obra - O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui 477 quilômetros organizados em dois eixos de transferência de água, os Eixos Norte e Leste. A obra engloba a construção de quatro túneis, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios. Além da recuperação de 23 açudes existentes na região que receberá as aguas do rio São Francisco.
As bacias beneficiadas serão: Jaguaribe e Metropolitanas, no Ceará; Brígida, Terra Nova, Pajeú, Moxotó e Bacias do Agreste, em Pernambuco; Apodi e Piranhas-Açu, no Rio Grande do Norte; e Paraíba e Piranhas, na Paraíba.
O objetivo da obra é garantir a segurança hídrica para o Nordeste Setentrional, onde a estiagem ocorre frequentemente. A região possui 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água, o que provoca grande irregularidade na distribuição dos recursos hídricos, já que o Rio São Francisco apresenta 70% de toda a oferta regional.
População Beneficiada - A obra beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de gerar emprego e promover a inclusão social.
O empreendimento garantirá o abastecimento de água desde grandes centros urbanos da região (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande e Caruaru) até centenas de pequenas e médias cidades inseridas no semiárido e de áreas do interior do Nordeste, priorizando a política de desenvolvimento regional sustentável.
Mão de Obra - A obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco possui, atualmente, 9.980 trabalhadores contratados para atuarem no empreendimento. Mais de 3.665 máquinas estão em operação nas obras.
Orçamento – Com orçamento total de R$ 8,2 bilhões, o projeto prevê o investimento de quase R$ 1 bilhão em programas básicos ambientais, atendendo normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Dialoga Brasil - O Dialoga Brasil é uma plataforma de participação digital em que o usuário poderá elaborar e apoiar propostas para ajudar a melhorar os programas do governo. Pela ferramenta, é possível fazer sugestões, curtir propostas de outros participantes e conhecer as principais políticas do governo.
O programa foi lançado no dia 28 de julho, em Brasília. A primeira edição do Dialoga Brasil ocorreu em Salvador (BA), na última sexta-feira, e a segunda edição acontecerá nesta sexta-feira, em Recife. Nos próximos meses, a presidenta deve replicar o evento em outras capitais brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário