O drama da ignorância

“ICÓ NÃO PODE PERDER A MAIOR CONQUISTA DE TODOS OS TEMPOS: A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI – CAMPUS DE ICÓ”, diz ex-prefeito Marcos Nunes.

Audiência com o Prefeito de Icó

Sobre o importante assunto da criação e instalação do Campus da Universidade Federal do Cariri, em Icó, e, seu recente capítulo  relacionado à doação de terreno por parte do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, para a construção da entidade, o ex-prefeito de Icó, Marcos Nunes, procurou o Blog do Fabrício Moreira e fez alguns pertinentes comentários que estão centrados na ideia do desenvolvimento e do futuro do tricentenário município icoense, e,  muito além da questão política partidária.
CRIAÇÃO DO CAMPUS.
Quando ainda em 2011, eu (Marcos Nunes), acompanhado do deputado Neto Nunes, e, do então secretário da educação do município Getúlio Oliveira, estivemos no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), para participar de audiência com a Presidente da República Dilma Rousseff e o Ministro da Educação Fernando Haddad,  para a criação da Universidade Federal do Cariri e do Campus de Icó, viabilizadas pelo Projeto de Lei nº 2208/2011.

Testemunhávamos o nascimento da maior entidade que o Icó poderia ter em sua história recente. A instalação do Campus da UFCA, que abriria imensas possibilidades nos campos econômicos, sociais e culturais do município, igualmente, representava sua maior conquista.
No dia 26 de janeiro de 2012, recebemos no Palácio da Alforria(Sede da Prefeitura de Icó), comitiva formada pelo então Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, hoje Secretário do Ministério da Educação, do Reitor provisório da UFCA, professor Ricardo Ness, e, a vice-reitora Suely Chacon, oportunidade em que se discutiu as bases para a instalação do Campus, ficando acertado, que a doação do terreno seria de responsabilidade do município.
Em maio de 2012, realizamos Audiência Pública dirigida pelo Professor Ricardo Ness, em que a Sociedade Icoense, tomou conhecimento oficial sobre a criação e futura instalação do Campus de Icó, ficando mantida a contrapartida do município na liberação do terreno para sua construção.
Posteriormente, recebemos equipe de engenheiros e arquitetos da UFC para avaliação do terreno que seria propício para a construção, ficando três opções para serem escolhidas de conformidade com a análise técnica a ser realizada.

Neste ponto, a oposição, hoje situacionista, mobilizou irrigantes e opinião pública para um levante contra a utilização de áreas do perímetro para o abrigo da Universidade, provocando, naquele instante, o primeiro prejuízo ao projeto. 
ACONTECIMENTOS RECENTES.
Em 2014 concretizou-se a instalação do Campus com um curso de história, funcionando em local improvisado, onde permanece até hoje.
A mensagem divulgada com a negativa do DNOCS ao pedido feito pela UFCA nos deixa surpresos, pois cabia ao município de Icó viabilizar a aquisição do terreno e entrega-lo livre e desimpedido para que a Universidade pudesse mobilizar os recursos do MEC para construção do CAMPUS. Como isto não aconteceu corremos o risco concreto de perdermos a Universidade e com isto a oportunidade mais viável de entrarmos na rota do desenvolvimento, via conhecimento e outros investimentos que serão atraídos pelo complexo educacional.
A concretização da Universidade em Icó transformará o município, pois além de se tornar referência no Estado, também viabilizará a atração de diversos outros complexos econômicos, tendo em vista a população de estudantes, professores e servidores públicos que aqui se instalarão.
Deixar a Universidade sozinha nesta luta, foi um golpe baixo da administração pública municipal e caracteriza a forma descomprometida com que o Prefeito tem agido com o município, já que aqui não tem raízes  e não se importa com os resultados.
O povo icoense foi enganado para  acreditar nas promessas eleitoreiras, mas não merece tamanha indiferença e falta de compromisso do gestor que foi eleito para atender aos anseios da população que o elegeu.
Vamos nos mobilizar, sociedade, lideranças e políticos para reverter esta situação e garantir a Universidade que é nossa.
Iremos ao governador, ao DNOCS, a Brasília. Percorreremos todos os caminhos, mas não abriremos mão do bem que conquistamos e que hoje pertence ao povo icoense.
Marcos Nunes
Ex-prefeito de Icó

Nenhum comentário:

Postar um comentário