Olha a crise aí, gente.


Receita de serviços cresce 6,2% em junho, no Ceará
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstrou que o setor de serviços cearense registrou um crescimento de 6,2% na receita bruta de junho último, em relação a igual mês do ano passado. O resultado, divulgado ontem, mostra um desempenho bem acima da média nacional, que registrou elevação de 2,1% no mesmo período de comparação. Para o economista Flávio Ataliba, diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o resultado coloca o Estado numa posição bastante vantajosa, principalmente em relação a vizinhos com economia semelhante como Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, que apresentaram retração na área.
É importante lembrar que o setor de serviços tem grande importância na economia cearense, uma vez que equivale a cerca de 73% nosso Produto Interno Bruto (PIB). “A divulgação do PIB do segundo trimestre deste ano, referente aos meses de abril, maio e junho, vai incorporar esses resultados e, provavelmente, teremos um desempenho importante para o Estado”, enfatizou o diretor do Ipece. Em sua análise, Flávio Ataliba salientou, ainda, que com o resultado divulgado pelo IBGE, “percebemos que, principalmente, serviços prestados às famílias e serviços profissionais, tiveram aumento acima de 9%. Claro que na composição, existem outros serviços, mas, na média, a gente chega a 6,2%”.

Impactante
Para ele, esses dois setores, que cresceram mais de 9%, representam uma repercussão importante no desempenho da economia cearense. “Podemos atribuir, em grande parte, a vocação do Estado a esse segmento e também ao impulso dado nos últimos anos nos investimentos ligados ao turismo, o que provoca impacto em diversos setores correlatos da cadeia produtiva. O rebatimento de todos esses segmentos provocou esse crescimento bastante substancial”, pontuou Flávio.
O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, reforça a análise de que os números positivos têm ligação com a consolidação do Ceará como destino turístico. “Vivemos, hoje, um momento bem diferente no turismo, principalmente depois do sucesso da Copa do Mundo, quando tivemos a oportunidade de divulgar bem todas as potencialidades do Ceará”, lembrou. Ele destacou que o Estado e a capital, Fortaleza, praticamente “extinguiram” a época de baixa estação turística. “Se fizermos um retrato da ocupação hoteleira, perceberemos que estamos vivendo o turismo familiar e o turismo de negócios, que deixam, sem sombra de dúvidas, uma série de dividendos para o Estado”.
A média nacional do índice de serviços também foi positiva com crescimento de 2,1%, em comparação com o mês de junho de 2014. Os números superam as taxas dos meses de maio (1,1%) e abril (1,7%). Regionalmente, na comparação de junho com igual mês do ano anterior, as maiores variações positivas foram registradas em Rondônia (15,9%), Alagoas (8,0%) e Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina (todas com 7,4%). As menores variações positivas ocorreram em Pernambuco (0,5%), Goiás (0,7%) e Acre (0,8%). Alguns estados apresentaram retrações: Rio de Janeiro (5,7%), Paraíba (4,6%), Amapá (4,3%), Maranhão (2,9%), Rio Grande do Norte (1,5%), Amazonas (0,6%), Distrito Federal (0,5%) e Bahia (0,2%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário