O boi dançou, só pode.

Deputado Fabricio quer acabar com manobras na votação das contas do presidente
Indignado com a demora na votação de contas de ex-presidentes da República, o deputado Fabricio Oliveira (PSB/SC) protocolou, nesta quinta-feira (6), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que promete agilizar o processo, a fim de que o Co ngresso Nacional tome as providências cabíveis quando constatada alguma irregularidade.
Indignado, Fabrício Oliveira comentou em rede social, no último dia 5: "Pasmem! Hoje será votada aqui na Câmara a prestação de contas da Presidência da República da época do ex-presidente Fernando Collor, conta do ex-presidente Itamar Franco, conta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e duas do ex-presidente Lula. A demora se deu por não haver previsão de prazo".
Pela proposta apresentada, as contas prestadas anualmente pela Presidência da República passarão a ter prazo para serem julgadas. O texto da PEC determina, ainda, que "se em até 45 dias do término da sessão legislativa não ocorrer o julgamento, a matéria será incluída na Ordem do Dia", tanto da Câmara quanto do Senado, e deixará a pauta trancada até a sua votação.
Para Fabrício, é indiscutível a necessidade de se analisar com brevidade as contas da Presidência da República para que o Congresso Nacional possa agir, como no caso da presidente Dilma, onde os técnicos do TCU apontaram 31 irregularidades nas contas de 2014. São as chamadas "pedaladas fiscais", marcadas pela omissão de dívidas no valor de R$ 40,2 bilhões em instituições com o Banco do Brasil, o BNDES e no Fundo de Garantia, por exemplo.
"Não tem sentido esperar tantos anos para votar e ajustar as contas. Para se ter uma ideia, eu nem votava na época do Collor e Itamar e agora vou analisar suas contas. Meu projeto acaba com esta demora e põe prazo, acabando com pedaladas políticas para servir de manobra", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário